Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Resenha - Garage Inc. - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1998, a situação do Metallica estava tão tranquila quanto a de zagueiro que iria marcar o Ronaldinho ou o Romário. Depois de lançar o controverso "Load" e o desnecessário "Reload", reconquistar a confiança dos fãs mais antigos era uma missão no mínimo ingrata, para não dizer impossível.
Metallica - Mais Novidades
Mesmo com todo esse cenário desfavorável (e com os bolsos cheios), o Metallica resolveu apostar em mais uma fórmula arriscada, gravando um disco só com covers. Afinal de contas, se for pra zoar, que seja com a música alheia. Assim, então, em novembro de 1998 o mundo presenciou o nascimento de "Garage Inc." compilação de versões inéditas e outras gravadas no decorrer da carreira da banda. O disco, que é duplo, foi dividido da seguinte forma: no primeiro, as novas versões, no segundo, as que já haviam sido registradas anteriormente.
As bandas e artistas escolhidos foram bem variados, o que gerou um trabalho diversificado e legal. Indo desde o Black Sabbath até alguns artistas menos convencionais, o Metallica conseguiu imprimir sua marca em todas as canções.
Os destaques iniciais vão para as mais óbvias: "Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath), o medley excelente feito com músicas do Mercyful Fate ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven", e "Evil"), a country "Tuesday´s Gone" (Lynyrd Skynyrd), "It´s Electric" (Diamond Head) e a versão para "Whiskey In The Jar", que foi febre no Brasil, mostraram que a banda ainda gostava de metal.
Outra influência para o Metallica foi o punk, o que fica evidenciado nas versões para Misfits e Discharge. Por fim, as escolhas menos óbvias ficaram por conta das ótimas "Turn The Page" (Bob Seger) e "Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds).
No disco dois, as versões gravadas no "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited", além de algumas lado B de singles. Destaque para as músicas de Motorhead, Blitzkrieg, Queen e Budgie. Nada de inédito, mas ao menos as versões estavam todas reunidas e não era necessário gastar mundos e fundos ou vasculhar sebos para ter acesso ao material.
Avaliação final: Um compilado legal, que se não consegue salvar o planeta, pelo menos não é tão ruim quanto o ao vivo acústico lançado pelo Metallica tempos atrás. Ajudou a limpar UM POUCO a barra da banda com os fãs. Uma bonita homenagem que garante bons momentos de diversão.
Ano de lançamento: 1998
Faixas:
Disco 1
"Free Speech for the Dumb" (Discharge)
"It's Electric" (Diamond Head)
"Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath)
"Turn the Page"(Bob Seger)
"Die, Die My Darling" (Misfits)
"Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds)
"Mercyful Fate Medley" ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven" e "Evil")
"Astronomy" (Blue Öyster Cult)
"Whiskey in the Jar" (tradicional canção irlandesa, baseada na versão do Thin Lizzy)
"Tuesday's Gone" (Lynyrd Skynyrd)
"The More I See" (Discharge)
Disco 2
"Helpless" (Diamond Head)
"The Small Hours" (Holocaust)
"The Wait" (Killing Joke)
"Crash Course in Brain Surgery" (Budgie)
"Last Caress/Green Hell" (Misfits)
"Am I Evil?" (Diamond Head)
"Blitzkrieg" (Blitzkrieg)
"Breadfan" (Budgie)
"The Prince" (Diamond Head)
"Stone Cold Crazy" (Queen)
"So What" (Anti-Nowhere League)
"Killing Time" (Sweet Savage)
"Overkill" (Motorhead)
"Damage Case" (Motorhead)
"Stone Dead Forever" (Motorhead)
"Too Late Too Late" (Motorhead)
Formação:
James Hetfield: vocal/guitarra
Kirk Hammett: guitarra
Jason Newsted: baixo
Lars Ulrich: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
As melhores músicas de rock e metal para Ronnie James Dio
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"


Para Tarja Turunen, o metal "representa coisas lindas"
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
Por que o Metallica dos anos 1980 é melhor que o atual, segundo Devin Townsend
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums


