Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2025
O cantor e compositor Lobão voltou a comentar sua relação com os nomes mais consagrados da MPB. Em entrevista ao Podcast 50 Mais, o músico falou sobre o que considera ser um "abuso de poder" por parte de Caetano Veloso e Gilberto Gil, a quem atribui o domínio de uma espécie de "coronelato cultural" instalado no país há décadas.
"Eu não falo mal de ninguém, posso diagnosticá-los, mas falar mal, não. Não tenho pendor pra maledicência", iniciou Lobão, ao ser questionado sobre sua postura crítica em relação a outros artistas. Segundo ele, suas observações são baseadas em fatos e não em ressentimentos pessoais. "Posso falar sobre coronelato, sobre abuso de poder - coisas que são fatos. E também considero que são artistas muito talentosos. O Gil e o Caetano não são exatamente o meu estilo, mas são evidentemente muito talentosos."

Ao explicar o que entende por "coronelato", Lobão descreveu um sistema de poder e influência que, segundo ele, ultrapassa o campo musical. "É uma fábrica de poder estabelecido. Tem uma hierarquia que se irradia por todo o campo - não só musical, mas nas universidades, nas editorias de jornais e revistas, nas televisões, nas novelas… Dez entre dez novelas têm eles lá de alguma forma", afirmou o artista.
Lobão, Caetano Veloso e Gilberto Gil
Lobão ainda destacou que o mecanismo seria "muito bem gerenciado". "Eles fazem isso muito bem, mas eu, por exemplo, não tenho pendor pra ficar anexado a isso, ser um apêndice. Fico fora, brinco, dou uma sacaneada, mas levo na esportiva", afirmou, em tom descontraído.
Mesmo com as críticas, o cantor fez questão de reconhecer o talento de ambos: "Gosto deles, acho que são pessoas bem interessantes, na medida do possível. Bons artistas também, na medida do possível. Mas não é exatamente a minha praia, da onde eu possa tirar algo das minhas influências."
Conhecido por sua postura independente e por não evitar temas espinhosos, Lobão encerrou dizendo que suas opiniões não têm relação com polêmica gratuita. "As pessoas ficam esperando isso de você - uma polêmica, uma posição política. Eu não tenho pendor pra polêmica. Sou uma pessoa clara, fui educado pra ser reto. Eu falo porque, teoricamente, não deveria ser ofensivo."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
Arch Enemy nunca considerou volta de Angela Gossow, diz Michael Amott
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
A curiosa opinião de Lobão sobre Chico Buarque e os Tropicalistas
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars


