AC/DC: DVD mostra show sensacional da turnê de 2009

Resenha - Live At River Plate - AC/DC

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Paulo Linhares Gonçalves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Vamos falar sobre este recente lançamento em DVD do AC/DC, Live At River Plate, show gravado na mesma turnê que passou aqui no Brasil no final de 2009, em São Paulo. O show foi gravado no estádio Monumental em Buenos Aires ("El Monumental de Nuñez", casa do River Plate e local da final da Copa de 1978, ganha pela Argentina na prorrogação), e foi exatamente o mesmo repertório e emoção envolvidos no show do Morumbi.
950 acessosMetallica: Lars queria ver Phil Rudd tocando Enter Sandman5000 acessosOzzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação

Bom, na verdade, tivemos três apresentações em Buenos Aires: nos dias 02, 04 e 06 de dezembro de 2009 (o show no Morumbi aconteceu numa sexta-feira, 27 de novembro). Os shows foram filmados por David Mallet, um antigo parceiro da banda, que já dirigiu diversos vídeos, desde os tempos de "Who Made Who" (David já trabalhou com diversas bandas, desde Rush, Rolling Stones e Pink Floyd até Queen + Paul Rodgers, U2 e Genesis). As filmagens utilizaram, segundo a Wikipedia, 32 câmeras de alta definição.

Primeiro, deixa eu falar do principal defeito que achei neste DVD: este recurso de dividir a tela em trechos do show, para mostrar duas ou mais cenas diferentes que acontecem no mesmo momento. Ele é usado bastante e me incomodou um pouco. Me lembrou a edição do primeiro filme do Hulk, do Ang Lee. Pro meu gosto pessoal, não me agradou mesmo. Mas não é um defeito que diminua a qualidade do lançamento, mas que incomoda quem não gosta, incomoda.

Agora, falemos do show em si. Quem foi no show do Morumbi sabe que este foi um show sensacional. A banda estava em uma forma afiadíssima e desferiu seus petardos de forma intensa, com uma receptividade incrível da platéia. O DVD mostra exatamente isso, achei até que a platéia argentina pareceu ainda mais ensandecida e empolgada que a platéia brasileira. O começo com aquela animação de Angus conduzindo uma locomotiva e duas garotas tentam pará-la já deixou o público animado. Conforme a locomotiva acaba literalmente entrando no palco, Angus Young também adentra e desfere os primeiros acordes de "Rock 'n' Roll Train", levantando todos e deixando todo o estádio empolgadíssimo. "Hell Ain't a Bad Place To Be" mantém o ritmo, mas a sequência que vem logo depois é que me deixou maravilhado no show e no DVD temos uma reação muito parecida dos argentinos: "Back In Black", "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", "Shot Down In Flames" e "Thunderstruck" destroem totalmente, passando por fases distintas mas todas arrasadoras.

O show tem aqueles momentos que encontramos em todos os DVDs ao vivo do AC/DC: o striptease de Angus em "The Jack"; o sino gigante que desce e é tocado por Brian em "Hell's Bells"; a boneca inflável gigante em "Whole Lotta Rosie"; e os canhões explodindo em "For Those About To Rock (We Salute You)". Momentos que os fãs deliram totalmente, e que caracterizam um show do AC/DC, na minha opinião, como único entre os das bandas de rock (e altamente copiado, vide Capital Inicial e outras bandas que usam os bonecos infláveis). Após a banda se despedir do palco, uma queima de fogos de artifício encerra em alto estilo este DVD que documenta a turnê mais bem sucedida da banda: segundo a Wikipedia, foram mais de 160 shows, quase 5 milhões de espectadores e arrecadação total de 441 milhões de dólares, a terceira maior turnê de toda a história, ficando atrás apenas da turnê dos Rolling Stones "A Bigger Bang Tour" e da turnê do U2 "360º Tour".

Temos dois extras neste DVD: um documentário de aproximadamente 25 minutos com os nove dias que a banda e sua equipe ficaram em Buenos Aires: a montagem do palco, esquema das câmeras para a filmagem; a idolatria dos diversos fãs pela banda (até brasileiros foram entrevistados), entrevistas com os roadies (alguns com a banda há muito tempo), achei muito legal. Uma parte do documentário que gostei e cito aqui: uma rádio argentina de rock fez um especial promocional para os 3 shows, e entrevista diversos fãs, entre eles um que batizou o filho com o nome do guitarrista Angus Young. Eles (pai e filho) acabam ganhando ingressos para um dos shows e se emocionaram. O outro extra do DVD é aquela animação muito bem bolada que foi usada como introdução em todos os shows.

O lançamento está sendo um sucesso completo. Segundo notícia do Whiplash.net, o DVD estreiou no topo das paradas em nada menos que 17 países, incluindo EUA, Inglaterra, Argentina, Chile e diversos países europeus. Este sucesso repete a estreia do disco "Black Ice", que conseguiu recuperar o topo das paradas para a banda, fato que não acontecia desde "For Those About To Rock". Rock rules!!

Eis o set list deste maravilhoso DVD:
1 - "Rock 'n' Roll Train"
2 - "Hell Ain't a Bad Place to Be"
3 - "Back in Black"
4 - "Big Jack"
5 - "Dirty Deeds Done Dirt Cheap"
6 - "Shot Down in Flames"
7 - "Thunderstruck"
8 - "Black Ice"
9 - "The Jack"
10 - "Hells Bells"
11 - "Shoot to Thrill"
12 - "War Machine"
13 - "Dog Eat Dog"
14 - "You Shook Me All Night Long"
15 - "T.N.T."
16 - "Whole Lotta Rosie"
17 - "Let There Be Rock"
18 - "Highway to Hell"
19 - "For Those About to Rock (We Salute You)"

Alguns vídeos deste lançamento:

Rock 'n' Roll Train (abertura do show)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Thunderstruck:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Dirty Deeds Done Dirt Cheap

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Acompanhe as novidades do blog Ripando a História do Rock pelo Twitter (@ripandohistrock) ou pela página no Facebook. Rock and Roll Ain't Noise Pollution!!

Links interessantes:
"Live at River Plate" estreia em #1 em 17 países
https://whiplash.net/materias/news_851/130649-acdc.html
"Live at River Plate" na Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Live_at_River_Plate
Black Ice World Tour na Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Ice_World_Tour
Site oficial do AC/DC
http://www.acdc.com/br/home
Blog Ripando a História do Rock
http://ripandohistoriarock.blogspot.com/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Live At River Plate - AC/DC

2848 acessosAC/DC: catarse coletiva e fanatismo quase religioso

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Phil RuddPhil Rudd
Por que ele se recusa a fazer solos de bateria

950 acessosMetallica: Lars queria ver Phil Rudd tocando Enter Sandman1494 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "AC/DC"

AC/DCAC/DC
O making of da clássica faixa "Highway To Hell"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Interpretando clássico do AC/DC em 1990

NoisecreepNoisecreep
As dez melhores canções de Metal (e Hard) dos 80s

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "AC/DC"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Madman dá conselhos sobre masturbação

MaquiagensMaquiagens
O fim da polêmica Kiss x Secos & Molhados

MetallicaMetallica
Jason explica o baixo apagado de And Justice For All

5000 acessosSepultura: O solo de Eloy que fez o RIR aplaudir o Gloria5000 acessosBruce Dickinson: ouça o alcance vocal do vocalista5000 acessosÁrvore Genealógica do Metal e do Rock5000 acessosMax Cavalera sobre o Sepultura: "O vocalista deles não estava lá no começo, né?"5000 acessosGrunge: as 10 melhores músicas do movimento5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984

Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online