O significado do trecho do "Pai Nosso" que batiza "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de maio de 2024
Cristão ou não, é muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar na famosa oração do "Pai Nosso", presente nas escrituras atribuídas a São Mateus e São Lucas. Um dos seus trechos, na versão em inglês, batiza o hit "Hallowed Be Thy Name", do Iron Maiden.
O verso em questão é "Santificado Seja o Vosso Nome", presente logo no começo da oração. Mas o que significa essa frase e qual o contexto dela na música do álbum "The Number of the Beast"?
De acordo com o Bíblia Católica, o trecho em questão simboliza o reconhecimento por parte do cristão que Deus possui santidade.
"A oração resume todo o evangelho, pois nela encontramos os ensinamentos centrais de Jesus sobre como nos relacionarmos com Deus e com os outros. Cada petição da oração reflete valores fundamentais, como a busca pela vontade de Deus, o perdão mútuo, a confiança em Sua providência e a esperança na vinda do Seu Reino. Na primeira petição do Pai Nosso, ‘Santificado seja o vosso nome’, reconhecemos a santidade do nome de Deus e damos glória a Ele. Afinal, nascemos para conhecer e amar a Deus, portanto, dar glória a Ele é corresponder a tal chamado", diz.
O Arquisp explica que é preciso realizar essa súplica diariamente, pois segundo a doutrina precisamos ser purificados dos pecados.
"O primeiro dos pedidos é para que o nome de Deus seja reconhecido e tratado como Santo: ‘Santificado seja vosso Nome’. Trata-se, porém, de "reconhecer como Santo, de tratar de maneira santa. No seu belíssimo comentário ao Pai nosso, São Cipriano diz: ‘Quem poderia santificar a Deus, já que é Ele mesmo quem santifica? Mas, nos inspirando nesta palavra:
‘Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo’ (Lv 11,44), nós pedimos que, santificados pelo Batismo, perseveremos naquilo que começamos a ser. Pedimos isto todos os dias, porque cometemos faltas todos os dias e devemos nos purificar dos nossos pecados por uma santificação retomada sem cessar. [...] Recorremos, portanto, à oração para que esta santidade permaneça em nós’".
No caso de "Hallowed Be Thy Name", a música toda é uma súplica sobre uma pessoa condenada à morte que reflete sobre sua vida momentos antes da execução. Logo seria normal encontrar esse ser rezando.
O Letras.Mus continua a análise sobre o trecho bíblico que nomeia o hit: "O refrão 'Hallowed be Thy name', uma referência à oração cristã 'Pai Nosso', sugere uma busca por santidade ou redenção, mesmo diante da morte. A aceitação final do protagonista ('And though the end is near, I'm not sorry') e sua crença na continuidade da alma após a morte ('Mark my words, believe my soul lives on') tocam em conceitos de espiritualidade e vida após a morte.
A música termina com a ideia de que a vida terrena pode ser apenas uma 'estranha ilusão', levantando questões filosóficas sobre a natureza da realidade e da existência humana. 'Hallowed Be Thy Name' é uma poderosa meditação sobre a mortalidade e o significado da vida, apresentada com a energia e a intensidade características do Iron Maiden".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps