Black Sabbath: em 13 de fevereiro de 1970, o início de tudo
Resenha - Black Sabbath - Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2019
Nota: 10
Dia 13 de fevereiro de 1970, Inglaterra. Uma banda, até então desconhecida, lança seu primeiro disco. Tanto o disco quanto a banda levam um nome que você certamente conhece bem nos dias de hoje: BLACK SABBATH.
Black Sabbath - Mais Novidades
O primeiro álbum da banda de Birmingham trazia uma mistura de rock and roll, blues e hard rock, tudo com um pouco mais de peso. Além disso, a atmosfera sombria (começando pela MAGNÍFICA capa), as letras que tratavam de temas ocultos e o clima de desgraça presente nas faixas tornavam o som do BLACK SABBATH algo único. Senhoras e senhores, o mundo começava a conhecer de verdade o que hoje chamamos de Heavy Metal. É claro que já existia uma cena para a música pesada, mas a proposta inovadora do BLACK SABBATH em seu primeiro disco é assustadora, e nada similar havia surgido até então.
Influência direta para os rumos que a música pesada tomou dali em diante, o debut do SABBATH é relembrado por um número assustados de fãs e músicos do estilo. Um disco definitivo, e um dos poucos na historia da música que pode ser considerado uma unanimidade.
A faixa que leva o nome do disco e da banda é um marco. O início tenebroso, com barulhos de chuva, sinos e um clima de filme de terror, já é um anúncio do que estava por vir. Sem saber, os caras criaram a primeira música Heavy Metal e o primeiro Doom Metal da historia. Coisa de quem é mestre.
Continuando com o clima pesado, "N.I.B." e a gigante introdução criada por Geezer Butler é um patrimônio da música pesada mundial. Sua clássica frase "... my name is Lucifer, please take my hand" é algo chocante até os dias de hoje.
Outro grande destaque da bolacha é a psicodélica "The Wizard" (um suco dos anos 1960/1970), que já não é tão sombria. A viagem continua com "Behind The Wall Of Sleep". Aliás, esse clima mais Rock And Roll é bastante presente no álbum, inclusive no cover para "Evil Woman". Essa última música, aliás, foi substituída pela insana e frenética "Wicked World". Ainda há outro cover no disco: "The Warning", um prato cheio para quem gosta de riffs e mais riffs.
O que Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward fizeram é algo único, e ficará marcado para sempre na historia. O primeiro disco da banda é fundamental na criação do Heavy Metal como o conhecemos, além de várias de suas ramificações: o Doom, o Thrash, o Death, o Black, e por aí vai.
Um disco fundamental. Uma obra prima. Sua audição deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas do planeta.
Ouça essa maravilha, e comemore mais um aniversário de um disco que certamente mudou a sua vida!
Outras resenhas de Black Sabbath - Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps