Slayer: a junção de tudo que a banda tem de melhor
Resenha - Seasons In The Abyss - Slayer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de julho de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se existisse uma lista das cinco maravilhas do thrash metal, certamente os cinco primeiros discos do Slayer estariam presentes, cada um representando uma ponta do pentagrama da desgraça. Porém, existe um álbum que consegue concentrar tudo o que a banda fez de melhor. Não por acaso, esse disco é o quinto da discografia da banda, e de fato, representou a mistura dos quatro anteriores. "Seasons In The Abyss", lançado em 1990, bate em um liquidificador a velocidade de "Reign In Blood", a cadência de "South Of Heaven", o peso infernal e as letras doentias de "Show No Mercy" e "Hell Awaits".
Além de todas as características que tornam o Slayer a banda mais extrema que passou pela Terra, "Seasons..." traz consigo riffs complexos, solos técnicos (para os padrões do Slayer e do thrash metal, claro), Dave Lombardo espancando seu kit com uma rapidez e precisão até então nunca vistas, além de Tom Araya no seu auge.
A destruição começa na primeira música, a clássica "War Ensemble". Veloz, ríspida e pesada, abre os trabalhos sem muito tempo para conversa. E até o final da primeira parte do disco, não há muito tempo para respirar, já que "Blood Red", "Spirit In Black" e "Expendable Youth" são três doídas, porém saborosas porradas na cara.
A quinta faixa, "Dead Skin Mask", é um pouco mais lenta, porém, apesar do seu andamento cadenciado, tem uma historia macabra por trás, já que foi baseada em Ed Gein, tenebroso serial killer que desenterrava túmulos, e dentre outras bizarrices, fazia máscaras com peles dos mortos. O riff e o clima sombrio da música colaboram bastante para o clima de filme de terror.
A parte final do álbum chega sem brincadeira com a estúpida "Hallowed Point", que funciona bem demais ao vivo. Tirando um pouco (só um pouco mesmo) o pé do acelerador, "Skeletons Of Society" traz alguns toques mais modernos (para a época), inclusive alguns vocais diferentes. As rápidas "Temptation" e "Born On Fire" abrem caminho para a maior obra prima do disco, e um dos momentos mais inspirados da historia da banda, a faixa título.
"Seasons In The Abyss" encerra de maneira perfeita um álbum perfeito. Tudo, absolutamente tudo nessa música é impecável. Seus riffs, solos, vocais, letra, batidas. Sem contar o clipe formidável (o primeiro da banda) filmado no Egito. Um fechamento épico!
O álbum também representa o fim de um ciclo, já que é o último a contar com Dave Lombardo nas baquetas. De qualquer forma, fecha esses primeiros anos da banda com chave de ouro.
Clássico absoluto do metal!
Ano de lançamento: 1990
Faixas:
"War Ensemble"
"Blood Red"
"Spirit In Black"
"Expendable Youth"
"Dead Skin Mask"
"Hallowed Point"
"Skeletons Of Society"
"Temptation"
"Born On Fire"
"Seasons In The Abyss"
Formação:
Tom Araya: baixo/vocal
Kerry King: guitarra
Jeff Hanneman: guitarra
Dave Lombardo: bateria
Outras resenhas de Seasons In The Abyss - Slayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Charlie Brown Jr.: em vídeo, o último dia de Alexandre Magno Abrão, o Chorão
Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar
Os motivos que levaram a MTV Brasil a acabar, segundo Bruno Sutter

Slayer: 10 curiosidades sobre a banda
O disco que encerra de forma brilhante a primeira fase do Slayer
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
O álbum do Slayer que merece ser redescoberto, segundo a Kerrang
O que torna o heavy metal diferente de outros estilos, segundo Kerry King
A música mais subestimada do Judas Priest, segundo a Classic Rock
As 15 melhores músicas do Slayer, segundo o Loudwire
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



