Tedeschi Trucks Band: Álbum completo e extremamente honesto

Resenha - Revelator - Tedeschi Trucks Band

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Com uma proposta um pouco diferente se comparada com a do Rock in Rio, o SWU mostrou em seus três dias de festival uma série de bandas novatas ou até mesmo pouco conhecidas do grande público. Embora não possa ser considerado um nome iniciante pelo retrospecto de seus músicos, a TEDESCHI TRUCKS BAND se apresentou no segundo dia do evento em Paulínia (SP) e deixou a nítida impressão de que possui qualidades, apesar de conduzir uma performance em meio a problemas técnicos ocasionados pela chuva. O primeiro disco da banda vem para provar justamente isso.
5000 acessosSlipknot: veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuais5000 acessosMustaine: "Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!"

O primeiro álbum do projeto capitaneado pela dupla Derek Trucks (guitarra) e Susan Tedeschi (vocal/guitarra) chega ao Brasil após ser bem recebido nos Estados Unidos ainda no primeiro semestre de 2011. O debut “Revelator” conquistou o reconhecimento do público e da conceituada revista Rolling Stone antes de receber o aval do público brasileiro no SWU. Com influências que passeiam pelo southern rock e pelo blues, a TEDESCHI TRUCKS BAND reconstrói aqui – em pouco mais de uma hora de música – a sonoridade folk norte-americana tipicamente de raiz negra. O trabalho da dupla principal se desenvolve com naturalidade, sobretudo pelo talento de Derek Trucks, de pouco mais de trinta anos. Ele é atualmente membro do conceituado THE ALLMAN BROTHERS BAND e sobrinho do baterista (e fundador do grupo) Butch Trucks. Do mesmo modo, Susan Tedeschi tem uma carreira solo consistente em mais de vinte anos dedicados à música.

Embora conte com uma série de referências musicais fincadas na década de sessenta e de setenta, o que existe em torno de “Revelator” mostra uma complexidade de arranjos muito consistente. O trabalho de Susan Tedeschi e Derek Trucks até pode despontar na linha de frente, mas o restante da banda, formada por Oteil Burbridge (baixo e também membro do THE ALLMAN BROTHERS BAND), Kofi Burbridge (teclado) e Tyler Greenwell (bateria) é acompanhado por um time de outros cinco integrantes que se revezam em vozes de apoio e instrumentos de sopro, como saxofone e trombone. O resultado não poderia ser mais convincente: “Revelator” é um disco homogêneo e rico em melodias – de muito bom gosto e cativantes na medida certa. Com a assinatura do conceituado produtor Jim Scott (STING e THE ROLLING STONES), o debut da TEDESCHI TRUCKS BAND é capaz de agradar de imediato todos que apreciam uma boa música.

O álbum “Revelator” abre de maneira excepcional. Por mais que conte com algumas características sonoras tipicamente comerciais, a faixa “Come See About Me” se destaca pelo feeling e pela performance do casal Derek Trucks e Susan Tedeschi. A cantora possui uma voz maravilhosa para o estilo do grupo e o guitarrista proporciona sempre um show à parte com solos vistosos e extremamente bem encaixados com a proposta mais alto astral da música da banda. Com um andamento mais arrastado e dramático, “Don’t Let Me Slide” e “Midnight in Harlem” despontam já no início do disco como as principais surpresas do debut da TEDESCHI TRUCKS BAND. O ambiente mais calmo construído pelo quinteto de Jacksonville (Flórida) é extremamente agradável e distinto daquilo que é referência atualmente no mundo do rock. Não há como não se envolver com “Revelator” do início ao fim.

O disco da TEDESCHI TRUCKS BAND possui referências que o aproximam do álbum “Memphis Blues” da cantora pop CYNDI LAUPER. Entretanto, o caráter exclusivamente autoral de “Revelator” é o que o torna especial se comparado com o surpreendente registro blues da cantora que se tornou famosa com o hit “Girls Just Want to Have Fun” nos anos oitenta. A prova disso pode ser encontrada na faixa “Bound for Glory” – que conta com show particular da cantora Susan Tedeschi. Por mais que não seja um disco agitado e recheado por faixas rock n’ roll, “Revelator” mostra um blues intenso, com muitas partes emotivas e construídas com dramaticidade. As cadenciadas “Until You Remember” e “These Walls” são as principais representantes dessa vertente e se destacam no repertório.

No entanto, a faixa alto astral “Learn How to Love” é que representa o verdadeiro ápice do disco. A cantora Susan Tedeschi conseguiu impor aqui uma performance visceral, praticamente no caminho oposto do que é encontrado de mais cadenciado em “Revelator”. Por conta dessa outra tendência, a proposta da TEDESCHI TRUCKS BAND comprova que possui fôlego para se estender sobre o southern rock com a mesma eficiência do blues que aparece no restante do material. O funk/groove da faixa “Love Was Something Else to Say” também corrobora com essa teoria.

De qualquer forma, “Revelator” pode ser apontado como um álbum completo e extremamente honesto. A proposta da TEDESCHI TRUCKS BAND esbanja qualidade – seja quando aposta na sonoridade mais crua do southern rock ou quando desenvolve as linhas mais trabalhadas e arrastadas do blues. O resultado final só não pode ser considerado surpreendente porque o casal Susan Tedeschi e Derek Trucks já comprovou toda a potência da sua criatividade no passado. Em um primeiro momento, “Revelator” pode ater ser um disco difícil, perfeito para ser apreciado em doses homeopáticas. Porém, quando a ficha cai, é praticamente impossível não se envolver com uma música tão bem feita e tão agradável. Não há dúvidas de que a TEDESCHI TRUCKS BAND é uma das grandes novidades de 2011.

Site: www.tedeschitrucksband.com

Track-list:

01. Come See About Me
02. Don’t Let Me Slide
03. Midnight in Harlem
04. Bound for Glory
05. Simple Things
06. Until You Remember
07. Ball and Chain
08. These Walls
09. Learn How to Love
10. Shrimp and Grits (Interlude)
11. Love Was Something Else to Say
12. Shelter

Nota: 9

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Revelator - Tedeschi Trucks Band

1296 acessosTedeschi Trucks Band: Um disco simplesmente brilhante855 acessosTedeschi Trucks: Blues, Soul e R&B em perfeita harmonia

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Tedeschi Trucks"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Tedeschi Trucks"

SlipknotSlipknot
Veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuais

MegadethMegadeth
"Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!"

Power MetalPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero

5000 acessosDavid Bowie: lendário cantor morre, aos 69 anos de idade5000 acessosAerosmith: Steven Tyler e três mulheres nuas no chuveiro5000 acessosThe Voice: candidato canta Slipknot e passa para a próxima fase5000 acessosBlue Cheer: "Hendrix nos odiava, Morrison era fã, Joplin não largava Paul!"5000 acessosAC/DC: Tem dificuldades para entender a letra de "Back In Black"?5000 acessosAlice In Chains: 10 coisas que você (com certeza) não sabia sobre Layne Staley

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online