Slayer: a junção de tudo que a banda tem de melhor
Resenha - Seasons In The Abyss - Slayer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de julho de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se existisse uma lista das cinco maravilhas do thrash metal, certamente os cinco primeiros discos do Slayer estariam presentes, cada um representando uma ponta do pentagrama da desgraça. Porém, existe um álbum que consegue concentrar tudo o que a banda fez de melhor. Não por acaso, esse disco é o quinto da discografia da banda, e de fato, representou a mistura dos quatro anteriores. "Seasons In The Abyss", lançado em 1990, bate em um liquidificador a velocidade de "Reign In Blood", a cadência de "South Of Heaven", o peso infernal e as letras doentias de "Show No Mercy" e "Hell Awaits".
Além de todas as características que tornam o Slayer a banda mais extrema que passou pela Terra, "Seasons..." traz consigo riffs complexos, solos técnicos (para os padrões do Slayer e do thrash metal, claro), Dave Lombardo espancando seu kit com uma rapidez e precisão até então nunca vistas, além de Tom Araya no seu auge.
A destruição começa na primeira música, a clássica "War Ensemble". Veloz, ríspida e pesada, abre os trabalhos sem muito tempo para conversa. E até o final da primeira parte do disco, não há muito tempo para respirar, já que "Blood Red", "Spirit In Black" e "Expendable Youth" são três doídas, porém saborosas porradas na cara.
A quinta faixa, "Dead Skin Mask", é um pouco mais lenta, porém, apesar do seu andamento cadenciado, tem uma historia macabra por trás, já que foi baseada em Ed Gein, tenebroso serial killer que desenterrava túmulos, e dentre outras bizarrices, fazia máscaras com peles dos mortos. O riff e o clima sombrio da música colaboram bastante para o clima de filme de terror.
A parte final do álbum chega sem brincadeira com a estúpida "Hallowed Point", que funciona bem demais ao vivo. Tirando um pouco (só um pouco mesmo) o pé do acelerador, "Skeletons Of Society" traz alguns toques mais modernos (para a época), inclusive alguns vocais diferentes. As rápidas "Temptation" e "Born On Fire" abrem caminho para a maior obra prima do disco, e um dos momentos mais inspirados da historia da banda, a faixa título.
"Seasons In The Abyss" encerra de maneira perfeita um álbum perfeito. Tudo, absolutamente tudo nessa música é impecável. Seus riffs, solos, vocais, letra, batidas. Sem contar o clipe formidável (o primeiro da banda) filmado no Egito. Um fechamento épico!
O álbum também representa o fim de um ciclo, já que é o último a contar com Dave Lombardo nas baquetas. De qualquer forma, fecha esses primeiros anos da banda com chave de ouro.
Clássico absoluto do metal!
Ano de lançamento: 1990
Faixas:
"War Ensemble"
"Blood Red"
"Spirit In Black"
"Expendable Youth"
"Dead Skin Mask"
"Hallowed Point"
"Skeletons Of Society"
"Temptation"
"Born On Fire"
"Seasons In The Abyss"
Formação:
Tom Araya: baixo/vocal
Kerry King: guitarra
Jeff Hanneman: guitarra
Dave Lombardo: bateria
Outras resenhas de Seasons In The Abyss - Slayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Roger Waters diz o que mudaria em "Dark Side" se o Pink Floyd tivesse a tecnologia atual
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
A canção dos Beatles em que John Lennon tentou usar uma camisinha para gravar
Fotos de Infância: Gene Simmons, do Kiss
O álbum do Pink Floyd que fez o socialista Roger Waters perceber que "virei um capitalista!"

Slayer: 10 curiosidades sobre a banda
O disco que encerra de forma brilhante a primeira fase do Slayer
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Dave Lombardo fica com o coração acelerado quando ouve "Reign in Blood"
O álbum do Slayer que ainda arrepia Dave Lombardo depois de décadas
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
A música mais brutal gravada pelo Slayer, segundo a Metal Hammer
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



