Alquimia: segundo capítulo de uma pérola do metal espanhol
Resenha - Espiritual - Alquimia
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 16 de janeiro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dois anos após um excelente álbum de estreia autointitulado, o projeto espanhol Alquimia, liderado pelo guitarrista Alberto Rionda, marcou o final de 2015 com mais um episódio de sua ainda curta história. Espiritual resgata toda a energia e a atmosfera melódica que agradaram em Alquimia.
Como é comum na carreira de Alberto, o álbum mescla faixas rápidas e lentas. Os pontos altos ficam por conta da abertura "Indomable", da longa "Sol Negro" e do encerramento "Almas Unidas". "Caballo Branco" e "Morir por Nada" são outras faixas memoráveis. É curiosa a total ausência de baladas aqui, embora haja algumas passagens lentas ao longo do trabalho.
Ainda me surpreendo com o quanto o idioma espanhol cai bem no power metal. Mais até do que o português. Na verdade, o espanhol e suas variantes vão bem em quase qualquer tipo de música, mas há um charme a mais nesta ramificação do metal. A vantagem é que fica mais fácil entender as belas letras que permeiam um instrumental impecável. É um álbum que não traz nada de muito extraordinário, mas acerta ao não abandonar a língua nativa dos integrantes.
Acerta também, e principalmente, ao se manter fiel aos princípios musicais estabelecidos na estreia. Assim, o Alquimia se firma como um nome forte não só do metal espanhol, mas do power metal como um todo. Se você gosta de Stratovarius, Blind Guardian e Sonata Arctica, não há por que não ouvir Alquimia também.
Um disco que passará em branco devido à diminuta fama do Alquimia e também por sua fraca disponibilidade - não está nos iTunes da vida, por enquanto só pode ser comprado diretamente na loja oficial da banda. O que é uma pena, pois o lançamento está em pé de igualdade com Eternal (do Stratovarius) e My God-Given Right (do Helloween).
PS: Este álbum foi lançado em dezembro de 2015. Por motivos de saúde, só foi possível publicar a resenha agora, em 2016.
Abaixo, a faixa "Almas Unidas":
Track-list:
1. "Indomable"
2. "La Flor en el Hielo"
3. "Éxodo"
4. "Caballero Blanco"
5. "El Ocaso de los Dioses"
6. "Espiritual"
7. "Vulnerable"
8. "Sol Negro"
9. "Morir por Nada"
10. "Almas Unidas"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
G1 coloca shows de rock entre os melhores do primeiro final de semana do Rock in Rio
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Tudo melhorou ao largar vegetarianismo e passar a comer animais selvagens, diz Kiedis
Brian Johnson revela segredo obscuro de Angus Young, guitarrista do AC/DC
O surpreendente padrão de Renato Russo para aprovar fotos do 1º disco da Legião

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



