Age of Artemis: Power Metal de qualidade com aura de positividade
Resenha - Overcoming Limits - Age Of Artemis
Por Carlos Eduardo Garrido
Postado em 19 de julho de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Prestes a lançar seu segundo e aguardado álbum, "The Waking Hour", resolvi dar uma repassada no excelente debut "Overcoming Limits" de 2011, apenas a fim de aumentar ainda mais as expectativas para o novo disco do AGE OF ARTEMIS.
Como em tudo que o talentoso e batalhador Alírio Netto se envolve, o destaque acaba ficando para ele, não importa o quão bom sejam os instrumentistas e as músicas criadas. Em "Overcoming Limits" não foi diferente. O vocalista dá um show à parte e mostra que tem pleno domínio de sua voz e sabe como encaixá-la nas músicas, seja nos agudos ou nas partes mais graves. Além disso, possuí um timbre bastante agradável. Porém, a banda está longe de se resumir a ele, pois, é formada por músicos extremamente competentes e que mostram que entendem do riscado.
Age Of Artemis - Mais Novidades
Agora chega de conversa e vamos ao que interessa que é o som dos caras. Se em outros trabalhos em que o vocalista está ou esteve envolvido, como KHALLICE e LINCE, o som era mais puxado para o metal progressivo, com o AGE OF ARTEMIS a pegada é bem mais para o power metal, ainda que o prog se faça presente aqui e ali. Todos sabemos o quanto optar por esse caminho pode ser perigoso, pois existe um mar de bandas do estilo que soam repetitivas ou meras cópias daquelas de maior destaque na cena. Entretanto, em "Overcoming Limits", o grupo conseguiu se distanciar dessa mesmice e soar original.
O som do grupo acerta em buscar referências nos grandes nomes do estilo, mas ao mesmo tempo soar moderno e atual. Aqui você vai encontrar características inerentes ao estilo, como bateria veloz, riffs cortantes e solos avassaladores. Mas não apenas isso, as músicas são bastante variadas entre si e esse é o grande trunfo da banda. Dessa forma, ouvir o disco é uma tarefa bastante agradável, pois não cansa o ouvinte em momento algum. Músicas mais velozes e outras mais cadenciadas estão muito bem intercaladas no álbum. E o mais legal é que as canções possuem aquela aura de positividade encontrada nos primeiros trabalhados do HELLOWEEN e na era de ouro do STRATOVARIUS.
Em discos dessa qualidade é difícil encontrar destaques, mas mesmo correndo o risco de ser injusto, destaco as seguintes faixas. "Echoes Within" é a típica faixa de abertura dos álbuns do estilo, mas ressalto que é uma das melhores que ouço em anos, disputando esse título com "Last Free Land" dos compatriotas do VANDROYA. A balada "Take me Home" também merece ser destacada pela sua beleza. "One Last Cry" é mais cadenciada e parece ter saído do Temple of Shadows do ANGRA ou de algum trabalho recente do KAMELOT e claro que isso é um elogio. A épica "God, Kings And Fools" possui um clima meio egípcio e riffs maravilhosos, além de grande performance de Alírio Netto, uma das melhores músicas do disco. Enquanto que "Mystery", "Break Up the Chains" e a excelente "Till The End" trazem de volta a velocidade inerente do power metal.
Em resumo, "Overcoming Limits" é mais um disco daqueles para nos orgulhar de sermos brasileiros, peça indispensável para qualquer apreciador de um bom heavy metal, especialmente para os amantes do power metal.
Fica a expectativa para que o próximo álbum seja tão com quanto esse e pelo talento nos envolvidos, provavelmente será.
Formação:
Alírio Netto - voz
Nathan Grego - guitarra
Gabriel ‘T-Bone’ Soto - guitarra
Giovanni Sena - baixo
Pedro Senna - bateria
Age Of Artemis - Overcoming Limits
(2011 / MS Metal Records – nacional)
01. What Lies Behind...
02. Echoes Within
03. Mystery
04. Take Me Home
05. Truth In Your Eyes
06. Break Up The Chains
07. One Last Cry
08. You ll See
09. God, Kings And Fools
10. Till The End
Outras resenhas de Overcoming Limits - Age Of Artemis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
Bono relembra o álbum em que o U2 passou dos limites: "Viramos rock progressivo!"
Bill Kelliher diz que não sabia o que aconteceria com Brent Hinds fora do Mastodon
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"
Regis Tadeu aponta quem é o Frank Sinatra do heavy metal: "É Indiscutível"
A confusão de Roger Waters quando ele viu Jimi Hendrix pela primeira vez

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



