Max Cavalera revela banda brasileira que o inspirou a criar o Sepultura
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de agosto de 2025
A vinda de bandas como Kiss e Queen ao Brasil foi responsável pelo surgimento de inúmeros fãs de rock e metal, e também pela criação de diversas bandas que deixariam mais tarde suas marcas na história. Esse foi o caso do Sepultura, como contado por Max Cavalera em bate-papo com o Chaoszine, porém, segundo ele, foi uma banda brasileira que mostrou que ele também poderia trilhar os passos dos seus ídolos.
Max Cavalera - Mais Novidades
Max contou que ele e seu irmão foram ao show do Queen em 1981, quando o grupo fez duas apresentações em São Paulo, nos dias 20 e 21 de março. "Nos sentimos o poder do Queen e foi quase como se nos tornássemos roqueiros instantaneamente. Foi louco, muito legal", contou. A experiência marcou profundamente o jovem Max, na época com 11 anos, que ganhou suas primeiras fitas do Queen e Kiss e mais tarde descobriu bandas como AC/DC, Iron Maiden e Judas Priest.
Segundo Max, foram bandas como Slayer, Bathory e Venom que despertaram seu interesse em se tornar um músico, mas foi assistindo a um show nacional que percebeu que poderia ter uma banda como seus ídolos, o que ocorreu em 1984, com a criação do Sepultura. "Tenho que mencionar que assistimos uma banda brasileira chamada Dorsal Atlântica, e eles tocaram em nosso estado (Minas Gerais), em uma pequena cidade chamada Lambari e fomos nesse show. Foi muito impactante, pois vimos uma banda brasileira soando como Venom e pensamos: 'Uau! Eles são brasileiros, eles podem fazer isso, por que nós não? Eles são capazes, nós também.'"
Carlos Lopes, frontman do Dorsal Atlântica, comentou o encontro no livro "Sepultura – Os Primórdios", lançado pela Estética Torta e escrito por André Barcinski e Silvio "Bibika" Gomes. Segundo transcrição de Gustavo Maiato, ele disse: "Eles eram magrinhos, mirrados mesmo, pareciam ter uns 12 anos. Depois do show, Max veio falar comigo e disse que havia ficado impressionado com o nosso som. Nós fomos uma das primeiras bandas a misturar hardcore e metal, não tinha ninguém fazendo isso no Brasil, e acho que isso os impressionou bastante. Max sempre falou desse show do Dorsal em entrevistas. Fico contente em saber que, de alguma forma, nós fomos uma influência positiva para o Sepultura."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
O clássico de Bonnie Tyler regravado por duas lendas do heavy metal
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo

A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Max Cavalera revela a lição mais importante que aprendeu na vida


