A Filosofia do Punk: Mais do que Barulho
Por Mário Orestes Silva
Postado em 21 de novembro de 2014
Esta é uma publicação que prova inquestionavelmente, o quão atrasados estamos no tocante a lançamentos de bons produtos culturais. Lançado originariamente no ano de 1992 nos Estados Unidos, "A Filosofia Do Punk – Mais Do Que Barulho" foi publicado no Brasil apenas em 2005. Isso porque uma editora nova (na época do lançamento) se propôs ao empreendimento. Simplesmente uma vergonha para a cultura bibliográfica brasileira. Poderíamos divagar sobre todas as obras estrangeiras ainda não lançadas no Brasil, mas daria uma infindável lista que não caberia nesta modesta resenha.
Com linguagem extremamente popular por ter sido escrito por um punk, o livro esclarece didaticamente toda contradição, violência e manifestação dessa tribo urbana muito marginalizada e pouco compreendida, mesmo no século XXI.
A narrativa faz jus ao título do livro, que não se prende no chavão de contar histórias engraçadas com as bandas do estilo. O foco está em destrinchar de modo explicativo os ideais, as manifestações, as letras das músicas e até mesmo as contravenções feitas pelos punks. Como a composição é realizada por alguém do meio, a leitura não é chata como o estudo de uma tese acadêmica. Ao contrário, as muitas fotos, os depoimentos e os exemplos tornam a absorção recreativa sem perder a essência educativa. O flerte dos skinheads com o nazismo, a onipresente tpm das riot girrls e a inevitável proliferação dos grass roots, são alguns dos pontos abordados e disseminados com muita clareza e naturalidade pelo autor. Aqui também fica mais evidente a maior qualidade do punk, o "do it your self" que ilustrado com fanzines e sonorizados por canções de poucos acordes, serve como incentivo revigorante até para os mais comodistas.
Um único detalhe que não se passa despercebido, é que em nenhum momento no livro é citado o nome dos Ramones. Fato bem estranho devido à peculiaridade do escritor ser novaiorquino e pertencente à uma banda punk. Talvez resquício de alguma mágoa pessoal. Um grande ponto positivo para esse lançamento brasileiro, é o complemento com um glossário, uma discografia e uma ótima bibliografia. Curiosamente nada disso consta na edição original.
Indicado não só para os amantes do gênero, mas também pra quem tem intenção de entender o mais controverso dos rockeiros, o punk.
Autor: Craig O’Hara; editora: Radical Livros; tradução: Paulo Gonçalves; 200 páginas; São Paulo; 2005.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027
O motivo compreensível que levou Mikkey Dee a deixar o King Diamond
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
O cantor que falhou feio no Genesis, e Phil Collins teve que assumir a bronca
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
David Ellefson aprova primeiro show como baixista do Metal Church
O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles
Os dois bateristas brasileiros que Anika Nilles, nova baterista do Rush, mais admira
A lenda do rock que, segundo Geezer Butler, só fica atrás dos Beatles


Polêmica e de humor ácido, biografia de Dave Mustaine continua relevante e interessante
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



