Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Paulo Andrade
Enviar correções  |  Comentários  | 

O bebê nu que nada em águas azuis em busca de uma nota de um dólar é sem sombra de dúvidas uma das mais conhecidas capas de álbum da década de 90. A imagem da criança inocente buscando por dinheiro marcou uma geração.


O bebê da capa é Spencer Elden, então com quatro meses de idade. A inspiração para a foto veio de Kurt Cobain e Dave Grohl, inspirados por um documentário sobre bebês que nasciam debaixo da água. Como as imagens destes nascimentos eram fortes demais, a banda preferiu uma foto de um bebê nadando. Após tentar sem sucesso comprar uma imagem deste tipo em um banco de fotos publicitárias, o diretor de arte Robert Fisher contratou o fotógrafo submarino Kirk Weddle para a missão, e Spencer Elden, filho dos amigos do fotógrado, Renata e Rick Elden, foi o escolhido. Foi de Kurt a idéia de acrescentar à foto a nota de um dólar pendurada no anzol.

Renata, a mãe de Spencer, comenta: "Foi muito rápido. Estávamos ambos dentro da água com o bebê. O soltei dentro da água três vezes e Kirk conseguiu a imagem definitiva após tirar apenas uma dúzia de fotos."

O pai, Rick, comenta: "Na época achamos que o Nirvana era apenas mais uma banda grunge de fama efêmera. Apenas quatro meses depois, quando dirigíamos pela Sunset Boulevard e vimos as fotos de Spencer em cartazes é que percebemos o quanto estávamos enganados."

Quando da foto original, nem o bebê nem seus pais receberam nenhum tipo de pagamento. Mais tarde, porém, Spencer recebeu do Nirvana uma cópia em platina do álbum Nevermind. Spencer Elden, que não é um grande fã do Nirvana, comenta: "Não é grande coisa. Mas eu tive um professor que ficou muito impressionado quando soube que era eu o menino na capa do álbum."


Em 2001, quando do aniversário de 10 anos do álbum "Nevermind" e do lançamento do box-set póstumo "Nirvana", a revista Rolling Stone recriou a foto de Spencer, desta vez com onze anos e nadando atrás de uma nota de 10 dólares. O fotógrafo foi novamente Kirk Weddle, o mesmo da famosa primeira foto de Spencer. Desta vez o modelo recebeu US$140 pelo seu trabalho.


Foi também iniciativa da Rolling Stone uma nova recriação de Nevermind, desta vez com Bart Simpson no lugar do protagonista. Em uma edição comemorativa da revista foram usadas três diferentes capas com personagens dos Simpsons recriando imagens clássicas do rock. Além da capa de Nevermind foram homenageadas as capas de "Abbey Road" dos Beatles e "Born In The USA" de Bruce Springsteen. Na versão da capa de Nevermind publicada, foi omitido o pênis de Bart Simpson, por questão de censura. Grande fã dos Simpsons, Spencer considerou esta uma grande homenagem: "Isso, sim, foi algo realmente legal!".


Em 2003, doze anos depois de ilustrar Nevermind, Spencer Elden novamente foi fotografado para uma capa de álbum. Cevin Key, da banda Skinny Puppy, escolheu Spencer para protagonizar a capa de seu álbum solo, "The Dragon Experience". Conseguiu o contato graças ao fato de sua namorada ter sido babá de Spencer. Foi a mesma namorada a responsável por tirar a foto que aparece na capa do álbum de Cevin. Novamente Spencer não recebeu pagamento em dinheiro, mas apenas um poster da imagem da capa.

Comenta Spencer: "A cada cinco anos alguém vai me ligar e perguntar algo sobre a foto em Nevermind... e provavelmente vou terminar ganhando algum dinheiro com isso." É, sem sombra de dúvidas, o mesmo menino que, ainda aos quatro meses, já nadava atrás de dinheiro.

Leia no link abaixo outras matérias sobre Elden.
5000 acessosNirvana: entrevista com garoto da capa do "Nevermind"3371 acessosBebê da capa de 'Nevermind' volta a ilustrar disco5000 acessosNirvana: bebê da capa de "Nevermind" novamente na piscina

Comente: Nevermind é a mais icônica capa de álbum da década de 90?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

3371 acessosBebê da capa de 'Nevermind' volta a ilustrar disco5000 acessosNirvana: entrevista com garoto da capa do "Nevermind"5000 acessosNirvana: bebê da capa de "Nevermind" novamente na piscina5000 acessosCrianças: veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras4627 acessosSpencer Elden: "o pênis mais famoso da indústria musical"5000 acessosNirvana: Bebê da capa de Nevermind planta tomates para viver5000 acessosNirvana: Bebê de Nevermind recria a capa (de novo) 25 anos depois

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 12 de março de 2013
Post de 12 de julho de 2014
Post de 30 de maio de 2015
Post de 28 de maio de 2016
Post de 20 de agosto de 2016
Post de 08 de janeiro de 2017

NirvanaNirvana
Krist Novoselic reage à sugestão de mais reuniões da banda

318 acessosGarbage: "o próximo Nirvana está lá fora"482 acessosFoo Fighters: "quando o Nirvana acabou eu me senti incompleto"1355 acessosNirvana: "falei para Kurt que a sua alma era espiritualmente vazia"420 acessosDave Grohl: camisas do Nirvana são mais populares entre crianças1028 acessosNirvana: engenheiro de som falando sobre a era "Bleach"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

NirvanaNirvana
As dez piores músicas da banda

Q MagazineQ Magazine
As canções que mudaram o mundo

NirvanaNirvana
"Teoria é um desperdício de tempo", dizia Kurt

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Capas"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Bon JoviBon Jovi
Chocando companheiros de banda com confissão

HumorHumor
O que os fãs de rock pedem para beber em um bar?

Courtney LoveCourtney Love
Ajudando a resolver os maiores mistérios da humanidade

5000 acessosDeath Metal: menina de 6 anos detona no America's Got Talent5000 acessosMegadeth: os melhores álbuns da banda segundo o About.com5000 acessosSasha Grey: sua real paixão pela música de atitude e sua coleção de vinil5000 acessosDuff McKagan: Pelado com a esposa em foto para a PETA5000 acessosQuadrinhos: Top 20 das capas do Rock criadas por artistas do gênero5000 acessosMegadeth: Mustaine não chamou Dave Lombardo por causa do cabelo?

Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online