Black Sabbath: A famosa estreia do quarteto britânico
Resenha - Black Sabbath - Black Sabbath
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 21 de abril de 2011
Gravado em 48 horas, com banda ao vivo e um som incrivelmente pesado e mórbido. Foi assim que, em 13 de fevereiro de 1970, numa sexta-feira, a banda Black Sabbath lançou seu primeiro álbum homônimo. O grupo ganhou esse nome porque, segundo o baixista Geezer Butler, eles não entendiam como pessoas iam assistir filmes de terror se sabiam que iam se assustar. Pensavam em fazer um sucesso parecido com seu som diferente.
Black Sabbath - Mais Novidades
A música "Black Sabbath" abre o CD mostrando a voz nasalada do famoso frontman Ozzy Osbourne e os acordes na guitarra elétrica que se assemelham a barulhos de trovões, acompanhados por um fundo que lembra uma tempestade. O clima de terror e o medo da figura demoníaca atraem o ouvinte logo nessa entrada. Próximo dos últimos minutos, o guitarrista Tony Iommi mostra seu talento para as improvisações e faz um solo com escalas aproveitando o retorno do seu instrumento.
Apesar de definirem o som do gênero heavy metal nesse material obscuro, "The Wizard" é uma faixa que mostra a influência de folk no som do quarteto inglês, que integra o som de gaita com guitarras ritmadas. Ozzy abandona a voz de medo e ganha um tom maleável que mostra seu talento como intérprete. "Behind the Wall of Sleep" abusa de um fraseado marcante dos instrumentos que também mostram outro talento da banda inteira como criadora de sequências marcantes.
Essas características são elevadas ao máximo em "N.I.B." (música em homenagem ao apelido do baterista Bill Ward por sua barba). Com um refrão de guitarra elétrica grudendo que surge depois de um solo de baixo de Gezzer, Ozzy começa a cantar em um ritmo blues rock, que lembra a música negra americana. O tema abordado pela canção é similar ao de "Black Sabbath", mas do ponto de vista de Lúcifer, o diabo em pessoa. Iommi mostra novamente seu dom para a criação de inovações como solista e coloca uma improvissão digna de um bom jazz no meio da música.
"Evil Woman" tem a pegada de um bom single - com uma letra deslocada do resto do CD - e sai da temática religião e espiritualidade normal do Black Sabbath. A pegada da música é bem pop, o que mostra a influência de Beatles nas interpretações de Ozzy Osbourne. A canção, originalmente, é um cover de uma banda chamada Crow, que destoa do restante do álbum.
"Sleeping Village" rouba a cena com um acústico melancólico de abertura, saindo um pouco do som elétrico. Ozzy canta a lamentação e o isolamento de uma vila interiorana. A abertura breve reflete o modo de vida que os Sabbath tinham em Birmingham, uma cidade pobre e cinza na época em que eles faziam sua rock´n´roll. A música encerra com improvisações da guitarra, bateria e baixo, mostrando a habilidade dos integrantes em quebrar regras de harmonia ou de regularidade em suas criações.
"Warning" mostra as habilidades individuais de cada integrante da banda em um grande jam de 10 minutos. Em "Wicked World", os fraseados da guitarra elétrica voltam com um Ozzy cantando em um volume mais agudo e rápido.
Apesar de algumas criações puxadas pelo jazz e pelo blues mais puro, esse material do Sabbath é bem fácil e divertido de se ouvir. Algumas construções complexas nas músicas ficam mais leves com a combinação de acordes simples que a banda escolheu. O material também é uma chance de ouvir a voz de Ozzy Osbourne no começo de carreira. É um disco de 41 anos que continua agradável para se apreciar hoje, sem perder suas qualidades.
Outras resenhas de Black Sabbath - Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
A canção do The Who que Pete Townshend achava horrível e acabou vendendo mais de 1 milhão
O clássico do hard rock dos anos 1980 que banda achou tão ruim que regravou
Marcelo Nova e Drake Nova lançam álbum "Onde Judas Perdeu As Botas" pela Radar Records
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A banda que salvou o heavy metal nos anos 1990, segundo Rob Halford
Black Sabbath: 40 anos do primeiro álbum de metal?
Black Sabbath: em 13 de fevereiro de 1970, o início de tudo
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
A coisa inacreditável que fãs achavam que o Black Sabbath podia fazer com eles
A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



