Resenha - Symbol of Life - Paradise Lost
Por Sílvio Costa
Postado em 27 de abril de 2003
Depois de dois álbuns orientados para um som mais próximo do pop gótico que propriamente para o gothic metal que eles ajudaram a criar, o Paradise Lost promove um pequeno retorno às raízes com este Symbol of Life. Antes de mais nada, não confie na propaganda. É exagero dizer que este disco é "o sucessor de Draconian Times". Claro que isto é jogada de marketing, afinal de contas, mais de meia década separa os dois discos. O fato é que temos aqui um Paradise Lost renovado, fazendo um som tremendamente interessante e agradável.
Paradise Lost - Mais Novidades
O disco começa com a poderosa "Isolate", com um ritmo que fica martelando na cabeça por horas e com vocais agressivos de Nick Holmes. Na seqüência, outra candidata a clássico da banda, com direito a intervenções de vocais femininos, como nos velhos tempos. "Erased" é, sem dúvida, uma das melhores músicas do Paradise Lost em muitos anos. Músicas que alternam letras depressivas e instrumental que mistura com perfeição as boas idéias presentes no Host (de 1999) e Believe in Nothing (2000) dão a tônica do restante do disco. Impossível não destacar as maravilhosas "No Celebration" e "Self-Obsessed".
Quem gostou dos dois últimos discos do Paradise Lost não vai se decepcionar. Quem achou que a banda passou a ser frequentadora assídua de raves após o lançamento de One Second vai continuar pensando mais ou menos a mesma coisa. O fato é que o Paradise Lost ainda está vivo e ainda faz um som de qualidade e de extremo bom gosto, não importando muito em que sub-estilo ele irá se encaixar.
Outras resenhas de Symbol of Life - Paradise Lost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
O grande problema dos australianos, brasileiros e ingleses, segundo ex-roadie do Sepultura
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield

A música do Motörhead que vocalista do Paradise Lost considera "sensual"
Paradise Lost divulga vídeo de "Salvation", faixa de seu novo disco de estúdio
O álbum "diferentão" do Paradise Lost que Nick Holmes considera ótimo
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Greg Mackintosh relutou, mas cover que ele não queria gravar virou "hit" do Paradise Lost
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


