O álbum que gringos acharam que era split porque lados A e B são muito diferentes
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de dezembro de 2025
Em 1987, quando o engenheiro de som Paulo Junqueiro embarcou para Londres com a missão de finalizar o novo disco dos Titãs, ele não imaginava que causaria confusão até entre técnicos ingleses. O álbum em questão era "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", sucessor do aclamado "Cabeça Dinossauro", e marcaria mais um passo ousado na transformação da banda.
Na capital britânica, Junqueiro seguiu uma agenda digna de filme: chegou num dia, editou o disco na quarta, cortou o acetato na quinta e, com o material ainda "secando", voltou ao Brasil para entregá-lo pessoalmente à gravadora no dia seguinte. Mas o que mais chamou atenção no estúdio londrino não foi a pressa, e sim o som que saía das caixas.

Segundo o livro "A Vida Até Parece uma Festa: A História Completa dos Titãs", os técnicos ingleses ficaram convencidos de que se tratava de um split-album - o tipo de vinil em que cada lado é assinado por uma banda diferente. O motivo? As doze faixas do disco soavam tão distintas entre si que pareciam feitas por grupos completamente diferentes.
E, de certa forma, estavam certos. Segundo resenha do jornalista Lucas Troglio, o álbum refletia as múltiplas personalidades musicais dos oito integrantes dos Titãs - do rock cru e provocador de "Diversão" e "Desordem" à experimentação quase pop de "Comida" e "Corações e Mentes". Era o retrato de uma banda em plena efervescência criativa, que não se contentava com rótulos e transformava suas diferenças internas em força artística.
Produzido por Liminha e lançado em 1987, "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" consolidou os Titãs como a banda mais inventiva do rock brasileiro naquele momento. O disco mescla crítica social, ironia, humor e som pesado - tudo embalado por arranjos que iam do punk à música eletrônica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A participação de Tina Turner na reviravolta que mudou o destino do AC/DC
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"

O disco clássico dos Titãs que é o preferido de Nando Reis
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs
O excesso de energia proibido por lei que gerou uma música clássica do Titãs


