Black Sabbath: em 13 de fevereiro de 1970, o início de tudo
Resenha - Black Sabbath - Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dia 13 de fevereiro de 1970, Inglaterra. Uma banda, até então desconhecida, lança seu primeiro disco. Tanto o disco quanto a banda levam um nome que você certamente conhece bem nos dias de hoje: BLACK SABBATH.
Black Sabbath - Mais Novidades
O primeiro álbum da banda de Birmingham trazia uma mistura de rock and roll, blues e hard rock, tudo com um pouco mais de peso. Além disso, a atmosfera sombria (começando pela MAGNÍFICA capa), as letras que tratavam de temas ocultos e o clima de desgraça presente nas faixas tornavam o som do BLACK SABBATH algo único. Senhoras e senhores, o mundo começava a conhecer de verdade o que hoje chamamos de Heavy Metal. É claro que já existia uma cena para a música pesada, mas a proposta inovadora do BLACK SABBATH em seu primeiro disco é assustadora, e nada similar havia surgido até então.
Influência direta para os rumos que a música pesada tomou dali em diante, o debut do SABBATH é relembrado por um número assustados de fãs e músicos do estilo. Um disco definitivo, e um dos poucos na historia da música que pode ser considerado uma unanimidade.
A faixa que leva o nome do disco e da banda é um marco. O início tenebroso, com barulhos de chuva, sinos e um clima de filme de terror, já é um anúncio do que estava por vir. Sem saber, os caras criaram a primeira música Heavy Metal e o primeiro Doom Metal da historia. Coisa de quem é mestre.
Continuando com o clima pesado, "N.I.B." e a gigante introdução criada por Geezer Butler é um patrimônio da música pesada mundial. Sua clássica frase "... my name is Lucifer, please take my hand" é algo chocante até os dias de hoje.
Outro grande destaque da bolacha é a psicodélica "The Wizard" (um suco dos anos 1960/1970), que já não é tão sombria. A viagem continua com "Behind The Wall Of Sleep". Aliás, esse clima mais Rock And Roll é bastante presente no álbum, inclusive no cover para "Evil Woman". Essa última música, aliás, foi substituída pela insana e frenética "Wicked World". Ainda há outro cover no disco: "The Warning", um prato cheio para quem gosta de riffs e mais riffs.
O que Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward fizeram é algo único, e ficará marcado para sempre na historia. O primeiro disco da banda é fundamental na criação do Heavy Metal como o conhecemos, além de várias de suas ramificações: o Doom, o Thrash, o Death, o Black, e por aí vai.
Um disco fundamental. Uma obra prima. Sua audição deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas do planeta.
Ouça essa maravilha, e comemore mais um aniversário de um disco que certamente mudou a sua vida!
Outras resenhas de Black Sabbath - Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
A música do Nightwish que mais ganhou interpretações diferentes, segundo Tuomas
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O disco do Judas Priest que "reinventou o metal", segundo Tom G. Warrior
O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
Em rara entrevista, Mary Austin lembra últimas palavras de Freddie Mercury
A versão "errada" de clássico do Yes que fez a banda explodir
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti
Kisser relembra bastidores do "Big Four" e medo de Lars de entrar no camarim do Slayer
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira do Slipknot
A hilária reação de Keith Richards ao encontrar músicos do Maneskin
Black Sabbath: 40 anos do primeiro álbum de metal?
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



