AC/DC: DVD mostra show sensacional da turnê de 2009

Resenha - Live At River Plate - AC/DC

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por João Paulo Linhares Gonçalves
Enviar Correções  

8


Vamos falar sobre este recente lançamento em DVD do AC/DC, Live At River Plate, show gravado na mesma turnê que passou aqui no Brasil no final de 2009, em São Paulo. O show foi gravado no estádio Monumental em Buenos Aires ("El Monumental de Nuñez", casa do River Plate e local da final da Copa de 1978, ganha pela Argentina na prorrogação), e foi exatamente o mesmo repertório e emoção envolvidos no show do Morumbi.

AC/DC: astronautas estavam ouvindo "Back in Black" antes do lançamentoBatismo: Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bom, na verdade, tivemos três apresentações em Buenos Aires: nos dias 02, 04 e 06 de dezembro de 2009 (o show no Morumbi aconteceu numa sexta-feira, 27 de novembro). Os shows foram filmados por David Mallet, um antigo parceiro da banda, que já dirigiu diversos vídeos, desde os tempos de "Who Made Who" (David já trabalhou com diversas bandas, desde Rush, Rolling Stones e Pink Floyd até Queen + Paul Rodgers, U2 e Genesis). As filmagens utilizaram, segundo a Wikipedia, 32 câmeras de alta definição.

Primeiro, deixa eu falar do principal defeito que achei neste DVD: este recurso de dividir a tela em trechos do show, para mostrar duas ou mais cenas diferentes que acontecem no mesmo momento. Ele é usado bastante e me incomodou um pouco. Me lembrou a edição do primeiro filme do Hulk, do Ang Lee. Pro meu gosto pessoal, não me agradou mesmo. Mas não é um defeito que diminua a qualidade do lançamento, mas que incomoda quem não gosta, incomoda.

Agora, falemos do show em si. Quem foi no show do Morumbi sabe que este foi um show sensacional. A banda estava em uma forma afiadíssima e desferiu seus petardos de forma intensa, com uma receptividade incrível da platéia. O DVD mostra exatamente isso, achei até que a platéia argentina pareceu ainda mais ensandecida e empolgada que a platéia brasileira. O começo com aquela animação de Angus conduzindo uma locomotiva e duas garotas tentam pará-la já deixou o público animado. Conforme a locomotiva acaba literalmente entrando no palco, Angus Young também adentra e desfere os primeiros acordes de "Rock 'n' Roll Train", levantando todos e deixando todo o estádio empolgadíssimo. "Hell Ain't a Bad Place To Be" mantém o ritmo, mas a sequência que vem logo depois é que me deixou maravilhado no show e no DVD temos uma reação muito parecida dos argentinos: "Back In Black", "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", "Shot Down In Flames" e "Thunderstruck" destroem totalmente, passando por fases distintas mas todas arrasadoras.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O show tem aqueles momentos que encontramos em todos os DVDs ao vivo do AC/DC: o striptease de Angus em "The Jack"; o sino gigante que desce e é tocado por Brian em "Hell's Bells"; a boneca inflável gigante em "Whole Lotta Rosie"; e os canhões explodindo em "For Those About To Rock (We Salute You)". Momentos que os fãs deliram totalmente, e que caracterizam um show do AC/DC, na minha opinião, como único entre os das bandas de rock (e altamente copiado, vide Capital Inicial e outras bandas que usam os bonecos infláveis). Após a banda se despedir do palco, uma queima de fogos de artifício encerra em alto estilo este DVD que documenta a turnê mais bem sucedida da banda: segundo a Wikipedia, foram mais de 160 shows, quase 5 milhões de espectadores e arrecadação total de 441 milhões de dólares, a terceira maior turnê de toda a história, ficando atrás apenas da turnê dos Rolling Stones "A Bigger Bang Tour" e da turnê do U2 "360º Tour".

Temos dois extras neste DVD: um documentário de aproximadamente 25 minutos com os nove dias que a banda e sua equipe ficaram em Buenos Aires: a montagem do palco, esquema das câmeras para a filmagem; a idolatria dos diversos fãs pela banda (até brasileiros foram entrevistados), entrevistas com os roadies (alguns com a banda há muito tempo), achei muito legal. Uma parte do documentário que gostei e cito aqui: uma rádio argentina de rock fez um especial promocional para os 3 shows, e entrevista diversos fãs, entre eles um que batizou o filho com o nome do guitarrista Angus Young. Eles (pai e filho) acabam ganhando ingressos para um dos shows e se emocionaram. O outro extra do DVD é aquela animação muito bem bolada que foi usada como introdução em todos os shows.

O lançamento está sendo um sucesso completo. Segundo notícia do Whiplash.net, o DVD estreiou no topo das paradas em nada menos que 17 países, incluindo EUA, Inglaterra, Argentina, Chile e diversos países europeus. Este sucesso repete a estreia do disco "Black Ice", que conseguiu recuperar o topo das paradas para a banda, fato que não acontecia desde "For Those About To Rock". Rock rules!!

Eis o set list deste maravilhoso DVD:
1 - "Rock 'n' Roll Train"
2 - "Hell Ain't a Bad Place to Be"
3 - "Back in Black"
4 - "Big Jack"
5 - "Dirty Deeds Done Dirt Cheap"
6 - "Shot Down in Flames"
7 - "Thunderstruck"
8 - "Black Ice"
9 - "The Jack"
10 - "Hells Bells"
11 - "Shoot to Thrill"
12 - "War Machine"
13 - "Dog Eat Dog"
14 - "You Shook Me All Night Long"
15 - "T.N.T."
16 - "Whole Lotta Rosie"
17 - "Let There Be Rock"
18 - "Highway to Hell"
19 - "For Those About to Rock (We Salute You)"

Alguns vídeos deste lançamento:

Rock 'n' Roll Train (abertura do show)

Thunderstruck:

Dirty Deeds Done Dirt Cheap

Acompanhe as novidades do blog Ripando a História do Rock pelo Twitter (@ripandohistrock) ou pela página no Facebook. Rock and Roll Ain't Noise Pollution!!

Links interessantes:
"Live at River Plate" estreia em #1 em 17 países
https://whiplash.net/materias/news_851/130649-acdc.html
"Live at River Plate" na Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Live_at_River_Plate
Black Ice World Tour na Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Ice_World_Tour
Site oficial do AC/DC
http://www.acdc.com/br/home
Blog Ripando a História do Rock
http://ripandohistoriarock.blogspot.com/


Outras resenhas de Live At River Plate - AC/DC

Resenha - Live at River Plate - AC/DC



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


AC/DC: astronautas estavam ouvindo Back in Black antes do lançamentoAC/DC
Astronautas estavam ouvindo "Back in Black" antes do lançamento

AC/DC: Em vídeo, Brian Johnson pede desculpas por cancelamento do BonFestAC/DC
Em vídeo, Brian Johnson pede desculpas por cancelamento do BonFest

The Circle: banda de Sammy Hagar e Jason Bonham toca Whole Lotta Rosie, do AC/DCThe Circle
Banda de Sammy Hagar e Jason Bonham toca "Whole Lotta Rosie", do AC/DC

AC/DC: em momento de fofura, Phil Rudd entra em brincadeira da filha no Tik TokAC/DC
Em momento de fofura, Phil Rudd entra em brincadeira da filha no Tik Tok

Collectors Room: conheça a coleção de Marino Dias

Action Figures: Lista de 23 colecionáveis raros do rock e metalAction Figures
Lista de 23 colecionáveis raros do rock e metal

Coronavírus: AC/DC na varanda da casa na Itália por causa da quarentenaCoronavírus
AC/DC na varanda da casa na Itália por causa da quarentena

Angus Young: Anthrax deseja feliz aniversário ao guitarrista em suas redes sociaisAngus Young
Anthrax deseja feliz aniversário ao guitarrista em suas redes sociais

Guns N' Roses: perfil da banda nas redes deseja feliz aniversário a Angus YoungGuns N' Roses
Perfil da banda nas redes deseja feliz aniversário a Angus Young


Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70Heavy Metal
Os 11 melhores álbuns da década de 70

AC/DC: vocalista denuncia crueldade de reality-showsAC/DC
Vocalista denuncia crueldade de reality-shows


Batismo: Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e MetalBatismo
Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e Metal

Ramones - Perguntas e RespostasRamones - Perguntas e Respostas


Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline