A origem do nome Pantera, de acordo com o baterista Vinnie Paul
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de agosto de 2025
Fundado pelos irmãos texanos Dimebag Darrell e Vinnie Paul, respectivamente guitarrista e baterista, o Pantera surgiu nos anos 1980 tocando um som voltado ao glam metal. No início da década seguinte, a banda mudou radicalmente sua sonoridade e se consolidou como um dos grandes nomes do groove metal. Esse status foi conquistado com álbuns marcados pela agressividade e técnica, especialmente a trinca formada por "Cowboys from Hell" (1990), "Vulgar Display of Power" (1992) e "Far Beyond Driven" (1994).
Pantera - Mais Novidades

Não foi apenas o som do Pantera que passou por transformações ao longo de sua trajetória. Antes de receber o nome que a consagrou, a banda teve outras denominações, como revelou Vinnie Paul em entrevista ao site Loudwire.
"O primeiro nome que eu e o Dime inventamos para a banda foi Gemini. Seguindo os passos de bandas como Journey, Heart e coisas do tipo. Depois, evoluiu de Gemini para Eternity, que era muito mais legal."
Segundo Vinnie, a ideia de nomear a banda como Pantera veio de um companheiro de escola. O nome veio de um carro esportivo.
"Então, um dia, no ensino médio, um cara me sugeriu: ‘Cara, você devia chamar sua banda de Pantera’. Acho que até me lembro do nome dele. Acho que o nome dele era Donnie Sours. Eu perguntei: ‘Que diabos é Pantera?’. Ele respondeu: ‘Nossa, é o carro de corrida mais legal que existe’. Comecei a investigar e descobri que significava pantera em espanhol, e gostei muito do jeito que soava bem e trouxe isso para a banda. Criei um logotipo com uma cabeça de gato. Foi o primeiro logotipo que tivemos. Todo mundo adorou, e então nos tornamos Pantera a partir daquele momento, cara."

Infelizmente, os dois fundadores do Pantera já faleceram. Dimebag Darrell foi assassinado a tiros em 8 de dezembro de 2004, e Vinnie Paul morreu em junho de 2018.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps