Age of Artemis: Esperança para o Rock e Metal de Brasília
Resenha - Overcoming Limits - Age of Artemis
Por André Garotti
Postado em 26 de fevereiro de 2012
"Brasília é a capital do Rock" é uma das frases mais repetidas de todos os tempos entre os moradores da capital de nossa bela república quando o assunto é música. Infelizmente a maioria aqui sabe que é uma frase um pouco ultrapassada, já que há pouquíssimas bandas de rock e metal suficientemente sérias e profissionais atuando na cena brasiliense. O disco sobre o qual foi escrita esta resenha é de uma delas.
Age Of Artemis - Mais Novidades
"Overcoming Limits" da banda Age of Artemis, a mais nova produção do aclamadíssimo e polêmico vocalista do Angra e produtor Edu Falaschi mostra que ainda há esperança para a cena de metal de Brasília.
Logo de cara nota-se que a qualidade gráfica do álbum não perde em nada para bandas nacionais mais experientes ou mesmo para a maioria das bandas gringas. A capa em digipack exibe a bela arte de Gustavo Sazes, designer/artista conhecidíssimo entre a maioria das bandas brasileiras de metal. O livreto contendo letras, fotos da banda e agradecimentos também é de primeiríssima qualidade, o que mostra o zelo impecável dos integrantes para com os detalhes gráficos.
Deixando de lado o visual, o disco é introduzido por "What Lies Behind", épico momento instrumental que inconscientemente remete a cenas do filme "Senhor dos Anéis". Mais uma vez pode ser ressaltada a preocupação do grupo e do produtor com os detalhes, a instrumentação orquestral é magistralmente regida e leva a um clímax surpresa, onde a banda já aparece quebrando tudo.
Aí entra "Echoes Within", belíssima faixa no melhor estilo Power Metal, já mostrando que o Artemis chegou pra quebrar tudo. Lembrando levemente o Angra, a faixa não deixa nada a desejar seja no quesito composição, conteúdo das letras ou produção.
As faixas "Mystery", "Break Up the Chains", "You’ll See" e "Till the End seguem uma tendência parecida, mostrando toda a potência das guitarras de Gabriel "T-Bone" Soto e Nathan Grego e dos vocais de Alírio Netto (que esbanja linhas vocais ligeiramente mais graves e rasgadas do que sua outra excelente banda Khallice, que também vale a pena conferir). A cozinha não perde em absolutamente nada para bandas gringas como Blind Guardian e Rhapsody of Fire, Pedro Senna com suas fantásticas pedaladas duplas e ritmos quebrados e Giovanni Sena botando todo o peso e a definição na mix.
"Take me Home" e "One Last Cry" seguem uma linha Power Ballad e são os momentos mais tranquilos e ligeiramente melancólicos do disco, que em nenhum momento perdem o peso. A primeira inclusive possui grande potencial para figurar em grandes rádios brasileiras e internacionais. A participação especial de Lorena Rodrigues deu um ar muito legal à segunda, que exibe uma letra bastante tocante.
Mas as cerejas do bolo com certeza são "God, Kings and Fools" e "Truth in Your Eyes", consequentemente uma exibição de técnica e musicalidade em uma música de mais de nove minutos (sim, 9 minutos mesclando música oriental e prog) e a segunda sendo pura inspiração e sem dúvida o clímax do disco.
Palmas para a banda Age of Artemis, lançaram sem dúvida nenhuma um disco que está fadado a ser um clássico do metal nacional. Estão de parabéns!! Ainda existe esperança para o Rock e Metal de Brasília.
Outras resenhas de Overcoming Limits - Age of Artemis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
Dave Grohl escreveu uma música para Ozzy Osbourne - que a descartou
"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A canção em que os Beatles sofreram para fazer os vocais, e sem Ringo não teriam conseguido
Nuno Bettencourt achou "um pesadelo" tocar com o equipamento de Eddie Van Halen
A frase incrível que fez a tribo Xavante aceitar participar de "Roots", do Sepultura



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



