Psychotic Eyes: Para os fãs de metal eclético ou agressivo
Resenha - I Only Smile Behind the Mask - Psychotic Eyes
Por Marcos Garcia
Postado em 12 de março de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Death Metal é um estilo forte e bem enraizado, mas ainda é permitido aos músicos fazerem experimentos que, vez por outra, causam polêmicas infinitas no meio underground, já que a ortodoxia é uma tônica forte dentro do Metal como um todo, criando impedimentos às bandas em seu processo de evolução musical, e muitas vezes, isso pode estagnar boas promessas. O que não é o caso do PSYCHOTIC EYES, que faz o que podemos chamar de Progressive Death Metal, uma vez que, embora se sinta a força e vibração tradicionais do estilo em seu som, a banda investe em estruturas sonoras bem delineadas, com um approach bem chegado ao Progressivo e ao Jazz. Mas não, não entendam mal as minhas palavras, pois este trio tem peso e brutalidade suficientes para satisfazer até o mais radical fã do estilo. E a banda nos brinda com o ótimo ‘I Only Smile Behind the Mask’, segundo CD da banda, é uma amostra do que eles são capazes.
A arte é muito bonita, refletindo bem a temática da faixa-título, feita por Gustavo Sazes, e a produção sonora é muito boa, feita pela própria banda, mas tendo a tutela de Jean François Dagenais (guitarrista do KATAKLYSM) na mixagem e masterização, que ajudou a dar brilho e peso ao trabalho do trio sem descaracterizá-lo, pondo cada instrumento em seu devido lugar, sem sobrepor ou sumir. Outro ponto são algumas participações especiais, já que eles contaram com a ajuda de Rodrigo Nunes (ex-DROWNED e EMINENCE), pois ainda estavam sem um baixista fixo na época da gravação, e Adriano Villa, poeta responsável pelas letras do projeto ‘William Shakespeare’s Hamlet’ na letra de ‘Throwing Into Chaos’.
Outro ponto é que as letras da banda flertam com vários aspectos culturais e musicais, abrilhantando ainda mais o trabalho dos rapazes, e o nível do CD é bem homogêneo, pois todas as faixas têm uma contribuição forte no resultado final do disquinho.
O CD abre com ‘Throwing Into Chaos’, cheia de passagens progressivas e jazzísticas sob a brutalidade do estilo da banda, seguida por ‘Welcome Fatality’, uma faixa muito bem trabalhada, mas extremamente bruta, especialmente pelo excelente trabalho de bateria; ‘Dying Grief’ é uma canção com doses de melodias tristes e certa melancolia, pois narra os sentimentos do vocalista Dimitri após a passagem de seu pai; ‘Life’ possui guitarras agressivas e bem trabalhadas, que dão um sabor especial à faixa; a ótima faixa-título, com seu trabalho musical absurdo, apoiado em uma letra ótima, pois trata do eterno dilema da aparência que buscamos e que mascara quem somos de fato; a peso-pesado e esporrenta ‘Humachine’, com suas melodias envolventes que não amenizem a agressividade em momento algum; e fechando na ótima ‘The Girl’, que é uma versão muito personalizada e pessoal de uma música de Chico Buarque de Hollanda, tão pessoal que se torna impossível reconhecê-la, mas não se enganem, pois ela é um verdadeiro trator metálico, já que transita por vários estilos de Metal sem pudor e sem deixar de uma canção firme e coesa.
Enfim, um ótimo CD, que agradará fãs de Metal mais agressivo e esporrento como os outros de maior ecleticismo sem constrangimentos.
Tracklist:
01. Throwing Into Chaos
02. Welcome Fatality
03. Dying Grief
04. Life
05. I Only Smile Behind The Mask
06. The Humachine
07. The Girl
Formação:
Dimitri Brandi – Vocal e guitarras
Alexandre Tamarossi – Bateria
Douglas Gatuso – Baixo
Contatos:
http://www.psychoticeyes.com
http://www.myspace.com/psychoticeyesbrazil
http://www.youtube.com/psychoticeyesbrazil
http://www.facebook.com/psychoticeyes
http://www.twitter.com/psychoticeyes
Outras resenhas de I Only Smile Behind the Mask - Psychotic Eyes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O melhor guitarrista que Jimmy Page ouviu em sua vida; "Ele era instintivamente o melhor"
Como Steve Harris e Bruce Dickinson, do Iron Maiden, tão diferentes, dão certo juntos
Olavo de Carvalho: Segundo ele, o Heavy Metal emburrece



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



