Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Resenha - Garage Inc. - Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1998, a situação do Metallica estava tão tranquila quanto a de zagueiro que iria marcar o Ronaldinho ou o Romário. Depois de lançar o controverso "Load" e o desnecessário "Reload", reconquistar a confiança dos fãs mais antigos era uma missão no mínimo ingrata, para não dizer impossível.
Mesmo com todo esse cenário desfavorável (e com os bolsos cheios), o Metallica resolveu apostar em mais uma fórmula arriscada, gravando um disco só com covers. Afinal de contas, se for pra zoar, que seja com a música alheia. Assim, então, em novembro de 1998 o mundo presenciou o nascimento de "Garage Inc." compilação de versões inéditas e outras gravadas no decorrer da carreira da banda. O disco, que é duplo, foi dividido da seguinte forma: no primeiro, as novas versões, no segundo, as que já haviam sido registradas anteriormente.
As bandas e artistas escolhidos foram bem variados, o que gerou um trabalho diversificado e legal. Indo desde o Black Sabbath até alguns artistas menos convencionais, o Metallica conseguiu imprimir sua marca em todas as canções.
Os destaques iniciais vão para as mais óbvias: "Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath), o medley excelente feito com músicas do Mercyful Fate ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven", e "Evil"), a country "Tuesday´s Gone" (Lynyrd Skynyrd), "It´s Electric" (Diamond Head) e a versão para "Whiskey In The Jar", que foi febre no Brasil, mostraram que a banda ainda gostava de metal.
Outra influência para o Metallica foi o punk, o que fica evidenciado nas versões para Misfits e Discharge. Por fim, as escolhas menos óbvias ficaram por conta das ótimas "Turn The Page" (Bob Seger) e "Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds).
No disco dois, as versões gravadas no "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited", além de algumas lado B de singles. Destaque para as músicas de Motorhead, Blitzkrieg, Queen e Budgie. Nada de inédito, mas ao menos as versões estavam todas reunidas e não era necessário gastar mundos e fundos ou vasculhar sebos para ter acesso ao material.
Avaliação final: Um compilado legal, que se não consegue salvar o planeta, pelo menos não é tão ruim quanto o ao vivo acústico lançado pelo Metallica tempos atrás. Ajudou a limpar UM POUCO a barra da banda com os fãs. Uma bonita homenagem que garante bons momentos de diversão.
Ano de lançamento: 1998
Faixas:
Disco 1
"Free Speech for the Dumb" (Discharge)
"It's Electric" (Diamond Head)
"Sabbra Cadabra/A National Acrobat" (Black Sabbath)
"Turn the Page"(Bob Seger)
"Die, Die My Darling" (Misfits)
"Loverman" (Nick Cave and the Bad Seeds)
"Mercyful Fate Medley" ("Satan's Fall", "Curse of the Pharaohs", "A Corpse Without Soul", "Into the Coven" e "Evil")
"Astronomy" (Blue Öyster Cult)
"Whiskey in the Jar" (tradicional canção irlandesa, baseada na versão do Thin Lizzy)
"Tuesday's Gone" (Lynyrd Skynyrd)
"The More I See" (Discharge)
Disco 2
"Helpless" (Diamond Head)
"The Small Hours" (Holocaust)
"The Wait" (Killing Joke)
"Crash Course in Brain Surgery" (Budgie)
"Last Caress/Green Hell" (Misfits)
"Am I Evil?" (Diamond Head)
"Blitzkrieg" (Blitzkrieg)
"Breadfan" (Budgie)
"The Prince" (Diamond Head)
"Stone Cold Crazy" (Queen)
"So What" (Anti-Nowhere League)
"Killing Time" (Sweet Savage)
"Overkill" (Motorhead)
"Damage Case" (Motorhead)
"Stone Dead Forever" (Motorhead)
"Too Late Too Late" (Motorhead)
Formação:
James Hetfield: vocal/guitarra
Kirk Hammett: guitarra
Jason Newsted: baixo
Lars Ulrich: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
"Entrei na turnê de despedida do Judas e ainda estou aqui 15 anos depois", diz Richie Faulkner
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
Os dois guitarristas que Eddie Van Halen admitiu nunca conseguir igualar
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Adeus Megadeth! Último disco será lançado no Brasil em janeiro de 2026
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival


Dave Mustaine diz que som da guitarra do Metallica mudou o mundo
Mustaine acha que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" ficou tão boa quanto a original
Por que Dave Mustaine escolheu gravar justo "Ride the Lightning", segundo o próprio
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


