Nando Reis diz que gringos sacanearam os Titãs na gravação do "Go Back" na Suíça
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de junho de 2022
O álbum ao vivo "Go Back" foi o primeiro nesse formato lançado pelos Titãs e saiu em 1988. Sua gravação na Suíça, em meio ao Festival de Jazz de Montreux, entretanto, não foi exatamente um mar de rosas para a banda brasileira.
Em vídeo no seu canal oficial no Youtube, Nando Reis relembrou os perrengues que os Titãs passaram nesse show. Tudo começou ainda na passagem de som, quando os funcionários da casa de show resolveram "sacanear" a banda.
"No dia do show, na passagem de som, fomos muito sacaneados pelos técnicos europeus filhos da puta! Trataram nós, os brasucas, como se fosse ralé! Tivemos um maior problema. Chegamos lá e não tinha nada ligado. Tinha problema de horário, uma má vontade da porra! O nosso engenheiro de som Paulo Junqueira estava conosco e foi um perrengue! Isso se estendeu, porque nossa ideia de que ser convidado para a noite de rock do festival, e não para a noite exclusiva de bandas brasileiras, seria algo legal, se provou um fiasco! Ninguém nos conhecia. Não tinha quase público nenhum, isso seria diferente se a plateia fosse só de brasileiros. Nosso problema começou na passagem de som e quando entramos vimos que estava vazio. Tinha a tensão de gravar um disco em um festival fora do país", diss.
Nando Reis também se recordou que houve um problema no amplificador de Liminha, mas que no final tudo foi corrigido com overdubs.
"Na primeira música, um amplificador de guitarra do Liminha pifou. Isso nos deixou muito tensos. A apresentação ficou muito comprometida por isso. Terminado o show, entramos em crise, fomos para lá fazer o festival e gravar um disco, e estávamos incertos se nossa performance tinha sido tecnicamente suficiente boa para merecer um registro. Lembro de comentarmos no camarim que tinha ficado tudo uma merda. Lembro que falei que precisávamos ouvir a fita antes. Disse que toquei bem, e de fato, o baixo e a bateria estavam ótimos. Isso era importante para daí fazer correções. Refizemos algumas coisas, não lembro quantas. Isso é uma inconfidência, mas não preciso esconder. O disco teve sim alguns overdubs", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
Dani Filth nega ter cometido erros com ex-membros do Cradle of Filth
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro


