A música que era "segundo plano" para o Metallica e acabou virando um clássico imortal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de setembro de 2023
A banda Metallica foi uma das pioneiras do Thrash Metal, gênero caracterizado por músicas agressivas e velozes. Os três primeiros discos de estúdio do grupo são repletos de faixas muito rápidas e pesadas, porém, em um desses trabalhos, há uma canção mais lenta, que é um dos temas mais sentimentais escritos pelo quarteto.
A música em questão é a magnífica "Fade To Black", quarta faixa de ‘Ride The Lightning", segundo registro de estúdio do Metallica, lançado em julho de 1984. Segundo o baterista Lars Ulrich, creditado como um dos autores da música, "Fade To Black" era um tipo de composição que estava em "segundo plano", por razões que ele explicou em entrevista concedida à Metal Hammer.
"Todos pareciam ter sido pegos de surpresa pelo fato de termos feito isso. Surpreendemos a todos, menos a nós mesmos. Você pode ouvir que a New Wave Of British Heavy Metal inspirou o primeiro disco [‘Kill 'Em All’]. Mas se você recuar um pouco mais, você chega a ‘Child In Time’, do Deep Purple e ‘Beyond The Realms Of Death’, do Judas Priest, até mesmo ‘Stairway To Heaven’ [Led Zeppelin] – aquelas músicas grandes, taciturnas e épicas.
Esse tipo de música sempre esteve em segundo plano para nós – sabíamos em nossos corações que fazia parte do som do Metallica, mas simplesmente não tínhamos a habilidade ou sutileza para abordá-la no ‘Kill ‘Em All’. Quando Cliff e Kirk embarcaram, sentimos que tínhamos a capacidade de seguir esse caminho", declarou o baterista dinamarquês.
Lars também contou por quais razões as pessoas ficaram surpresas com "Fade To Black", uma música diferente das que foram lançadas no primeiro disco de estúdio do Metallica.
"Havia um grupo de pessoas que tinha uma visão diferente do que era o Metallica – que éramos uma entidade muito mais unidimensional. Muitas vezes sinto que há dois Metallicas. Há o Metallica que vivo e respiro todos os dias, e há o Metallica sobre o qual leio. Muitas vezes essas são duas coisas contraditórias. As coisas pelas quais as pessoas são pegas de surpresa são completamente normais em minha mente, mas talvez não façamos um trabalho bom o suficiente para explicá-las", concluiu o batera/fundador do Metallica.
No fim das contas, "Fade To Black" acabou se tornando um dos maiores clássicos da história do Metallica, além de ser a nona música que o grupo mais tocou ao vivo. Segundo o site Setlist.Fm, "Fade To Black" foi tocada em mais de 1250 apresentações da banda.
"Ride The Lightning" é um dos discos mais celebrados do Metallica e apresenta grandes clássicos do grupo, como a faixa-título, "Fade To Black", "For Whom The Bell Tolls" e "Creeping Death". O álbum foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria). Dave Mustaine, o líder do Megadeth que foi integrante do Metallica, ajudou a escrever "Ride The Lightning" e a instrumental "The Call Of Ktulu".
Para ler mais sobre "Ride The Lightning", acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps