Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Resenha - Garage Inc. - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1998, a situação do Metallica estava tão tranquila quanto a de zagueiro que iria marcar o Ronaldinho ou o Romário. Depois de lançar o controverso "Load" e o desnecessário "Reload", reconquistar a confiança dos fãs mais antigos era uma missão no mínimo ingrata, para não dizer impossível.
Mesmo com todo esse cenário desfavorável (e com os bolsos cheios), o Metallica resolveu apostar em mais uma fórmula arriscada, gravando um disco só com covers. Afinal de contas, se for pra zoar, que seja com a música alheia. Assim, então, em novembro de 1998 o mundo presenciou o nascimento de "Garage Inc." compilação de versões inéditas e outras gravadas no decorrer da carreira da banda. O disco, que é duplo, foi dividido da seguinte forma: no primeiro, as novas versões, no segundo, as que já haviam sido registradas anteriormente.
As bandas e artistas escolhidos foram bem variados, o que gerou um trabalho diversificado e legal. Indo desde o Black Sabbath até alguns artistas menos convencionais, o Metallica conseguiu imprimir sua marca em todas as canções.
Os destaques iniciais vão para as mais óbvias: "Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath), o medley excelente feito com músicas do Mercyful Fate ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven", e "Evil"), a country "Tuesday´s Gone" (Lynyrd Skynyrd), "It´s Electric" (Diamond Head) e a versão para "Whiskey In The Jar", que foi febre no Brasil, mostraram que a banda ainda gostava de metal.
Outra influência para o Metallica foi o punk, o que fica evidenciado nas versões para Misfits e Discharge. Por fim, as escolhas menos óbvias ficaram por conta das ótimas "Turn The Page" (Bob Seger) e "Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds).
No disco dois, as versões gravadas no "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited", além de algumas lado B de singles. Destaque para as músicas de Motorhead, Blitzkrieg, Queen e Budgie. Nada de inédito, mas ao menos as versões estavam todas reunidas e não era necessário gastar mundos e fundos ou vasculhar sebos para ter acesso ao material.
Avaliação final: Um compilado legal, que se não consegue salvar o planeta, pelo menos não é tão ruim quanto o ao vivo acústico lançado pelo Metallica tempos atrás. Ajudou a limpar UM POUCO a barra da banda com os fãs. Uma bonita homenagem que garante bons momentos de diversão.
Ano de lançamento: 1998
Faixas:
Disco 1
"Free Speech for the Dumb" (Discharge)
"It's Electric" (Diamond Head)
"Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath)
"Turn the Page"(Bob Seger)
"Die, Die My Darling" (Misfits)
"Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds)
"Mercyful Fate Medley" ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven" e "Evil")
"Astronomy" (Blue Öyster Cult)
"Whiskey in the Jar" (tradicional canção irlandesa, baseada na versão do Thin Lizzy)
"Tuesday's Gone" (Lynyrd Skynyrd)
"The More I See" (Discharge)
Disco 2
"Helpless" (Diamond Head)
"The Small Hours" (Holocaust)
"The Wait" (Killing Joke)
"Crash Course in Brain Surgery" (Budgie)
"Last Caress/Green Hell" (Misfits)
"Am I Evil?" (Diamond Head)
"Blitzkrieg" (Blitzkrieg)
"Breadfan" (Budgie)
"The Prince" (Diamond Head)
"Stone Cold Crazy" (Queen)
"So What" (Anti-Nowhere League)
"Killing Time" (Sweet Savage)
"Overkill" (Motorhead)
"Damage Case" (Motorhead)
"Stone Dead Forever" (Motorhead)
"Too Late Too Late" (Motorhead)
Formação:
James Hetfield: vocal/guitarra
Kirk Hammett: guitarra
Jason Newsted: baixo
Lars Ulrich: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden

As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


