Rock nacional: 10 solos de guitarra essenciais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Daniel Accioly
Enviar correções  |  Comentários  | 

Grandes solos são aqueles que pontuam uma obra musical com oportunismo, técnica, emoção, sonoridade e identidade. O que não falta à disposição de músicos e público são belos exemplos. E nem precisa sair do Brasil para pegar grandes referências. Separei aqui 10 exemplos bacanas, buscando sempre postar o autor original executando. A ideia aqui não é destacar desempenhos nababescos, e sim a busca por conceitos icônicos (o que não significa que não haja a interseção entre ambos). São aqueles solos que só de ouvir as primeiras notas, já se sabe o que é. Confira!

36 acessosAngra: Tira o Gate do Bumbo, Emiliano!5000 acessosMetal: as oito maiores tretas entre músicos do gênero

Ovelha Negra (Rita Lee) – Luis Carlini

Esse clássico da Rita Lee possuí seu espaço vitalício na história da música, mas é fato que o solo arremata de forma avassaladora a forte letra e progressão harmônica característica. Abaixo, a versão do cantor Lobão, na qual Carlini executa sua criação ao vivo (aos 3:30):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Me chama (Lobão e Os Ronaldos) – Guto Barros

Canção considerada a mais executada nos anos 80. Clássico que figura de forma perpétua em todo show do cantor Lobão. O solo proporciona uma melodia a parte para a canção, não desperdicando nota ou mencionando outras partes. Abaixo, o autor Guto Barros executando em show de Rodrigo Santos (aos 2:10):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O poeta está vivo (Barão Vermelho) – Fernando Magalhães

Emblemática canção do Barão e marca a consolidação de Roberto Frejat como cantor. Nela, um exuberante solo de Fernando Magalhães abrilhanta essa belíssima balada (aos 3:05).

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Só por uma noite (Charlie Brown Jr.) – Marcão

O Charlie Brown Jr. era uma banda que podia se vangloriar de ter dois excelentes guitarristas que se revezavam na criação e execução de riffs que fizeram da banda a mais relevante de sua geração. Aqui, Marcão faz um solo curto, mas que todo mundo reconhece (aos 3:20):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Lanterna dos Afogados (Os Paralamas do Sucesso) – Herbert Vianna

Um dos maiores powertrios do país brinda os observadores com garndes performances individuais, que é o caso de Herbert Vianna nesse memorável solo que, mesmo após o acidente sofrido pelo cantor, é executado memoravelmente (aos 3:03):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Pelado (Ultraje a Rigor) – Roger Moreira

Simples e direto. Esse é o lema desse solo, dessa música e do Ultraje e sua obra. Roger não é o principal guitarrista do Ultraje, apesar de sempre estar acompanhado, tampouco esse é o solo principal da música. Ainda sim é o que em qualquer década será reconhecido e reproduzido (aos 1:20):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Um certo alguém (Lulu Santos) – Lulu Santos

Músico de mão cheia, Lulu é autossuficiente quando se diz respeito à solos de guitarra. Mata no peito e faz o gol sem dificuldades. Nem sempre o cantor toca a versão com solo. Aqui, seu desempenho junto com o Suricato (aos 1:27):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Carry on (Angra) – Kiko Loureiro

O guitarrista brasileiro mais comentado da atualidade não poderia ficar de fora da lista. Dentre tantos solos marcantes, o de “Carry on” certamente figura na mente de todos que gostam da banda e de metal (aos 3:40):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

You stole my heart (Dr. Sin) – Eduardo Ardanuy

Outro cara que não pode ficar de fora de nenhuma lista de qualquer coisa que se fale sobre guitarristas nacionais. Certamente essa não é uma das músicas mais conhecidas da banda, que recentemente anunciou o encerramento (esperamos que temporário) de suas atividades. No entanto, nesse solo é possível observar toda a técnica e planejamento de melodia de Edu, fechando a música em ponto alto (aos 3:59):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Territory (Sepultura) – Andreas Kisser

Considerada a banda brasileira mais conhecida no exterior, o Sepultura possui sonoridade bastante característica, que serviu de escola pra diversas outras bandas como SOAD, Korn, Slipknot e outras. O solo de Andreas Kisser de “Territory” é facilmente assimilado sempre que tocado (aos 2:55):

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

E aí? Lembrou de algum outro solo bacana que merece ser mencionado? Escreva nos comentários.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

36 acessosAngra: Tira o Gate do Bumbo, Emiliano!311 acessosAngra: Felipe Andreoli lança curso online631 acessosAngra: 10 Melhores músicas no Disco Voador Rocks1167 acessosRio Rock City: O Power Metal morreu?1274 acessosAngra: discografia de volta ao Spotify1427 acessosAngra e Hangar: Fábio Laguna conta como entrou nas bandas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

MegadethMegadeth
Mustaine fala do desafio de ter Kiko Loureiro na banda

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Como se tornar um grande guitarrista, vendedor, etc

Andre MatosAndre Matos
Covers de Iron e Manowar com Dreadnox e Tribuzy em 95

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de setembro de 2015

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Rita Lee"0 acessosTodas as matérias sobre "Lobão"0 acessosTodas as matérias sobre "Barao Vermelho"0 acessosTodas as matérias sobre "Charlie Brown Jr"0 acessosTodas as matérias sobre "Paralamas Do Sucesso"0 acessosTodas as matérias sobre "Ultraje A Rigor"0 acessosTodas as matérias sobre "Kiko Loureiro"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"0 acessosTodas as matérias sobre "Dr Sin"0 acessosTodas as matérias sobre "Andreas Kisser"0 acessosTodas as matérias sobre "Sepultura"

MetalMetal
As oito maiores tretas entre músicos do gênero

Guns N RosesGuns N' Roses
Biografia não-autorizada relata bastidores da banda

Lars UlrichLars Ulrich
O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"

5000 acessosQueen: 10 coisas que você não sabia sobre Brian May5000 acessosA importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars5000 acessosExodus: "Ninguém é maior que o Maiden na América do Sul!"5000 acessosLed Zeppelin: Ronnie Wood se recusou a tocar no grupo1272 acessosClearaudio Goldfinger: a agulha de vitrola mais cara do mundo5000 acessosMötley Crüe: Vince Neil e Nicolas Cage saem na porrada em hotel

Sobre Daniel Accioly

Carioca, publicitário, produtor e músico que teve o destino modificado pra sempre quando aos 4 anos de idade teve a iniciativa de mexer na vitrola do pai e colocar o disco "Get Your Wings" do Aerosmith. Escreveu e escreve para diversos outros veículos, dentre eles o Minuto Música, blog pessoal de música.

Mais matérias de Daniel Accioly no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online