Attractha: Heavy que balança entre Hard, Melódico e Thrash
Resenha - Engraved - Attractha
Por Igor Miranda
Postado em 12 de abril de 2013
Vez ou outra, recebo materiais realmente impressionantes para serem avaliados. Dificilmente chega coisa ruim, mas entre os casos surpreendentes que me recordo mais facilmente, estão o Lancelot Lynx e o Gametas, entre outros que podem ser conferidos em nossa seção de bandas independentes.
Posso dizer que o AttracthA, com proposta diferente, se enquadra entre essas bandas que me deixaram eufórico logo de imediato. O grupo foi formado em 2007 pelo baterista Humberto Zambrin, que havia retornado recentemente ao meio musical. Idas e vindas na formação fizeram que a mesma se desfizesse, voltando apenas em 2012 com Zambrin, Marcos de Canha (vocal), Ricardo Oliveira (guitarra) e Guilherme Momesso (baixo).
Durante esse hiato, mais exatamente entre 2008 e 2012, Ricardo Oliveira continuou compondo. O resultado dessa "pausa criativa" foram aproveitadas no primeiro registro da banda de São Paulo, o EP Engraved, lançado em 2013.
Engraved impressiona por dois principais aspectos, raros em bandas atuais. O primeiro é a maturidade do material apresentado. A banda sabe o caminho pelo qual deseja seguir, demonstrando isso nas quatro faixas de forma linear. O segundo é o misto de influências que gera um som único e certa originalidade. No caso do AttracthA, o som Heavy Metal balança entre elementos de sons mais pesados, como do Thrash, no instrumental; enquanto que a voz traz aspectos melódicos, comuns no Power Metal, Hard Rock e discípulos de Bruce Dickinson.
Além disso, há de se elogiar a lúcida produção de Engraved e a performance dos quatro músicos. Os envolvidos mandam muito bem do começo ao fim, indo direto ao ponto sem os costumeiros malabarismos e sem procurar destaques individuais. Só senti falta do uso de vocais graves por parte de Marcos de Canha – mas é algo que a experiência, com outros trabalhos, pode ensinar.
Caso continue seguindo este caminho, imagino que o AttracthA terá repercussão internacional. Trabalho diferenciado e bem feito. Merece toda a atenção do leitor da Van.
Site oficial:
http://www.attractha.com/.
Marcos de Canha (vocal)
Ricardo Oliveira (guitarra)
Leonardo Martinz (baixo – apenas gravou)
Humberto Zambrin (bateria)
Músico adicional:
Zeca Leme (voz adicional)
01. Darkness
02. The Choice
03. Blessing Life
04. Beginning
Outras resenhas de Engraved - Attractha
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
A canção pesada que deixou Ozzy Osbourne e Ritchie Blackmore impressionados
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
O solo de Jimmy Page que Robert Plant odiava: "Você começa a parecer um pouco idiota"
Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre ele
A condição "ofensiva e degradante" para participar do Chacrinha, segundo Dinho

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



