Beady Eye: Com aquele frescor que o Oasis foi perdendo
Resenha - Different Gear, Still Speeding - Beady Eye
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 19 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Liam Gallagher voltou, e com tudo! O ex-vocalista do Oasis coloca as cartas na mesa em "Different Gear, Still Speeding", disco de estreia de sua nova banda, o Beady Eye. Ao lado de Liam estão os brothers da última formação do Oasis Andy Bell (guitarra e baixo), Gem Archer (guitarra, baixo, piano e backing vocal) e Chris Sharrock (bateria).

O som do Beady Eye tem todo aquele frescor que o Oasis foi perdendo com o tempo devido aos excessos, à megalomania e às brigas infinitas entre Liam e seu irmão Noel Gallagher, guitarrista e principal compositor do finado grupo. As músicas são mais simples, com arranjos mais básicos, o que dá ao álbum uma energia inspiradora.
Produzido por Steve Lillywhite (U2, Morrissey, Rolling Stones, Talking Heads) e com todas as faixas compostas pelo trio Gallagher/Bell/Archer, "Different Gear, Still Speeding" tem uma sonoridade crua e despida de exageros. A ligação com os discos solo de John Lennon é evidente, mas o álbum não se resume a isso. Liam e seus comparsas souberam inserir com critério influências de grandes nomes da história do rock inglês no trabalho. Estão lá, é claro, os indefectíveis Beatles e Rolling Stones (inclusive há uma faixa com o título "Beatles and Stones"), mas acompanhados de outros ícones britânicos como The Who, Kinks e Small Faces.
O álbum abre com as guitarras nervosas de "Four Letter Word", uma paulada na orelha com ótimas linhas vocais de Liam Gallagher. "Millionaire" colocaria um sorriso na boca do jovem Steve Marriott, enquanto "The Roller" parece saída de algum álbum gravado por Lennon no início dos anos setenta. A autoexplicativa "Beatles and Stones" é um divertido rock básico com um tempero da década de cinquenta, com direito até a um pianinho dando o clima.
A melhor faixa de "Different Gear, Stil Speeding" vem a seguir. "Wind Up Dream" é um rock cheio de malícia calcado no experto riff de guitarra. Até uma harmônica pinta na jogada, junto com um sutil teclado espacial que dá um clima viajandão para a música. Pra colocar um sorriso de orelha a orelha !
A inocente e angelical "For Anyone" tem potencial de single e até palminhas em seu andamento. "Kill for a Dream" é uma balada apenas mediana que tenta emular o Oasis. A barulhenta e energética "Standing on the Edge of Noise" recoloca as coisas no lugar, enquanto a longa "Wigwam" soa um tanto desnecessária e repetitiva.
A aposta na simplicidade revela-se acertada mais uma vez em "Three Ring Circus". "The Beat Goes On" é uma balada bonitinha feita para pegar menininhas e bater ponto em trilhas sonoras de filmes. O disco fecha com a contemplativa "The Morning Son", com ecos discretos de "All Around the World".
"Different Gear, Still Speeding" recebeu uma acolhida muito positiva da crítica especializada. Simon Goddard, da Q Magazine, escreveu que trata-se da melhor gravação de Liam Gallagher desde "(What´s the Story) Morning Glory?" (1995). Ele não está errado. Liam está cantando absurdamente bem, e toda a banda dá um passo à frente assumindo o protagonismo, provando que pode seguir – e muito bem – sem Noel. "Different Gear, Still Speeding" é um excelente disco, melhor do que todo mundo esperava, e essa é uma grande notícia. Longa vida ao Beady Eye!
Faixas:
1 Four Letter Word
2 Millionaire
3 The Roller
4 Beatles and Stones
5 Wind Up Dream
6 Bring the Light
7 For Anyone
8 Kill for a Dream
9 Standing on the Edge of the Noise
10 Wigwam
11 Three Ring Circus
12 The Beat Goes On
13 The Morning Sun
Outras resenhas de Different Gear, Still Speeding - Beady Eye
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
Os melhores discos lançados em 2026, segundo a Metal Hammer, incluindo um brasileiro
Anneke van Giersbergen é a "heroína cult" de Floor Jansen
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos
A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80
O disco clássico do Metallica que Max Cavalera gostaria que fosse regravado


Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



