Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2025
O cantor e compositor Lobão voltou a comentar sua relação com os nomes mais consagrados da MPB. Em entrevista ao Podcast 50 Mais, o músico falou sobre o que considera ser um "abuso de poder" por parte de Caetano Veloso e Gilberto Gil, a quem atribui o domínio de uma espécie de "coronelato cultural" instalado no país há décadas.
"Eu não falo mal de ninguém, posso diagnosticá-los, mas falar mal, não. Não tenho pendor pra maledicência", iniciou Lobão, ao ser questionado sobre sua postura crítica em relação a outros artistas. Segundo ele, suas observações são baseadas em fatos e não em ressentimentos pessoais. "Posso falar sobre coronelato, sobre abuso de poder - coisas que são fatos. E também considero que são artistas muito talentosos. O Gil e o Caetano não são exatamente o meu estilo, mas são evidentemente muito talentosos."

Ao explicar o que entende por "coronelato", Lobão descreveu um sistema de poder e influência que, segundo ele, ultrapassa o campo musical. "É uma fábrica de poder estabelecido. Tem uma hierarquia que se irradia por todo o campo - não só musical, mas nas universidades, nas editorias de jornais e revistas, nas televisões, nas novelas… Dez entre dez novelas têm eles lá de alguma forma", afirmou o artista.
Lobão, Caetano Veloso e Gilberto Gil
Lobão ainda destacou que o mecanismo seria "muito bem gerenciado". "Eles fazem isso muito bem, mas eu, por exemplo, não tenho pendor pra ficar anexado a isso, ser um apêndice. Fico fora, brinco, dou uma sacaneada, mas levo na esportiva", afirmou, em tom descontraído.
Mesmo com as críticas, o cantor fez questão de reconhecer o talento de ambos: "Gosto deles, acho que são pessoas bem interessantes, na medida do possível. Bons artistas também, na medida do possível. Mas não é exatamente a minha praia, da onde eu possa tirar algo das minhas influências."
Conhecido por sua postura independente e por não evitar temas espinhosos, Lobão encerrou dizendo que suas opiniões não têm relação com polêmica gratuita. "As pessoas ficam esperando isso de você - uma polêmica, uma posição política. Eu não tenho pendor pra polêmica. Sou uma pessoa clara, fui educado pra ser reto. Eu falo porque, teoricamente, não deveria ser ofensivo."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
A curiosa opinião de Lobão sobre Chico Buarque e os Tropicalistas
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves


