Psychotic Eyes: Se você gosta de Metal, irá sorrir
Resenha - I Only Smile Behind the Mask - Psychotic Eyes
Por Luiz Harley
Fonte: Road To Metal
Postado em 29 de janeiro de 2012
Começarei essa resenha pelo fim, pois após ouvir esse novo álbum em Web CD do "Psychotic Eyes", sucessor do seu trabalho auto intitulado de 2007, podemos dizer que "I Only Smile Behind the Mask" é uma obra prima em todos os fatores, é daqueles raros tipos de trabalho que você ouve uma vez e não para mais.
É nítido que esse lançamento foi pensado em todos os aspectos e um time de músicos de alto gabarito ajuda nisso. Destaques totais para os membros originais Alexandre Tamarossi (bateria) e Dimitri Brandi (vocal e guitarra), já o contrabaixo foi gravado pelo baixista Rodrigo Nunes (ex-Drowned e Eminence, atual Preceptor), posto atualmente ocupado por Douglas Gatuso (Side Effectz). Na produção e mixagem foi escalado J-F Dagenais, guitarrista de uma das bandas mais promissoras da cena mundial do Death Metal, o Kataklysm (Canadá).
A parte gráfica e o título do CD podem te causar a sensação de ser uma banda de Doom Metal e esses elementos até aparecem na rica sonoridade da banda, mas é possível ver um mix entre Death Metal melódico com elementos mais extremos aliados ao Heavy e ao Thrash, só que essas variações foram tão elaboradas que a música flui naturalmente.
Difícil achar referências, pois a banda varia entre caminhos poucos explorados no Metal e consegue sair vitoriosa nessa trajetória. Ouça "The Girl" que nada mais é do que uma restruturação de "Geni e o Zepelim", de Chico Buarque numa versão cheia de ousadia e coragem e nem precisa dizer muito melhor que a original.
Toda essa abrangência é vigente na temática explorada pelo grupo que apresenta um belo flerte com a literatura, pois a banda demonstra uma maturidade ao fugir dos clichês do Death Metal como mortes violentas e Gore para focar temas como a partida de pessoas próximas ou toda a amargura pelo fim de um relacionamento, mas tudo isso sem abrir mão da agressividade.
Vale lembrar a participação especial de Adriano Villa (para quem não lembra ele é responsável pelas letras do Metal Opera nacional Hamlet) que participa da faixa "Throwing Into Chaos" que ao lado de "Life" possui as letras mais poéticas de toda a carreira do Psychotic Eyes.
È claro que quem conhece a banda sabe que eles nunca esqueceram que, acima de tudo, tocam música extrema e a faixa titulo deixa isso bem claro. Parafraseando a letra da música, se você gosta de Metal sinceramente irá sorrir (rsrsrsrsrs).
Apenas seis faixas conseguem mostrar que o Psychotic Eyes não é mais uma promessa e sim um expoente para a cena nacional, basta agora as gravadoras abrirem os olhos e os bangers prestigiarem mais essa grande banda brasileira.
Formação
Dimitri Brandi (Vocal e Guitarra)
Douglas Gatuso (Baixo)
Alexandre Tamarossi (Bateria)
Tracklist
1. Welcome Fatality
2. Throwing into Chaos
3. Life
4. I only Smile Behind the Mask
5. Dying Grief
6. The Girl
Nota: 10
Outras resenhas de I Only Smile Behind the Mask - Psychotic Eyes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Metallica: todos os álbuns da banda, do pior para o melhor
O clássico do rock que para Ronnie James Dio é "Uma das maiores canções de todos os tempos"
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



