Attractha: Heavy que balança entre Hard, Melódico e Thrash
Resenha - Engraved - Attractha
Por Igor Miranda
Postado em 12 de abril de 2013
Vez ou outra, recebo materiais realmente impressionantes para serem avaliados. Dificilmente chega coisa ruim, mas entre os casos surpreendentes que me recordo mais facilmente, estão o Lancelot Lynx e o Gametas, entre outros que podem ser conferidos em nossa seção de bandas independentes.
Posso dizer que o AttracthA, com proposta diferente, se enquadra entre essas bandas que me deixaram eufórico logo de imediato. O grupo foi formado em 2007 pelo baterista Humberto Zambrin, que havia retornado recentemente ao meio musical. Idas e vindas na formação fizeram que a mesma se desfizesse, voltando apenas em 2012 com Zambrin, Marcos de Canha (vocal), Ricardo Oliveira (guitarra) e Guilherme Momesso (baixo).
Durante esse hiato, mais exatamente entre 2008 e 2012, Ricardo Oliveira continuou compondo. O resultado dessa "pausa criativa" foram aproveitadas no primeiro registro da banda de São Paulo, o EP Engraved, lançado em 2013.
Engraved impressiona por dois principais aspectos, raros em bandas atuais. O primeiro é a maturidade do material apresentado. A banda sabe o caminho pelo qual deseja seguir, demonstrando isso nas quatro faixas de forma linear. O segundo é o misto de influências que gera um som único e certa originalidade. No caso do AttracthA, o som Heavy Metal balança entre elementos de sons mais pesados, como do Thrash, no instrumental; enquanto que a voz traz aspectos melódicos, comuns no Power Metal, Hard Rock e discípulos de Bruce Dickinson.
Além disso, há de se elogiar a lúcida produção de Engraved e a performance dos quatro músicos. Os envolvidos mandam muito bem do começo ao fim, indo direto ao ponto sem os costumeiros malabarismos e sem procurar destaques individuais. Só senti falta do uso de vocais graves por parte de Marcos de Canha – mas é algo que a experiência, com outros trabalhos, pode ensinar.
Caso continue seguindo este caminho, imagino que o AttracthA terá repercussão internacional. Trabalho diferenciado e bem feito. Merece toda a atenção do leitor da Van.
Site oficial:
http://www.attractha.com/.
Marcos de Canha (vocal)
Ricardo Oliveira (guitarra)
Leonardo Martinz (baixo – apenas gravou)
Humberto Zambrin (bateria)
Músico adicional:
Zeca Leme (voz adicional)
01. Darkness
02. The Choice
03. Blessing Life
04. Beginning
Outras resenhas de Engraved - Attractha
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
Five Finger Death Punch lança "Legacy", o álbum que marca seus 20 anos de carreira
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda
Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
Como Nando Reis finalmente aceitou projeto da reunião dos Titãs, segundo seu empresário



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



