Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Por Eduardo David Krautz Chao
Postado em 24 de dezembro de 2025
Nick Cave compartilhou recentemente sua experiência ao assistir a um show do Radiohead em Londres e comparou o momento a uma verdadeira experiência espiritual. O relato foi feito em seu blog "The Red Hand Files", onde o músico costuma responder perguntas enviadas por fãs.
Na ocasião, um fã chamado Jordan, de Dublin, perguntou a Cave se ele costumava ir a shows de outros artistas. O cantor respondeu que sim, mas ressaltou que isso normalmente não acontece quando ele próprio está em turnê. Cave relatou que se sente saturado tanto do ponto de vista sonoro quanto emocional, tornando a experiência ao vivo intensa demais. Ele contou, porém, que após alguns meses afastado das estradas e com a rotina mais tranquila, sentiu um grande desejo de voltar a frequentar shows. Nesse período, revelou ter assistido a diversas apresentações marcantes, incluindo apresentações de Bob Dylan, Swans, Radiohead, Cameron Winter e Dirty Three.

Ao falar especificamente da apresentação do Radiohead na O2 Arena, em Londres, Cave destacou o impacto emocional da experiência:
"No show do Radiohead na O2 Arena, eu estava sentado no meio de vinte mil pessoas. Por mais estranho que pareça, era a primeira vez que eu estava na plateia de um show tão grande, e fiquei impressionado com a intensidade do amor no ar – pessoas dançando, gritando, chorando, se abraçando, se jogando para todos os lados. Fui impactado pela percepção do quão poderosa é a música ao vivo – que um grupo de indivíduos pode se unir e criar um som único, e que as pessoas podem se conectar com essa visão singular como se fosse a sua própria experiência. Eu pude sentir sua qualidade moral – como essa força singular tem a capacidade de curar o mundo com sua bondade."
Na sequência, Cave aprofundou ainda mais a comparação entre o show e práticas espirituais tradicionais.
"Eu pratico diversas atividades espirituais – nado em um lago, vou à igreja, caminho na natureza, medito – mas nenhuma oferece a oportunidade transcendente de um show ao vivo. É uma forma de atividade humana que irradia bondade, permeando a multidão e o mundo como uma força reparadora e cósmica, melhorando as coisas, mantendo o mal à distância. Acredito que o público do Radiohead estava respondendo não apenas à música, que foi impressionante, mas também à coragem dos artistas – a pura audácia de se apresentar diante de uma multidão e entregar suas almas. Como todos os outros presentes, fiquei profundamente comovido e humilde."
O Radiohead concluiu nesta semana, em Copenhague, sua primeira turnê pelo Reino Unido e pela Europa em sete anos. A despedida foi marcada pela emoção do vocalista Thom Yorke no palco.
Enquanto isso, Nick Cave segue com uma agenda cheia pela frente. Seu álbum mais recente, "Wild God" (2024), recebeu amplo reconhecimento da crítica, e Cave vai iniciar o ano de 2026 com uma série de dez apresentações na Austrália e na Nova Zelândia ao lado do The Bad Seeds, entre janeiro e fevereiro. Já em junho, a banda retorna à estrada na Europa, incluindo uma participação no Open'er Festival, na Polônia, que acontece entre os dias 1º e 4 de julho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal


