A atitude política de Lobão que fez Roberto Marinho vetá-lo na Globo por 11 anos
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de outubro de 2025
Durante uma entrevista recente ao Podcast50mais, Lobão voltou a narrar o episódio que, segundo ele, o teria deixado 11 anos proibido de pisar na TV Globo - tudo por causa de uma manifestação política feita ao vivo no "Domingão do Faustão", no dia das eleições presidenciais de 1989, entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva.
Na época, o cantor conta que decidiu usar o programa dominical como palco para expressar seu apoio ao PT - algo proibido por lei naquele dia. "Eu sabia que estava cometendo um crime eleitoral", admitiu. "Fui ao Faustão com um casaco fechado, e por baixo tinha um bóton cheio de coisas do PT. Sabia que podia dar ruim, e deu."

O episódio, segundo Lobão, teria chegado diretamente ao fundador da Globo, Roberto Marinho, através de seu pai, que trabalhava na emissora. "O Roberto Marinho ligou pra ele e disse: 'João, o seu filho é alguma coisa sua?' Meu pai tentou disfarçar, e o doutor respondeu: 'Pois saiba que daqui por diante, seu filho não entra na Globo nem do lado do Paul McCartney.'"
O músico diz que, a partir dali, ficou "indexado", ou seja, vetado da emissora por mais de uma década. "Fiquei 11 anos sem entrar na Globo", contou. "Mas fiz aquilo porque achei que, depois de uma ditadura, um partido que nunca tinha experimentado o poder merecia uma chance."
Anos depois, porém, Lobão se distanciou completamente da esquerda e passou a criticar duramente o mesmo grupo político que um dia defendeu. "Eu tenho moral pra isso", afirmou. "Percebi que aquilo estava desandando, e mudei. Nunca fui apaixonado por política."
Mas a história do veto de Roberto Marinho sempre gerou controvérsia - e foi contestada publicamente. Em 2014, durante uma participação no programa Roda Viva, Lobão voltou a se desculpar "com o doutor Roberto" por ter apoiado o PT em 1989. O episódio chamou atenção da imprensa pela forma como ele romantizou o suposto telefonema do magnata das comunicações.
O Diário do Centro do Mundo, em um texto assinado por Kiko Nogueira, classificou o relato como "mitomania" - uma fantasia construída pelo próprio cantor. "Quem faz uma lista negra não avisa a vítima", ironizou o colunista. O texto lembrou ainda que, apesar da versão de Lobão, ele voltou ao Faustão nos anos 1990, o que enfraqueceria a ideia de um veto real.
Mesmo assim, a história virou parte do folclore em torno de Lobão - um artista que, entre bravatas, polêmicas e arrependimentos, continua fiel à sua imagem de rebelde sem freios, ainda que, como observou o DCM, por vezes "em busca de amor e aceitação de quem um dia o rejeitou".
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar

"Rock não é de direita nem de esquerda" diz Lobão, que em seguida explica o que é Rock
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
A visão de Roger do Ultraje sobre comportamento "bipolar" de Lobão
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars


