Led Zeppelin: o álbum gravado com PJ Proby antes do debut
Por Ivan Jones
Fonte: Site Ultimate Classic Rock
Postado em 06 de junho de 2013
Antes deles se batizarem como Led Zeppelin, John Bonham, Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant eram os New Yardbirds. E, em agosto de 1968, entraram em estúdio juntos pela primeira vez como banda de apoio do cantor americano PJ Proby, no álbum 'Three Week Hero" de 1969.
Como a maioria dos fãs do Zeppelin já sabem, Page e Jones eram músicos de estúdio muito ocupados naquela época. Quando Jones aceitou trabalhar no álbum de Proby, parecia natural que ele trouxesse seus companheiros do New Yardbirds. John Paul Jones recorda: "Eu estava empenhado em fazer todos os arranjos para o álbum. Como estávamos falando sobre ensaiar no momento, eu pensei que seria uma boa fonte de renda. Eu tinha que montar uma banda de qualquer jeito, então eu pensei em recrutar todo mundo que eu conhecia."
As sessões, que começaram em 25 de agosto de 1968, produziu um álbum que não conseguiu muito impacto comercial quando foi lançado em abril de 1969. Mas Proby, que até hoje continua gravando e fazendo turnês, sabia que sua nova banda de apoio estava destinada a coisas maiores e melhores. Em uma entrevista ao site de fãs do Led Zeppelin 'ZOSO', Proby se lembra de oferecer ao New Yardbirds um emprego como sua banda de turnê, que concordaram em aceitar após cumprirem algumas obrigações com shows já agendados.
Proby acrescenta: "Os meninos me disseram que estavam indo tocar em São Francisco e eu disse: 'Olha, pelo que eu tenho ouvido e do jeito que vocês meninos tocaram hoje à noite, não só vocês não vão ser a minha banda de apoio, como eu vou lhes dizer adeus agora, porque eu acho que nunca mais irei vê-los novamente. Isso é o quão bem sucedidos vocês vão ser. Vocês são exatamente o que eles querem".
E a história prova que PJ Proby tinha razão.
Ouçam o Led Zeppelin como banda de apoio de PJ Proby.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps