Max Cavalera revela banda brasileira que o inspirou a criar o Sepultura
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de agosto de 2025
A vinda de bandas como Kiss e Queen ao Brasil foi responsável pelo surgimento de inúmeros fãs de rock e metal, e também pela criação de diversas bandas que deixariam mais tarde suas marcas na história. Esse foi o caso do Sepultura, como contado por Max Cavalera em bate-papo com o Chaoszine, porém, segundo ele, foi uma banda brasileira que mostrou que ele também poderia trilhar os passos dos seus ídolos.
Max Cavalera - Mais Novidades
Max contou que ele e seu irmão foram ao show do Queen em 1981, quando o grupo fez duas apresentações em São Paulo, nos dias 20 e 21 de março. "Nos sentimos o poder do Queen e foi quase como se nos tornássemos roqueiros instantaneamente. Foi louco, muito legal", contou. A experiência marcou profundamente o jovem Max, na época com 11 anos, que ganhou suas primeiras fitas do Queen e Kiss e mais tarde descobriu bandas como AC/DC, Iron Maiden e Judas Priest.
Segundo Max, foram bandas como Slayer, Bathory e Venom que despertaram seu interesse em se tornar um músico, mas foi assistindo a um show nacional que percebeu que poderia ter uma banda como seus ídolos, o que ocorreu em 1984, com a criação do Sepultura. "Tenho que mencionar que assistimos uma banda brasileira chamada Dorsal Atlântica, e eles tocaram em nosso estado (Minas Gerais), em uma pequena cidade chamada Lambari e fomos nesse show. Foi muito impactante, pois vimos uma banda brasileira soando como Venom e pensamos: 'Uau! Eles são brasileiros, eles podem fazer isso, por que nós não? Eles são capazes, nós também.'"
Carlos Lopes, frontman do Dorsal Atlântica, comentou o encontro no livro "Sepultura – Os Primórdios", lançado pela Estética Torta e escrito por André Barcinski e Silvio "Bibika" Gomes. Segundo transcrição de Gustavo Maiato, ele disse: "Eles eram magrinhos, mirrados mesmo, pareciam ter uns 12 anos. Depois do show, Max veio falar comigo e disse que havia ficado impressionado com o nosso som. Nós fomos uma das primeiras bandas a misturar hardcore e metal, não tinha ninguém fazendo isso no Brasil, e acho que isso os impressionou bastante. Max sempre falou desse show do Dorsal em entrevistas. Fico contente em saber que, de alguma forma, nós fomos uma influência positiva para o Sepultura."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Slipknot e Marilyn Manson se apresentarão no The Town 2027
Bangers Open Air 2027 revela mais três atrações internacionais
A banda dos anos oitenta que mudou a forma como Bono enxergava os Estados Unidos
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
O que o Nightwish pedia para Anette Olzon mudar no palco, segundo a própria
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Eddie Kramer contou o que o Kiss negou por anos sobre o disco ao vivo "Alive!"
O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Jet anuncia show em São Paulo para abril de 2027
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O Europe cansou de tocar "The Final Countdown"? Joey Tempest responde

O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Max Cavalera homenageia o irmão Iggor e afirma que eles "mudaram o mundo juntos"
Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Soulfly já trabalha no próximo álbum de estúdio, revela Max Cavalera
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
"Roots": Max Cavalera não concorda com a opinião geral da galera sobre o álbum
O riff de guitarra mais icônico que existe, segundo Max Cavalera


