Van Halen: Hard Rock da década seguinte

Resenha - Van Halen II - Van Halen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em 1972, a banda GENESIS, seguindo a risca a máxima "é um longo caminho para o topo", ainda engatinhava nos corredores nada iluminados do rock n´roll. Endividada e sem uma perspectiva clara quanto ao futuro, concordou em usar uma tática radical para economizar a grana que gastavam para alugar o equipamento de som: mesmo tendo sido reprovado em uma audição anterior, o dono dos amplificadores, DAVID LEE ROTH, foi alçado ao posto de frontman dos californianos de Pasadena.
1736 acessosVan Halen: Simplesmente "FUCK"5000 acessosPreços: quanto custa para contratar a sua banda favorita

Anos antes de serem descobertos pro GENE SIMMONS nos bares da Sunset Strip, muita água rolou embaixo da ponte do VAN HALEN: além de GENESIS (nome que só foi trocado quando EDDIE se deu conta da coincidência inevitável), a banda já havia sido batizada de THE TROJAN RUBBER COMPANY, THE BROKEN COMBS, RAT SALAD, e MAMOOTH – o último antes da adoção do patronímico dos irmãos holandeses, EDDIE e ALEX. Junto ao substituto do baixista MARK STONE - o admirador de Jack Daniel´s MICHAEL ANTHONY- o VAN HALEN gravou, com esta formação, seis discos, e implantou o chip do que seria o hard rock da década seguinte.

Se em "Fair Warning"(1981) a banda adentrou ao experimentalismo e em "1984"(1984) se consolidou para a geração MTV, foram os três primeiros registros- "Van Halen I"(1978), "Van Halen II"( 1979) e "Women adn Children First" (1980) - que colocaram a guitarra "alien" de EDDIE e o vedetismo de DAVE a toda prova. Essa que, possivelmente, foi uma das melhores sequências iniciais da música, colocou o pensamento geométrico de ALLAN HOLDSWORTH ( "Ice Cream man"), a erupção vulcânica hard ( "And The Cradle Will Rock) e o pop fundido à roupagem rock n´roll ("Dance The Night Away") no mesmo balaio, dando alicerce a uma carreira que já chega a quarenta anos.

Muito além de ser uma continuação do primeiro registro, "Van Halen II" teve grande parte de suas faixas compostas nos anos anteriores - o que, mesmo assim, transparece em um disco, se não tão clássico, mais eclético do que o debut: o cover de "You´re no Good" de CLINT BALLARD Jr., feita em cima de uma escala cromática menor, ganhou uma roupagem assentada na expressão da guitarra fuzilante de EDDIE, enquanto "Spanish Fly" mostra que o guitarrista não se escondia atrás de distorção ou efeitos de phaser: executada em tapping ao violão, é uma quase homenagem a outros ídolos do guitarrista como TÁREGA e PACO DE LUCIA ; se "Bottoms Up" começa com uma citação meio bluesy e "descamba" para uma versão hard do ZZ TOP, "Outta Love Again" tem um dos vocais mais legais de ROTH no disco - uma quebradeira rítmica total, pela qual a voz do DIAMOND caminha em alto nível.

A dobradinha "Light Up In The Sky"\ "Somebody Get me a Doctor" trazem a melhor linhagem de "Atomic Punk": pancadeiras e, inevitavelmente nos fazem pensar o que seria de discos como "Too Fast For Love" ou "Shout at The Devil" sem a existência de registro como esse. Ainda na orientação mais festeira da banda, a já citada "Dance The Night Away" faz uma parceira de prima com "Beautiful Girls"- tema "mor" na discografia primitiva dos caras. Nunca escutou o disco ? Fala sério....

TRACK LIST:

1. "You're No Good"
2. "Dance the Night Away"
3. "Somebody Get Me a Doctor"
4. "Bottoms Up!"
5. "Outta Love Again"
6. "Light Up the Sky"
7. "Spanish Fly" (Instrumental)
8. "D.O.A."
9. "Women In Love"
10. "Beautiful Girls"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 23 de outubro de 2012

Van HalenVan Halen
Em "5150", uma banda mais compacta e divertida

1736 acessosVan Halen: Simplesmente "FUCK"487 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Van Halen"

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!"

Zakk WyldeZakk Wylde
Comentando os clássicos debuts do Van Halen e Guns

Van HalenVan Halen
O dia em que a banda abriu para o Bon Jovi

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Van Halen"

PreçosPreços
Quanto custa para contratar a sua banda favorita

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Os vocalistas que ele respeita e admira

Show de RockShow de Rock
As diferenças entre os anos 80 e 2000

5000 acessosMotorhead: Lemmy fala sobre ser solteiro para sempre5000 acessosEddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"5000 acessosSteve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey5000 acessosMetallica: e se "Hardwired" fosse do Slayer, Pantera, Anthrax ou Megadeth?5000 acessosSepultura: Iggor Cavalera gostaria de uma reunião5000 acessosAndre Matos: "Fui praticamente coagido a ser vocal do Viper!"

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online