Attractha: Heavy que balança entre Hard, Melódico e Thrash
Resenha - Engraved - Attractha
Por Igor Miranda
Postado em 12 de abril de 2013
Vez ou outra, recebo materiais realmente impressionantes para serem avaliados. Dificilmente chega coisa ruim, mas entre os casos surpreendentes que me recordo mais facilmente, estão o Lancelot Lynx e o Gametas, entre outros que podem ser conferidos em nossa seção de bandas independentes.
Posso dizer que o AttracthA, com proposta diferente, se enquadra entre essas bandas que me deixaram eufórico logo de imediato. O grupo foi formado em 2007 pelo baterista Humberto Zambrin, que havia retornado recentemente ao meio musical. Idas e vindas na formação fizeram que a mesma se desfizesse, voltando apenas em 2012 com Zambrin, Marcos de Canha (vocal), Ricardo Oliveira (guitarra) e Guilherme Momesso (baixo).
Durante esse hiato, mais exatamente entre 2008 e 2012, Ricardo Oliveira continuou compondo. O resultado dessa "pausa criativa" foram aproveitadas no primeiro registro da banda de São Paulo, o EP Engraved, lançado em 2013.
Engraved impressiona por dois principais aspectos, raros em bandas atuais. O primeiro é a maturidade do material apresentado. A banda sabe o caminho pelo qual deseja seguir, demonstrando isso nas quatro faixas de forma linear. O segundo é o misto de influências que gera um som único e certa originalidade. No caso do AttracthA, o som Heavy Metal balança entre elementos de sons mais pesados, como do Thrash, no instrumental; enquanto que a voz traz aspectos melódicos, comuns no Power Metal, Hard Rock e discípulos de Bruce Dickinson.
Além disso, há de se elogiar a lúcida produção de Engraved e a performance dos quatro músicos. Os envolvidos mandam muito bem do começo ao fim, indo direto ao ponto sem os costumeiros malabarismos e sem procurar destaques individuais. Só senti falta do uso de vocais graves por parte de Marcos de Canha – mas é algo que a experiência, com outros trabalhos, pode ensinar.
Caso continue seguindo este caminho, imagino que o AttracthA terá repercussão internacional. Trabalho diferenciado e bem feito. Merece toda a atenção do leitor da Van.
Site oficial:
http://www.attractha.com/.
Marcos de Canha (vocal)
Ricardo Oliveira (guitarra)
Leonardo Martinz (baixo – apenas gravou)
Humberto Zambrin (bateria)
Músico adicional:
Zeca Leme (voz adicional)
01. Darkness
02. The Choice
03. Blessing Life
04. Beginning
Outras resenhas de Engraved - Attractha
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
A opinião de Lucinha, mãe de Cazuza, sobre o atual vocalista do Barão Vermelho

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



