Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Paulo Andrade
Enviar correções  |  Comentários  | 

O bebê nu que nada em águas azuis em busca de uma nota de um dólar é sem sombra de dúvidas uma das mais conhecidas capas de álbum da década de 90. A imagem da criança inocente buscando por dinheiro marcou uma geração.


O bebê da capa é Spencer Elden, então com quatro meses de idade. A inspiração para a foto veio de Kurt Cobain e Dave Grohl, inspirados por um documentário sobre bebês que nasciam debaixo da água. Como as imagens destes nascimentos eram fortes demais, a banda preferiu uma foto de um bebê nadando. Após tentar sem sucesso comprar uma imagem deste tipo em um banco de fotos publicitárias, o diretor de arte Robert Fisher contratou o fotógrafo submarino Kirk Weddle para a missão, e Spencer Elden, filho dos amigos do fotógrado, Renata e Rick Elden, foi o escolhido. Foi de Kurt a idéia de acrescentar à foto a nota de um dólar pendurada no anzol.

Renata, a mãe de Spencer, comenta: "Foi muito rápido. Estávamos ambos dentro da água com o bebê. O soltei dentro da água três vezes e Kirk conseguiu a imagem definitiva após tirar apenas uma dúzia de fotos."

O pai, Rick, comenta: "Na época achamos que o Nirvana era apenas mais uma banda grunge de fama efêmera. Apenas quatro meses depois, quando dirigíamos pela Sunset Boulevard e vimos as fotos de Spencer em cartazes é que percebemos o quanto estávamos enganados."

Quando da foto original, nem o bebê nem seus pais receberam nenhum tipo de pagamento. Mais tarde, porém, Spencer recebeu do Nirvana uma cópia em platina do álbum Nevermind. Spencer Elden, que não é um grande fã do Nirvana, comenta: "Não é grande coisa. Mas eu tive um professor que ficou muito impressionado quando soube que era eu o menino na capa do álbum."


Em 2001, quando do aniversário de 10 anos do álbum "Nevermind" e do lançamento do box-set póstumo "Nirvana", a revista Rolling Stone recriou a foto de Spencer, desta vez com onze anos e nadando atrás de uma nota de 10 dólares. O fotógrafo foi novamente Kirk Weddle, o mesmo da famosa primeira foto de Spencer. Desta vez o modelo recebeu US$140 pelo seu trabalho.


Foi também iniciativa da Rolling Stone uma nova recriação de Nevermind, desta vez com Bart Simpson no lugar do protagonista. Em uma edição comemorativa da revista foram usadas três diferentes capas com personagens dos Simpsons recriando imagens clássicas do rock. Além da capa de Nevermind foram homenageadas as capas de "Abbey Road" dos Beatles e "Born In The USA" de Bruce Springsteen. Na versão da capa de Nevermind publicada, foi omitido o pênis de Bart Simpson, por questão de censura. Grande fã dos Simpsons, Spencer considerou esta uma grande homenagem: "Isso, sim, foi algo realmente legal!".


Em 2003, doze anos depois de ilustrar Nevermind, Spencer Elden novamente foi fotografado para uma capa de álbum. Cevin Key, da banda Skinny Puppy, escolheu Spencer para protagonizar a capa de seu álbum solo, "The Dragon Experience". Conseguiu o contato graças ao fato de sua namorada ter sido babá de Spencer. Foi a mesma namorada a responsável por tirar a foto que aparece na capa do álbum de Cevin. Novamente Spencer não recebeu pagamento em dinheiro, mas apenas um poster da imagem da capa.

Comenta Spencer: "A cada cinco anos alguém vai me ligar e perguntar algo sobre a foto em Nevermind... e provavelmente vou terminar ganhando algum dinheiro com isso." É, sem sombra de dúvidas, o mesmo menino que, ainda aos quatro meses, já nadava atrás de dinheiro.

Leia no link abaixo outras matérias sobre Elden.
5000 acessosNirvana: entrevista com garoto da capa do "Nevermind"3350 acessosBebê da capa de 'Nevermind' volta a ilustrar disco5000 acessosNirvana: bebê da capa de "Nevermind" novamente na piscina

Comente: Nevermind é a mais icônica capa de álbum da década de 90?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

3350 acessosBebê da capa de 'Nevermind' volta a ilustrar disco5000 acessosNirvana: entrevista com garoto da capa do "Nevermind"5000 acessosNirvana: bebê da capa de "Nevermind" novamente na piscina5000 acessosCrianças: veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras4587 acessosSpencer Elden: "o pênis mais famoso da indústria musical"5000 acessosNirvana: Bebê da capa de Nevermind planta tomates para viver5000 acessosNirvana: Bebê de Nevermind recria a capa (de novo) 25 anos depois

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 12 de março de 2013
Post de 12 de julho de 2014
Post de 30 de maio de 2015
Post de 28 de maio de 2016
Post de 20 de agosto de 2016
Post de 08 de janeiro de 2017

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

296 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!1513 acessosNirvana: entrevistas em vídeo no Brasil surgem completas423 acessosKurt Cobain: outros insights a partir de algumas de suas pinturas1683 acessosNirvana: vídeo raro de 1988, com Dale Crover na bateria, surge0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

KerrangKerrang
Os 10 clipes mais ofensivos de todos os tempos

Kurt CobainKurt Cobain
A teoria de assassinato do músico

Faith No MoreFaith No More
"Endeusar o Nirvana é ridículo", diz Billy Gould

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Capas"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

HumorHumor
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?

QueenQueen
Ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos

Phil AnselmoPhil Anselmo
Vocalista mostra seu barraco em Louisiana

5000 acessosKid Vinil: "Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"5000 acessosA História do Burzum5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19815000 acessosSoundgarden: Matt Cameron faz breve comentário sobre Chris Cornell5000 acessosLemmy Kilmister: Enquanto isso, lá embaixo...4583 acessosRock and Roll: as 10 melhores harmonias vocais de todos os tempos

Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online