O segundo álbum mais influente de todos os tempos, de acordo com Roger Waters
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de setembro de 2024
O músico Roger Waters é um dos mais influentes da história, já que seu trabalho com o Pink Floyd é muito lembrado e discos como "The Wall" e "Dark Side of the Moon" figuram entre os mais amados de todos os tempos.
Naquele mesmo fim da década de 1960, surgia também a The Band, formada por canadenses e que acabou obtendo certa notoriedade dentro do folk e country rock. O disco de estreia deles, "Music From Big Pink" (1968) teve grande impacto em Waters, que comentou sobre ele em entrevista resgatada pela Far Out. Ele afirmou que tirando o icônico "Sgt. Peppers" dos Beatles, esse é o disco mais influente da história.
"Aquele disco mudou tudo para mim. Depois de ‘Sgt Pepper’, é o disco mais influente na história do rock’n’roll. Isso afetou profundamente o Pink Floyd. Sonicamente, a forma como o disco é construído, eu acho que 'Music From Big Pink' é fundamental para tudo que aconteceu depois."
Quem foi a The Band?
Formada em Toronto em 1967, a banda The Band marcou a história do rock com sua mistura singular de roots rock, folk e country. Originalmente composta por Robbie Robertson, Richard Manuel, Garth Hudson, Rick Danko e Levon Helm, o grupo inicialmente atuou como banda de apoio do cantor Ronnie Hawkins antes de alcançar fama própria.
O nome "The Band" refletia sua intenção de se destacar não apenas como músicos de apoio, mas como criadores de sua própria música. O grupo lançou dois álbuns influentes no final da década de 1960: "Music from Big Pink" (1968) e "The Band" (1969).
A sonoridade da banda, que misturava elementos do country com o rock e influências de Stax e Motown, a tornou uma das mais respeitadas da época. Embora a formação original tenha se desfeito em 1976, The Band se reuniu em 1983 e continuou sua carreira até 1999, sem a presença de Robertson, que havia se afastado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps