Age of Artemis: Esperança para o Rock e Metal de Brasília
Resenha - Overcoming Limits - Age of Artemis
Por André Garotti
Postado em 26 de fevereiro de 2012
"Brasília é a capital do Rock" é uma das frases mais repetidas de todos os tempos entre os moradores da capital de nossa bela república quando o assunto é música. Infelizmente a maioria aqui sabe que é uma frase um pouco ultrapassada, já que há pouquíssimas bandas de rock e metal suficientemente sérias e profissionais atuando na cena brasiliense. O disco sobre o qual foi escrita esta resenha é de uma delas.
Age Of Artemis - Mais Novidades
"Overcoming Limits" da banda Age of Artemis, a mais nova produção do aclamadíssimo e polêmico vocalista do Angra e produtor Edu Falaschi mostra que ainda há esperança para a cena de metal de Brasília.
Logo de cara nota-se que a qualidade gráfica do álbum não perde em nada para bandas nacionais mais experientes ou mesmo para a maioria das bandas gringas. A capa em digipack exibe a bela arte de Gustavo Sazes, designer/artista conhecidíssimo entre a maioria das bandas brasileiras de metal. O livreto contendo letras, fotos da banda e agradecimentos também é de primeiríssima qualidade, o que mostra o zelo impecável dos integrantes para com os detalhes gráficos.
Deixando de lado o visual, o disco é introduzido por "What Lies Behind", épico momento instrumental que inconscientemente remete a cenas do filme "Senhor dos Anéis". Mais uma vez pode ser ressaltada a preocupação do grupo e do produtor com os detalhes, a instrumentação orquestral é magistralmente regida e leva a um clímax surpresa, onde a banda já aparece quebrando tudo.
Aí entra "Echoes Within", belíssima faixa no melhor estilo Power Metal, já mostrando que o Artemis chegou pra quebrar tudo. Lembrando levemente o Angra, a faixa não deixa nada a desejar seja no quesito composição, conteúdo das letras ou produção.
As faixas "Mystery", "Break Up the Chains", "You’ll See" e "Till the End seguem uma tendência parecida, mostrando toda a potência das guitarras de Gabriel "T-Bone" Soto e Nathan Grego e dos vocais de Alírio Netto (que esbanja linhas vocais ligeiramente mais graves e rasgadas do que sua outra excelente banda Khallice, que também vale a pena conferir). A cozinha não perde em absolutamente nada para bandas gringas como Blind Guardian e Rhapsody of Fire, Pedro Senna com suas fantásticas pedaladas duplas e ritmos quebrados e Giovanni Sena botando todo o peso e a definição na mix.
"Take me Home" e "One Last Cry" seguem uma linha Power Ballad e são os momentos mais tranquilos e ligeiramente melancólicos do disco, que em nenhum momento perdem o peso. A primeira inclusive possui grande potencial para figurar em grandes rádios brasileiras e internacionais. A participação especial de Lorena Rodrigues deu um ar muito legal à segunda, que exibe uma letra bastante tocante.
Mas as cerejas do bolo com certeza são "God, Kings and Fools" e "Truth in Your Eyes", consequentemente uma exibição de técnica e musicalidade em uma música de mais de nove minutos (sim, 9 minutos mesclando música oriental e prog) e a segunda sendo pura inspiração e sem dúvida o clímax do disco.
Palmas para a banda Age of Artemis, lançaram sem dúvida nenhuma um disco que está fadado a ser um clássico do metal nacional. Estão de parabéns!! Ainda existe esperança para o Rock e Metal de Brasília.
Outras resenhas de Overcoming Limits - Age of Artemis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O hit dos Engenheiros do Hawaii que faz uma dura crítica à panelinha do rock nacional
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista
Opinião: Não gosto de "Sgt Pepper's" dos Beatles


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



