Dream Theater: a emocionada opinião de Mike Portnoy sobre o clássico "Images And Words"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de fevereiro de 2022
O Dream Theater possui uma respeitável trajetória. O quinteto norte-americano está em atividade desde a metade dos anos 1980 e lançou quinze álbuns de estúdio até o momento. Entre esses trabalhos, um merece destaque especial: "Images And Words", que marca a estreia do vocalista James LaBrie e mudou para sempre a história da banda e do metal progressivo.
Dream Theater - Mais Novidades
Lançado dia 7 de julho de 1992, "Images And Words" é o segundo disco do Dream Theater e emplacou um hit radiofônico ("Pull Me Under"), algo incomum se tratando de prog metal. O também trabalho também apresenta as excelentes "Another Day", "Take The Time", "Surrounded" e "Metropolis - Pt.1: The Miracle And The Sleeper". Sem dúvidas, é o maior clássico da banda.
O baterista Mike Portnoy, um dos integrantes fundadores do Dream Theater, disse o que acha de "Images And Words" durante vídeo em que mostra a sua impressionante sua coleção de LPs. Como era de se imaginar, o músico relembrou com muito carinho e emoção tudo o que o disco proporcionou para ele e para a banda.
"Foi aqui que tudo decolou. O que posso dizer sobre ‘Images and Words’ que você ainda não sabe e não me ouviu dizer um milhão de vezes? Quero dizer, [o disco] mudou nossas vidas, nos colocou no mapa. Quando isso saiu, já éramos uma banda há sete anos, lutando, esperando, tentando, erro após erro, continuamos avançando e nos afastando, e continuamos firmes", afirmou Portnoy, em trecho transcrito e publicado no site Ultimate Guitar.
O sucesso de "Images And Words" foi enorme, porém, não aconteceu da noite para o dia, conforme Portnoy relatou na sequência.
"Demorou alguns meses antes que algo acontecesse, nós nem começamos a turnê até o mês de setembro e não aconteceu nada até que [o álbum] começou a ganhar tração nas rádios e tocar na MTV por volta de setembro-outubro-novembro (...) E foi nosso primeiro álbum com James [LaBrie] na banda, e olhe para nós - este foi o auge do grunge, e de alguma forma nós sobrevivemos. Acho que talvez porque éramos muito diferentes disso, nos destacamos, e graças a Deus isso aconteceu porque aqui estou eu, ainda capaz de falar com vocês sobre isso depois de todos esses anos".
O vídeo completo (com legendas em inglês) pode ser assistido no player a seguir.
Álbum: "Images And Words"
Banda: Dream Theater (EUA)
Data de lançamento: 7 de julho de 1992
"Pull Me Under"
"Another Day"
"Take The Time"
"Surrounded"
"Metropolis - Part 1: The Miracle And The Sleeper"
"Under A Glass Moon"
"Wait For Sleep"
"Learning To Live"
James LaBrie: vocal
John Petrucci: guitarra
John Myung: baixo
Mike Portnoy: bateria
Kevin Moore: teclado
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil


As músicas que Mike Portnoy, do Dream Theater, mais se orgulha de ter escrito
Mikael Åkerfeldt (Opeth) fala sobre parceria musical com Mike Portnoy
A música do Dream Theater que deixa Mike Portnoy com dor de cabeça
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Dream Theater quase encerrou atividades antes de gravar o clássico "Images and Words"
O disco que apresentou o thrash metal a Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
Dream Theater gravará show no Chile para futuro lançamento
Os discos do Dream Theater que são os preferidos do baterista Mike Portnoy
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Cinco álbuns dos anos 2000 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez


