Budgie: Pavimentando a rodovia para o Heavy Metal
Resenha - In For The Kill - Budgie
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 18 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se tem uma coisa chata é o tal papo de "banda injustiçada", recorrente ao se falar de grupos muito bons que não atingiram o topo da popularidade que mereceriam - BANG, CAPTAIN BEYOND, CACTUS etc, estariam nessa categoria. O problema é que a respeito de pelo menos uma delas, não me ocorre outro termo, a não ser injustiça: o BUDGIE.
É claro que uma banda que tem covers gravadas pelo METALLICA ("Breadfan" e ""Crash Course in Brain Surgery") e VAN HALEN ("In for the Kill"), não pode ser chamada de fracassada, mas, meu amigo, essa aqui merecia muito mais...
Formado em 1968, no País de Gales, o BUDGIE pavimentou a rodovia (junto com o BLUE CHEER, CREAM, BLUE OYSTER CULT e outros) para o BLACK SABBATH implantar o heavy metal na história. Depois de três discos fantásticos (principalmente o clássico "Never turn your Back on a Friend" de 1973), o grupo lançou, no ano seguinte, "In for the kill".
Antes que se fale qualquer coisa: não, a voz de BURKE SHELLEY não parece com a de GEDDY LEE - a dele é que parece com o primeiro! (visto que o BUDGIE veio antes). Na faixa título fica bem exposta a "cara" da banda: passagens bem delineadas, cheias de mudanças e nuances ritmicas. O vocal de SHELLEY é tortuoso, quase atonal em alguns momentos, dando uma expressão totalmente única ao grupo.
"Crash Course in Brain Surgery" segue em uma linha diferente: vocais mais altos acompanhados por um riff simples tocando em uníssono pelo baixo e guitarra, mas também cheio de quebradas. Essa mesma pegada pode ser encontrada em "Hammer and Tongs" e "Living on your own" - o que me faz acreditar que o pessoal do progressivo da época passou por aqui.
Mas nem só de quebrada vive a banda: "Running From My Soul" é o encontro inspirado de ZZ TOP com o metal neolítico. A banda aqui mostra uma faceta "jam band" cheia de swing e um slide pra lá de legal.
O disco traz uma grande balada "Wondering What Everyone Knows" conduzida no violão e "Zoom Club" que apesar de bem legal é um pouco longa demais pro meu gosto (quase dez minutos). Nada que tire o brilho dessa pérola "injustiçada".
Track List:
1. "In for the Kill"
2. "Crash Course in Brain Surgery"
3. "Wondering What Everyone Knows"
4. "Zoom Club"
5. "Hammer and Tongs"
6. "Running from My Soul"
7. "Living on Your Own"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991
Paul McCartney revela solo de guitarra dos Beatles onde ele tentou soar como Hendrix
A atitude de Lula que Dinho considerou "insulto e erro"; diversos rockstars fizeram coro


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



