Jimmy Page explica porque o ABBA pode ser comparado ao Led Zeppelin e vice-versa
Por Bruce William
Postado em 06 de setembro de 2025
Jimmy Page sempre defendeu que o legado do Led Zeppelin não se limitava ao peso das guitarras ou à imagem de rockstars indomáveis. Para ele, o diferencial da banda estava em nunca se repetir, em mudar de direção a cada álbum e improvisar noite após noite nos palcos. "O legado do Led Zeppelin, com os quatro músicos, é um manual para jovens músicos. É maravilhoso", disse em entrevista ao Metro.co.uk.

Na época, questionado sobre o futuro do grupo, o guitarrista foi categórico: "Acho que o futuro do Led Zeppelin é o passado. Porque o passado... você não pode discutir com ele." Foi nesse ponto que surgiu uma comparação inusitada, usada por Page para reforçar sua ideia: o ABBA. Muito distante do universo sonoro do Zeppelin, o quarteto sueco é visto pelo guitarrista como exemplo de perfeição pop. "É como o ABBA. Você não pode discutir com o que eles fizeram. É tão bom. Foi tudo muito bem construído. E o nível de musicalidade... é um manual para músicos. É isso. Muito bom."
A declaração não passa despercebida porque, para muitos puristas do rock, hits como "Dancing Queen" ou "SOS" eram o oposto do que se esperava de música de qualidade nos anos 1970. Na época, os roqueiros não podiam assumir que gostavam do ABBA.
Bono, do U2, chegava a esconder que gostava de ABBA para parecer "macho". Page, no entanto, reconheceu que, mesmo sem riffs de guitarra ou longos improvisos, o grupo soube explorar recursos criativos com inteligência. Um dos pontos que ele destacou foi a ousadia rítmica. Em um cenário dominado pelo compasso 4/4, ABBA introduziu mudanças sutis de tempo em canções como "Chiquitita" e "SOS", quebrando a previsibilidade e surpreendendo o ouvinte.
Segundo a análise retomada pela Far Out Magazine, essa era a verdadeira "superforça" do quarteto: oferecer algo inesperado dentro de um formato que parecia padronizado. Se o Zeppelin explorava afinações alternativas e composições épicas, ABBA encontrava sua inovação na construção precisa das melodias pop.
Para Page, no fim das contas, tanto ele quanto os suecos compartilhavam a mesma premissa: entregar ao público algo que fugisse do óbvio. "Os fãs devem sempre esperar o inesperado", resumiu o guitarrista, colocando lado a lado duas bandas que, embora opostas no som, buscavam o mesmo impacto artístico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt


A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões


