Black Sabbath: em 13 de fevereiro de 1970, o início de tudo
Resenha - Black Sabbath - Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dia 13 de fevereiro de 1970, Inglaterra. Uma banda, até então desconhecida, lança seu primeiro disco. Tanto o disco quanto a banda levam um nome que você certamente conhece bem nos dias de hoje: BLACK SABBATH.
O primeiro álbum da banda de Birmingham trazia uma mistura de rock and roll, blues e hard rock, tudo com um pouco mais de peso. Além disso, a atmosfera sombria (começando pela MAGNÍFICA capa), as letras que tratavam de temas ocultos e o clima de desgraça presente nas faixas tornavam o som do BLACK SABBATH algo único. Senhoras e senhores, o mundo começava a conhecer de verdade o que hoje chamamos de Heavy Metal. É claro que já existia uma cena para a música pesada, mas a proposta inovadora do BLACK SABBATH em seu primeiro disco é assustadora, e nada similar havia surgido até então.
Black Sabbath - Mais Novidades
Influência direta para os rumos que a música pesada tomou dali em diante, o debut do SABBATH é relembrado por um número assustados de fãs e músicos do estilo. Um disco definitivo, e um dos poucos na historia da música que pode ser considerado uma unanimidade.
A faixa que leva o nome do disco e da banda é um marco. O início tenebroso, com barulhos de chuva, sinos e um clima de filme de terror, já é um anúncio do que estava por vir. Sem saber, os caras criaram a primeira música Heavy Metal e o primeiro Doom Metal da historia. Coisa de quem é mestre.
Continuando com o clima pesado, "N.I.B." e a gigante introdução criada por Geezer Butler é um patrimônio da música pesada mundial. Sua clássica frase "... my name is Lucifer, please take my hand" é algo chocante até os dias de hoje.
Outro grande destaque da bolacha é a psicodélica "The Wizard" (um suco dos anos 1960/1970), que já não é tão sombria. A viagem continua com "Behind The Wall Of Sleep". Aliás, esse clima mais Rock And Roll é bastante presente no álbum, inclusive no cover para "Evil Woman". Essa última música, aliás, foi substituída pela insana e frenética "Wicked World". Ainda há outro cover no disco: "The Warning", um prato cheio para quem gosta de riffs e mais riffs.
O que Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward fizeram é algo único, e ficará marcado para sempre na historia. O primeiro disco da banda é fundamental na criação do Heavy Metal como o conhecemos, além de várias de suas ramificações: o Doom, o Thrash, o Death, o Black, e por aí vai.
Um disco fundamental. Uma obra prima. Sua audição deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas do planeta.
Ouça essa maravilha, e comemore mais um aniversário de um disco que certamente mudou a sua vida!
Outras resenhas de Black Sabbath - Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
Quem são as 4 figuras femininas citadas por Paulo Ricardo em "Olhar 43" do RPM
Renato Russo compôs para Cássia Eller pensando em ícone do rock que Cássia não conhecia
Quem é a pastora que foi grande responsável pela conversão de Rodolfo do Raimundos

Black Sabbath: 40 anos do primeiro álbum de metal?

O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



