Shadows Fall: CD traz o quinteto americano em grande forma
Resenha - Fire From the Sky - Shadows Fall
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 14 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sétimo álbum do Shadows Fall, "Fire From the Sky" traz a banda norte-americana de volta depois de um longo silêncio - o último trabalho do grupo, "Retribution", saiu em setembro de 2009. Produzido por Adam Dutkiewicz, guitarrista do Killswitch Engage, o disco traz o quinteto formado por Brian Fair (vocal), Matt Bachand (guitarra e vocal), Jonathan Donais (guitarra), Paul Romanko (baixo) e Jason Bittner (bateria) em grande forma.
O som cristalino deixa ainda mais evidentes as qualidades do Shadows Fall. O trabalho de guitarras é estupendo, com bases pesadas e melodias onipresentes. Isso dá ao som uma cara amigável que contrasta com a agressividade natural do grupo. A bela voz de Bachand, responsável pelos vocais limpos, é o elemento que faz com que, por mais extremos que alguns trechos possam soar, essa sonoridade radical convive, em todos os momentos, lado a lado com melodias e linhas vocais sempre agradáveis. É o metalcore provando que ainda pode soar relevante.
Paul Romanko e Jason Bittner formam uma das melhores seções rítmicas do metal atual, e comprovam isso com um trabalho estupendo em "Fire From the Sky". Enquanto o baterista mostra uma inventividade surpreendente, o baixista passeia pelos mais diversos caminhos, criando linhas que teimam em fugir do lugar comum.
A banda acerta em cheio em faixas como "The Unknown", "Nothing Remains", "Lost Within" e "Fire From the Sky", onde mostra uma intensidade inspiradora. Com uma sonoridade sofisticada onde o peso e a melodia se complementam, o Shadows Fall leva o metalcore ao encontro do clássico som de Gotemburgo, principalmente daquele presente nos álbuns lançados pelo In Flames no início da carreira. Ouça "Save Your Soul" e "Blind Faith" e comprove isso facilmente. E, quando não faz isso, continua a fazer o que sempre mostrou em sua carreira, flertando descaradamente com o thrash metal em faixas como "The Wasteland", por exemplo.
"Fire From the Sky" reafirma o porque do Shadows Fall ser considerada uma das melhores bandas norte-americanas. Se depender do novo álbum, esse status só crescerá nos próximos anos.
Faixas:
The Unknown
Divide and Conquer
Weight of the World
Nothing Remains
Fire From the Sky
Save Your Soul
Blind Faith
Lost Within
Walk the Edge
The Wasteland
Outras resenhas de Fire From the Sky - Shadows Fall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Como o Rush vai homenagear Neil Peart em cada show da turnê de volta
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O músico que, para John Lennon, começou tudo o que conhecemos; "Antes dele não havia nada"
Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá


Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



