Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de maio de 2024
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970. Nessa longínquo data, que poderia ser apenas mais um dia qualquer, a música passou por uma grande transformação. Foi exatamente nesse dia, há 54 anos (e algumas semanas) que uma banda inglesa chamada Black Sabbath lançou o seu debut autointitulado, que apresentou ao mundo o que conhecemos como Heavy Metal.
Desde então, o fã de Metal, conhecido como "metaleiro" (ou "headbanger") foi presenteado com uma infinidade de álbuns que se tornaram clássicos imortais do estilo musical mais apaixonante de todos os tempos. E você pode conferir alguns desses discos nesta matéria, que apresenta os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal.
Melhores e Maiores - Mais Listas

A seleção especial é formada por álbuns gravados por titãs do Metal, como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest, Metallica, Megadeth, Slayer, Sepultura e outras lendas da música pesada. Aperte o play e confira!
"Paranoid" - Black Sabbath (1970)

"Black Sabbath" pode ter sido o pontapé inicial do Heavy Metal, mas "Paranoid" é um álbum praticamente perfeito. Além da inconfundível faixa-título, o álbum conta com hinos do calibre de "Iron Man", "War Pigs", "Electric Funeral" e "Fairies Wear Boots".
Se existisse uma "Copa do Mundo do Metal", "Paranoid" teria garantido mais títulos para a Inglaterra do que o English Team conquistou na Copa do Mundo de Futebol.
"Rising" - Rainbow (1976)
Um time que contava com o guitarrista Ritchie Blackmore, o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Cozy Powell tinha capacidade suficiente para gravar uma obra-prima do Metal. E eles realmente fizeram isso (contando com a colaboração do baixista Jimmy Bain e do tecladista Tony Carey). Lançado em 1976, "Rising", que tem apenas seis faixas, é uma sinfonia metálica que DEVE ser ouvida ao menos uma vez na vida.
"The Number Of The Beast" - Iron Maiden (1982)

Escolher o melhor disco do Iron Maiden é uma tarefa indigesta, porém, "The Number Of The Beast" é um trabalho inigualável. Primeiro registro da banda gravado pelo vocalista Bruce Dickinson, "The Number Of The Beast" faz parte do bê-a-bá do Heavy Metal e mostra o poderio de uma banda que se tornou uma entidade para milhões de fãs.
A emblemática faixa-título, "Run To The Hills" e "Hallowed Be Thy Name" são os destaques de um disco que ainda conta com as maravilhosas "Children Of The Damned" e "22 Acacia Avenue".
"Melissa" - Mercyful Fate (1983)
Da improvável Dinamarca, veio o Mercyful Fate, grupo que bebeu da fonte do Heavy Metal, mas influenciou centenas de bandas de Death e Black Metal (estilos que ainda engatinhavam em 1983), através de letras que falavam sobre satanismo e outros temas obscuros.
"Melissa" é uma das pedras fundamentais do Metal Extremo e um trabalho cheio de "maldade", das primeiras notas de "Evil" aos últimos segundos da faixa-título.
"Bonded By Blood" - Exodus (1985)

O Thrash Metal é um estilo que surgiu nos anos 1980, caracterizado por composições extremamente rápidas, agressivas e ofensivas. Tal descrição combina perfeitamente com "Bonded By Blood", o explosivo debut do Exodus, que foi lançado em 1985 e quase 40 anos após seu lançamento, continua sendo considerado o "manual de instruções" do Thrash.
"Master Of Puppets" - Metallica (1986)

James Hetfield, Kirk Hammett, Cliff Burton e Lars Ulrich chocaram o mundo em 1983, com o primeiro disco do Metallica ("Kill 'Em All"). Em menos de três anos, o quarteto lançou mais dois álbuns, sendo que o terceiro, "Master Of Puppets", costuma ser citado (com frequência) como uma das maiores obras não apenas do Thrash, mas do Metal como um todo.
Em seu terceiro play, o Metallica atingiu o seu ápice criativo e técnico, como pode ser ouvido nas faraônicas "Battery", "Master Of Puppets", "Welcome Home (Sanitarium)" e "Orion". Infelizmente, "Master Of Puppets" foi o último disco do Metallica gravado por Cliff Burton, que morreu em setembro de 1986.
"Reign In Blood" - Slayer (1986)

Conhecido por suas músicas brutais e controversas, o Slayer é outro baluarte do Thrash Metal. A agressividade do quarteto fundado pelos guitarristas Kerry King e Jeff Hanneman atingiu níveis absurdos em outubro de 1986, quando "Reign In Blood" foi lançado.
Guiado pelas guitarras cortantes de Kerry e Jeff, "Reign In Blood" é caótico, pesado, rápido e extremamente brutal. Duvida? Então, ouça "Angel Of Death", "Altar Of Sacrifice", "Reborn" e a dobradinha "Postmortem"/"Raining Blood".
"Among The Living" - Anthrax (1987)
O carismático quinteto liderado pelo incansável guitarrista Scott Ian é responsável por outra maravilha do Thrash Metal. Terceiro disco de estúdio do Anthrax, "Among The Living" é rápido, pesado e viciante, já que músicas como a faixa-título, "Caught In A Mosh" e "Indians" grudam na cabeça de forma instantânea. Clássico absoluto, fundamental em qualquer coleção.
"Keeper Of The Seven Keys - Part II" - Helloween (1988)
Sai o Thrash e entra o Power Metal, carinhosamente conhecido como Metal Melódico ou Metal Espadinha. Fundado na Alemanha, o Helloween é o maior expoente do Power Metal e gravou uma das obras mais cultuadas do estilo: "Keeper Of The Seven Keys", que é dividida em duas partes.
A primeira parte de "Keepers…" é maravilhosa, mas a segunda consegue ser ainda melhor. "Eagle Fly Free", "Dr. Stein", "We Got The Right", "I Want Out" e "You Always Walk Alone" mostram por quais razões o Helloween é referência máxima no universo do Power Metal.
"Painkiller" - Judas Priest (1990)
"Painkiller" é o álbum mais Heavy Metal de todos os tempos. Acho que essa descrição diz o suficiente.
"Rust In Peace" - Megadeth (1990)
Primeiro trabalho do Megadeth registrado pela formação clássica do grupo (Dave Mustaine, Marty Friedman, David Ellefson e Nick Menza), "Rust In Peace" é uma aula de Thrash Metal.
Técnico, veloz, pesado e complexo, "Rust In Peace" merece estar nesta lista por conta das magistrais "Holy Wars…The Punishment Due", "Hangar 18" e "Tornado Of Souls" (que tem um dos solos mais bonitos da história do Metal). Ainda há espaço para outras ótimas faixas, como "Five Magics", "Take No Prisoners" e "Lucretia".
"No More Tears" - Ozzy Osbourne (1991)
Os dois primeiros plays da carreira solo de Ozzy Osbourne são maravilhosos, porém, "No More Tears" é coisa de outro mundo. A faixa-título, "Mr. Tinkertrain", a tocante "Mama I'm Coming Home", "Road To Nowhere" e a incrivelmente subestimada "Won't Be Coming Home (S.I.N.)" estão entre as músicas mais profundas cantadas pelo Madman, que gravou "No More Tears" ao lado de um time pesado.
"Images And Words" - Dream Theater (1992)
O segundo álbum do Dream Theater é sensacional e apresentou ao mundo uma banda que (ainda) é capaz de fazer um som muito técnico e repleto de feeling. "Images And Words" é a obra mais célebre do Dream Theater e emplacou até mesmo um hit radiofônico, a inesquecível "Pull Me Under", música mais conhecida do quinteto.
Outros destaques de "Images And Words" são "Metropolis - Part I: The Miracle And The Sleeper", a linda balada "Another Day", "Take The Time" e "Surrounded".
"Chaos A.D." - Sepultura (1993)
O Metal brasileiro está muito bem representado aqui pelo Sepultura, grupo que balançou o mundo da música pesada em 1993, com "Chaos A.D.". Furioso, pesado, moderno e inovador, "Chaos A.D." passeia por vários estilos, do Thrash ao Groove, passando pelo Metal Industrial e pelo Hardcore.
"Imaginations From The Other Side" - Blind Guardian (1995)
Sem sombra de dúvidas, um dos grandes clássicos do Power Metal. "Imaginations From The Other Side" é um resumo perfeito do som classudo, pesado, pomposo e potente do Blind Guardian. A faixa-título, "I'm Alive", "The Script For My Requiem", "Bright Eyes" e "And The Story Ends" são algumas das melhores músicas do Blind e estão nos corações dos fãs até os dias atuais.
"Draconian Times" - Paradise Lost (1995)
Se existisse uma faculdade de Gothic Metal, os músicos do Paradise Lost seriam os professores. E o colossal "Draconian Times" seria tema da aula inaugural.
Lançado em junho de 1995, "Draconian Times" é um disco pesado, obscuro e melancólico, que contém algumas das melhores músicas do icônico grupo inglês. Um dos destaques do álbum é "Forever Failure", que é mais triste do que pegar ônibus em uma manhã chuvosa de segunda-feira para ir ao trabalho e rendeu uma baita dor de cabeça para a banda.
"Demanufacture" - Fear Factory (1995)
Pesado, sombrio e brutal ao extremo, "Demanufacture" é um baita clássico do Metal Industrial. As guitarras pesadíssimas de Dino Cazares e os ótimos vocais de Burton C. Bell casaram muito bem, como pode ser ouvido em "Replica", "Zero Signal", "Self Bias Resistor" e na destruidora faixa-título.
"Clayman" - In Flames (2000)
Pioneiro do Death Metal Melódico, o In Flames mudou a sua sonoridade com o passar dos anos e transitou por diferentes estilos musicais. Mas, quando se fala a respeito do melhor disco do grupo, "Clayman" é praticamente uma unanimidade, pois além de apresentar os hits "Only For The Weak" e "Pinball Map", agrada fãs de todas as fases do quinteto.
"The Blackening" - Machine Head (2007)
Depois de mergulhar de cabeça no Nu Metal e derrapar em "Supercharger" (2001), o Machine Head voltou aos trilhos em 2003, quando lançou o ótimo "Through The Ashes Of Empires". Mas a redenção completa veio mesmo com "The Blackening", segunda obra-prima da banda liderada pelo guitarrista/vocalista Robb Flynn (a primeira é "Burn My Eyes").
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Com "The Blackening", o Machine Head mostrou que a melodia era o complemento que faltava para complementar o som muito pesado produzido por Robb Flynn e seus camaradas. A mistura deu muito certo, tanto que pode ser ouvida em todos os discos posteriores do quarteto.
A admirável "Halo" é o grande momento de "The Blackening", que ainda apresenta em seu tracklist as poderosas "Beautiful Morning", "Aesthetics Of Hate" e "Clenching The Fists Of Dissent".
"The Living Infinite" - Soilwork (2013)
Para finalizar a lista, o álbum mais completo do Soilwork. "The Living Infinite" é um prato cheio para quem gosta de música que reúne peso, técnica e altas doses de feeling, mistura que também conta com a versátil voz de Björn "Speed" Strid, um dos grandes vocalistas de sua geração.
Para ouvir todos os discos da lista via Spotify, acesse a playlist a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden

Heavy Metal: O que é, como surgiu e quais as principais bandas?
A história de "Tornado Of Souls", um dos maiores sucessos do Megadeth
Max Cavalera conta por qual razão "Chaos A.D" é seu disco favorito do Sepultura
Folk, frustração e Charles Manson: a bizarra história de "Forever Failure", do Paradise Lost
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
O melhor disco do Lamb of God, de acordo com a Metal Hammer
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
As 11 melhores instrumentais da história do metal, em lista da Revolver Magazine
Cinco clipes de bandas de rock que ultrapassaram 1 bilhão de visualizações - Parte 1