Shadows Fall: Thash moderno regado com Death de Gotemburgo
Resenha - Fire From The Sky - Shadows Fall
Por Alexandre Fernandes
Postado em 17 de maio de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Shadows Fall, grupo norte-americano, é mais uma daquelas bandas que surgiram na onda do Metalcore, ou "New Wave of American Heavy Metal" dos anos 2000, capitaneada por Lamb Of God, Trivium, Chimaira, Killswitch Engage e por eles mesmos. Se grande parte das bandas atribuídas a esse estilo musical iam muito além do que caracterizava o Metalcore, o Shadows Fall também não se deixou limitar pelas amarras do gênero, e sempre apresentou um diferencial.
Aqui neste recém lançado "The Fire From The Sky", 8º trabalho de estúdio, os caras trazem mais do Thash Metal melódico e moderno, regado com pequenas doses daquele Death Metal da escola de Gotemburgo, que vinham apresentando em seus mais recentes trabalhos.
E quando as coisas são melódicas, elas são melódicas mesmo: há refrões grudentos, melodias pegajosas, tudo muito bem valorizado pela produção cristalina – que, como infelizmente tem se tornado comum hoje em dia, não dá o devido valor ao baixo. Aliás, a produção é minha única ressalva negativa: deixou tudo moderno e limpo demais. Um pouco mais de peso, uma encorpada aqui e ali, fariam mais bem ainda à banda.
Brian Fair tem aqui mais uma boa performance – que se torna mais agradável quando usa seus vocais limpos ou os guturais mais graves, característicos do metal extremo. Me soam um pouco forçadas suas vocalizações mais gritadas, que no início não me agradavam, mas não interferem no resultado final do trabalho.
Vale a pena, claro, ressaltar o ótimo trabalho da dupla de guitarristas Jonathan Donnais e Matthew Bachand, que ora nos brindam com palhetadas Thrash rapidíssimas (impossível não bangear na ótima "Fire From The Sky", minah favorita, em "Lost Within" ou "The Wasteland"), ora com riffs que remetem ao Death Metal melódico tão praticado na Europa. Mas é tudo permeado por muitas melodias grudentas e realmente bonitas, presentes também nos ótimos solos desferidos pela dupla – a quase épica "Blind Faith" tem os meus preferidos. Ressalto ainda, o bom trabalho nas baquetas de Jason Bittner, que ainda que mais contido que em outros trabalhos, não deixa a peteca cair em momento algum, seja dando a cadência que as músicas pedem, ou mandando ver nos blast-beats.
Um ótimo álbum, que com certeza vai agradar aos fãs de Trivium, ou bandas que pratiquem este Thrash Metal melódico moderno – característica que vai afastar muitos headbangers mais conservadores. Azar o deles, que vão deixar de conferir este grande trabalho.
Shadows Fall
Fire From The Sky
2012
Tracklist
01 – The Unknown
02 – Divide And Conquer
03 – Weight Of The World
04 – Nothing Remains
05 – Fire From The Sky
06 – Save Your Soul
07 – Blind Faith
08 – Lost Within
09 – Walk The Edge
10 – The Wasteland
Outras resenhas de Fire From The Sky - Shadows Fall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
O "segredo sujo" do Iron Maiden: o que mudou na banda - e quase ninguém percebeu
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
Pearl Jam: os temas complexos abordados em "Daughter"


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



