As duas bandas clássicas que Kurt Cobain odiava por causa das letras sexistas
Por Bruce William
Postado em 03 de julho de 2025
Kurt Cobain cresceu ouvindo o som pesado de bandas como Led Zeppelin e AC/DC. Mesmo admirando os riffs e as melodias, algo nas letras sempre incomodou, e esse incômodo foi se tornando mais claro à medida que ele amadurecia. Anos depois, ele seria direto ao explicar por que se afastou do conteúdo de algumas dessas bandas: "Demorei muitos anos pra perceber que muito daquilo tinha a ver com sexismo. O jeito como eles só escreviam sobre seus paus e fazer sexo. Eu estava começando a entender o que realmente estava me irritando tanto naqueles últimos anos do colégio."
Nirvana - Mais Novidades
A crítica de Cobain não foi pontual. Segundo Danny Goldberg, empresário do Nirvana, isso fazia parte de sua essência como artista. "Ele gostava da música. Ele gostava da musicalidade do Led Zeppelin e do AC/DC. Mas as letras não eram algo com que ele se sentia confortável, exatamente pelo motivo que você disse." A declaração foi feita em entrevista à Forbes, onde ele reforça que o desconforto não vinha de um lugar moralista, mas de alguém que se opunha com firmeza a qualquer forma de preconceito.
Cobain se alinhava naturalmente com os valores do punk, não apenas na sonoridade, mas na atitude, pontua a Far Out. Desde jovem, se posicionava contra homofobia, racismo e machismo. Não via sentido em continuar cultuando o discurso de bandas que, para ele, representavam justamente o oposto do que acreditava. "Ele definitivamente se identificava culturalmente com os valores das comunidades punk", afirmou Goldberg. "Eles estavam se rebelando não só contra [o então presidente] Reagan, mas também contra o que a própria indústria da música produzia."
Essa visão tornou Cobain um ponto fora da curva dentro do rock. Em vez de se moldar aos ídolos do passado, ele preferiu desafiá-los, inclusive quando isso significava se afastar dos gigantes do gênero. Gostar das melodias, mas rejeitar o conteúdo, era uma forma de romper com o conformismo e afirmar um novo tipo de postura. No caso de Kurt, a música era apenas uma parte da equação. A outra parte era o que se dizia com ela, e isso, para ele, importava ainda mais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda

A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
Kurt Cobain não curtia tocar "Smells Like Teen Spirit", maior sucesso do Nirvana
O álbum do Nirvana que Kurt Cobain mais se orgulhava de ter feito
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
Billy Corgan recorda primeira vez que ouviu "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
A banda que são Os Beatles da geração do Green Day, de acordo com Billy Joe Armstrong


