Paradise Lost: em 2002, a tentativa de reconciliação
Resenha - Symbol Of Life - Paradise Lost
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de junho de 2019
No ano de 1995, o Paradise Lost lançou aquele que é seu maior trabalho, "Draconian Times". Apesar de ser aclamado, o disco fez com que alguns fãs mais radicais da banda virassem as costas para o Paradise, por conta do som mais acessível. Os lançamentos posteriores, "One Second" (1997), "Host" (1999) e "Believe In Nothing" (2001), igualmente inovadores, só deixaram seguidores mais antigos e banda mais longe um do outro. Por outro lado, a mistura de heavy metal com batidas eletrônicas e pitadas de bandas góticas oitentistas fez com que a popularidade do Paradise aumentasse entre outro tipo de público.
Paradise Lost - Mais Novidades
Com o lançamento de "Symbol Of Life", em 2002, as coisas ficaram um pouco mais tranquilas, e os fãs mais antigos sentiram no disco uma espécie de "volta para casa". Porém, as influências modernas continuavam presentes, e de forma alguma o Paradise permaneceu parado no tempo.
Desde "Isolate", a grudenta, marcante e pesada faixa de abertura, é notável o talento que o Paradise tem em juntar melodia com peso, além da facilidade extrema em unir elementos do passado e do presente. De fato, uma grande maneira de se abrir o trabalho, e de fixar na cabeça do ouvinte, já que é quase automático repetir a faixa por vezes seguidas.
Outro grande sucesso do disco vem na sequência, a primorosa "Erased". Os vocais femininos caíram como uma luva, vale ressaltar.
"Two Worlds" é um dos momentos mais pesados do álbum, e sintetiza muito bem a mistura entre o peso e as influências modernas que o Paradise adotou. Com o perdão do trocadilho, é uma bela mostra dos dois mundos que a banda conhece como poucas.
Uma das músicas mais apoteóticas do disco, "No Celebration", ironicamente, é um dos temas para ser celebrados no disco. Grande música, que poderia figurar facilmente em "Draconian Times", como uma irmã mais nova de "Forever Failure".
A faixa título, "Mistify", "Pray Nightfall", "Channel For The Pain" (que tem passagens próximas do punk rock), "Self Obsessed" e "Perfect Mask merecem destaque, e seguem a linha moderna e competente do disco.
A grande "Smalltown Boy", originalmente escrita pelo Bronski Beat, mostra o tamanho da influência que o synthpop tinha no som do Paradise Lost. Um dos covers mais legais e inusitados já gravados por uma banda de metal, além de ser um dos pontos altos do disco, já seria suficiente para fazer valer o investimento.
O Paradise está longe de ser uma banda acomodada, e 'Symbol Of Life" mostra muito bem isso. Um disco pesado, moderno, mas acima de tudo, honesto, uma vez que a banda misturou todas as suas influências, e não tentou apenas "jogar para a torcida" para conseguir recuperar o respeito dos fãs antigos.
Um grande trabalho, que figura entre os mais respeitáveis e representativos de toda carreira do grupo inglês.
Ano de lançamento: 2002
Faixas:
"Isolate"
"Erased"
"Two Worlds"
"Pray Nightfall"
"Primal"
"Perfect Mask"
"Mystify"
"No Celebration"
"Self-Obsessed"
"Symbol of Life"
"Channel for the Pain"
Formação:
Nick Holmes – vocal
Gregor Mackintosh – guitarra
Aaron Aedy – guitarra
Steve Edmondson – baixo
Lee Morris – bateria
Outras resenhas de Symbol Of Life - Paradise Lost
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Novo álbum do Queensryche terá conceito amarrado com o primeiro disco
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música do Pearl Jam que teve o sentido da letra alterado pelos fãs
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O músico da Legião Urbana que Renato Russo considerava "excepcional, mas sem cultura musical"
"Como esse sistema podre ainda existe, não faço ideia", diz Bruce sobre streaming
João Gordo explica por que não chegou a bater em Dado Dolabella em briga histórica


O pior disco do Paradise Lost, de acordo com a Metal Hammer
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Acabou a farra: vocalista do Paradise Lost se dedica apenas aos shows durante as turnês
A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal



