Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Resenha - Garage Inc. - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1998, a situação do Metallica estava tão tranquila quanto a de zagueiro que iria marcar o Ronaldinho ou o Romário. Depois de lançar o controverso "Load" e o desnecessário "Reload", reconquistar a confiança dos fãs mais antigos era uma missão no mínimo ingrata, para não dizer impossível.
Mesmo com todo esse cenário desfavorável (e com os bolsos cheios), o Metallica resolveu apostar em mais uma fórmula arriscada, gravando um disco só com covers. Afinal de contas, se for pra zoar, que seja com a música alheia. Assim, então, em novembro de 1998 o mundo presenciou o nascimento de "Garage Inc." compilação de versões inéditas e outras gravadas no decorrer da carreira da banda. O disco, que é duplo, foi dividido da seguinte forma: no primeiro, as novas versões, no segundo, as que já haviam sido registradas anteriormente.
As bandas e artistas escolhidos foram bem variados, o que gerou um trabalho diversificado e legal. Indo desde o Black Sabbath até alguns artistas menos convencionais, o Metallica conseguiu imprimir sua marca em todas as canções.
Os destaques iniciais vão para as mais óbvias: "Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath), o medley excelente feito com músicas do Mercyful Fate ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven", e "Evil"), a country "Tuesday´s Gone" (Lynyrd Skynyrd), "It´s Electric" (Diamond Head) e a versão para "Whiskey In The Jar", que foi febre no Brasil, mostraram que a banda ainda gostava de metal.
Outra influência para o Metallica foi o punk, o que fica evidenciado nas versões para Misfits e Discharge. Por fim, as escolhas menos óbvias ficaram por conta das ótimas "Turn The Page" (Bob Seger) e "Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds).
No disco dois, as versões gravadas no "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited", além de algumas lado B de singles. Destaque para as músicas de Motorhead, Blitzkrieg, Queen e Budgie. Nada de inédito, mas ao menos as versões estavam todas reunidas e não era necessário gastar mundos e fundos ou vasculhar sebos para ter acesso ao material.
Avaliação final: Um compilado legal, que se não consegue salvar o planeta, pelo menos não é tão ruim quanto o ao vivo acústico lançado pelo Metallica tempos atrás. Ajudou a limpar UM POUCO a barra da banda com os fãs. Uma bonita homenagem que garante bons momentos de diversão.
Ano de lançamento: 1998
Faixas:
Disco 1
"Free Speech for the Dumb" (Discharge)
"It's Electric" (Diamond Head)
"Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath)
"Turn the Page"(Bob Seger)
"Die, Die My Darling" (Misfits)
"Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds)
"Mercyful Fate Medley" ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven" e "Evil")
"Astronomy" (Blue Öyster Cult)
"Whiskey in the Jar" (tradicional canção irlandesa, baseada na versão do Thin Lizzy)
"Tuesday's Gone" (Lynyrd Skynyrd)
"The More I See" (Discharge)
Disco 2
"Helpless" (Diamond Head)
"The Small Hours" (Holocaust)
"The Wait" (Killing Joke)
"Crash Course in Brain Surgery" (Budgie)
"Last Caress/Green Hell" (Misfits)
"Am I Evil?" (Diamond Head)
"Blitzkrieg" (Blitzkrieg)
"Breadfan" (Budgie)
"The Prince" (Diamond Head)
"Stone Cold Crazy" (Queen)
"So What" (Anti-Nowhere League)
"Killing Time" (Sweet Savage)
"Overkill" (Motorhead)
"Damage Case" (Motorhead)
"Stone Dead Forever" (Motorhead)
"Too Late Too Late" (Motorhead)
Formação:
James Hetfield: vocal/guitarra
Kirk Hammett: guitarra
Jason Newsted: baixo
Lars Ulrich: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Gary Holt pensa em deixar material inédito do Exodus para trabalhos póstumos
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
O baixista que fez Geezer Butler entender o que queria fazer no Black Sabbath
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
The Rasmus anuncia turnê latino-americana com show no Brasil

A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Coração de James Hetfield dispara quando ele ouve introdução dos shows do Metallica
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


