Rush: Alex Lifeson lista seus três melhores solos
Por Cleyton Lutz
Postado em 07 de fevereiro de 2009
Em entrevista ao site MusicRadar.com em 2009, o guitarrista do RUSH escolheu, sem pestanejar, aqueles que ele considera como seus três melhores solos de guitarra. Abaixo, a lista com os comentários de Lifeson, música por música.
1. Limelight ("Moving Pictures", 1981)
"Adoro a elasticidade deste solo. Pra mim é muito emocionante tocar esta parte da música. A canção é sobre solidão e isolamento e acho que o solo reflete isso. Existe bastante coração nele. É uma coisa de sentimento: você tem que tocar o solo como o sente, caso contrário, soará exagerado. Eu nunca tive esse problema com ‘Limelight’. Na primeira vez em que a toquei em estúdio senti uma verdadeira fixação por ela, eu poderia dizer que era algo especial. Ainda hoje é o meu solo favorito para executar ao vivo. Eu nunca me canso dele. Cada vez em que estou prestes a tocá-lo, respiro fundo e solto o ar na primeira nota. Acho que soa tolo, mas para mim é algo libertador".
2. Kid Gloves ("Grace Under Pressure", 1984)
"Essa música é do nosso álbum 'Grace Under Pressure'. O que eu gosto neste solo é que ele é o oposto do ‘Limelight’: tem um suingue, um tipo de atitude sensual, um pouco de humor estúpido. Quando eu a toco sinto uma certa confiança, como uma pessoa levada, o que não é de todo o meu jeito na vida real. O engraçado nela é que eu tinha um idéia para o solo e apenas a realizei depois de gravá-la pela primeira vez. Nunca tenho planos em mente quando estou gravando solos. Eu apenas lhes dou asas. O solo de ‘Kid Gloves’ me guiou, é como se ele soubesse o que queria ser e eu me limitei a segui-lo".
3. Freewill ("Permanent Waves", 1980)
"É um solo muito difícil de se tocar. Acho que sinto um orgulho solitário por isso. Toda vez que eu o faço, fico espantado. É tão frenético e excitante. A parte rítmica também – Geddy e Neil estão por todo o lugar. É provavelmente um dos trechos de música mais ambiciosos que o Rush já fez. Num certo sentido, todos solam ao mesmo tempo. Na gravação eu não tinha nada planejado, estava apenas reagindo ao que os outros rapazes faziam. Basicamente, estava apenas tentando prosseguir! Mas acho que funcionou muito bem. Fiquei bastante contente com ele, e olha que eu normalmente encontro problemas nas coisas que faço".
A matéria (em inglês), incluindo os vídeos dos respectivos solos, pode ser vista neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
King Diamond relança "Halloween" para o Halloween
O grupo vocal dos anos 1980 que perdeu espaço para a onda do rock nacional
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Em 1996, revista provou que James Hetfield e Lars Ulrich não se conheciam
Metal Hammer ranqueia todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor

Alex Lifeson admite que não tinha certeza sobre a volta do Rush
A relação que existe entre o Radiohead e o Yes, segundo Geddy Lee
O teste de bateria que fez Geddy Lee perceber na hora que Neil Peart era o cara certo
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
Para Geddy Lee, Björk não recebe o reconhecimento que merece
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
A música em que Geddy Lee viu a história do Rush passar diante de seus olhos
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes
Pra discutir: os 100 melhores discos do rock brasileiro


