Matérias Mais Lidas


Summer Breeze 2024
Bruce Dickinson

Massahara: Hard que pisa fundo na sonoridade setentista

Resenha - Massahara - Massahara

Por Ricardo Seelig
Postado em 24 de maio de 2011

Nota: 8 starstarstarstarstarstarstarstar

A sonoridade que deu origem ao hard e ao heavy metal até hoje fascina as pessoas. O que algumas bandas pioneiras fizeram no final dos anos 60 e início dos 70 – o chamado 'late 60s, early 70s' – ainda serve de referência para qualquer pessoa que se aventure pelo estilo e, mais do que isso, foi algo tão forte, inovador e intenso que continua conquistando novos admiradores a todo dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

O quarteto paulista Massahara bebe exatamente nessa fonte. O som apresentado pelos caras em seu debut é um hard contagiante e que pisa fundo na sonoridade setentista. A música de Fábio Gracia (vocal e guitarra), Ronaldo Rodrigues (teclados), Allan Ribeiro (baixo) e Renato Amorim (bateria) irá agradar em cheio quem curte um hard rock temperado com elementos psicodélicos e progressivos, e que segue a linhagem de nomes clássicos como Grand Funk Railroad, Mountain, Captain Beyond e, claro, os primeiros tempos do Black Sabbath.

O disco começa pegando o ouvinte pelo pescoço com a ótima "Contramão", com bons riffs de guitarra e um solo esperto de teclado. A coesão instrumental da banda salta aos ouvidos, deixando claro desde os primeiros segundos que estamos diante de um trabalho diferenciado. "Lugar ao Sol" tem um riff de guitarra funkeado que é puro James Gang, e mais uma vez um excelente solo do teclado de Ronaldo Rodrigues, feito sob medida para conquistar os órfãos de Jon Lord.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Um dos grandes momentos do álbum é "Cabeça Boa", uma ótima e multicolorida composição com diversas mudanças de andamento, e com um timbre de guitarra excelente.

As músicas apresentam um hard totalmente calcado na sonoridade dos anos 70, feito na medida para pegar a estrada. Todas as faixas possuem longas passagens instrumentais onde cada músico se reveza no protagonismo, característica que dá um clima de jam e um ar de liberdade ao play. Esse aspecto alcança o seu auge em "Já Nem Ligo Mais", com um solo de baixo que é puro Sabbath do primeiro disco.

"Mandacaru" une rock e baião sem maiores cerimônias, enquanto "Zóio D'Cobra" é outro grande momento, com um bem-vindo ar oriental cheio de mistério. O hard blues "Tudo o Que Eu Quero" e a excelente instrumental que dá nome à banda fecham o disco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

O Massahara demonstra excelente qualidade nesse seu primeiro álbum. Todas as oito faixas são muito bem construídas, com detalhes que fazem uma enorme diferença, como o uso inteligente do wah-wah e um absoluto bom gosto na hora de explorar o rico background da cada integrante para a construção de uma sonoridade repleta de identidade.

Destaque também para a bela capa do álbum, criada pelo vocalista e guitarrista Fábio Gracia.

Se você curte hard setentista, não pode deixar passar a estreia do Massahara!

Faixas:
1 Contramão 5:58
2 Lugar Ao Sol 5:14
3 Cabeça Boa 6:20
4 Já Nem Ligo Mais 8:45
5 Mandacarú 6:31
6 Zóio d' Cobra 5:08
7 Tudo o Que Eu Quero 5:30
8 Massahara 6:59

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Outras resenhas de Massahara - Massahara

Massahara: Verdadeira odisséia ao passado do Rock'n'Roll

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Jethro Tull
Stamp

Grave Digger: Ceifando a vida dos incrédulos da Terra Santa

Resenha - Aurora do Triunfo Herétiko - Sevo

Resenha - Black Bible - Judas Iscariotes

Resenha - Master Executor - Warfield

Resenha - Ocean - Holdark

Resenha - SupremeInstinctNumb - Malice Garden

Varathron: A hegemonia do caos

Resenha do álbum "Eu Sou a Derrota", da banda Sangue de Bode

Resenha - Gates Of Metal Fried Chicken Of Death - Massacration

Guns N' Roses: Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone

Dream Theater: Falling Into Infinity é um álbum injustiçado?

Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS