Como ficaria o "Big Four" do grunge, de acordo com lista publicada pelo Loudwire
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de julho de 2022
O grunge surgiu no final dos anos 1980 em Seattle (EUA) e fez muito sucesso no início da década seguinte. A sonoridade peculiar do grunge mistura altas doses de revolta, angústia e melancolia. Muitos fãs cultuam até hoje as bandas que fizeram o estilo se consolidar como uma das maiores revoluções da história do rock.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Outro ponto que chama a atenção no grunge é a forma trágica como muitos de seus maiores ícones faleceram. Enquanto uns se suicidaram, outros se foram por conta de overdoses, o que ajudou o estilo a desbotar, uma vez que restaram poucas bandas em atividade.
A equipe do site Loudwire voltou no tempo e publicou uma interessante lista, com as bandas que formariam o hipotético "Big Four" do grunge. Confira a seguir como ficou a seleção.
Nirvana
Sem sombra de dúvidas, a banda liderada pelo guitarrista/vocalista Kurt Cobain é a maior representante do estilo. Aliás, o disco mais emblemático do grunge é o magnífico "Nevermind", lançado em setembro de 1991.
Infelizmente, a história da banda acabou dia 5 de abril de 1994, quando Kurt se suicidou.
Soundgarden
Com músicas pesadas e bem trabalhadas, o Soundgarden se fixou como um dos maiores nomes dos anos 1990. O principal destaque da banda é a voz do talentoso guitarrista/vocalista Chris Cornell, que também integrou Temple Of The Dog e Audioslave.
O líder do Soundgarden tirou sua própria vida dia 18 de maio de 2017, colocando um ponto final na história do grupo.
Pearl Jam
O Pearl Jam surgiu em 1990, após a dissolução do Mother Love Bone. A banda de Eddie Vedder atingiu o mainstrean com seu primeiro álbum ("Ten", de 1991), que emplacou os hits "Alive", "Even Flow", "Black" e "Jeremy".
Ao contrário das bandas acima citadas, o Pearl Jam permanece na ativa. O disco mais recente do grupo é "Gigaton", de 2020.
Alice In Chains
A mais pesada de todas as bandas do grunge, o Alice In Chains lançou dois discos fundamentais na discografia de todo fã de rock: "Facelift" (1990) e "Dirt" (1992). O grupo chamou a atenção, entre outros fatores, pelas excelentes vozes de Layne Staley e Jerry Cantrell.
O grupo continua em atividade, porém, dois de seus ex-integrantes faleceram. Layne morreu dia 5 de abril de 2002 e o baixista Mike Starr partiu em 8 de março de 2011. Overdoses de diferentes substâncias causaram as mortes de ambos.
Para ouvir a playlist com cinco músicas de cada banda citada, acesse o player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps