Matérias Mais Lidas


Summer Breeze 2024
Bruce Dickinson

Beady Eye: Liam ainda continua homenageando os Beatles

Resenha - Different Gear, Still Speeding - Beady Eye

Por Daniel Junior
Postado em 22 de março de 2011

Nota: 7 starstarstarstarstarstarstar

O maior cuidado de escrever reviews sobre lançamentos de bandas que já tiveram em sua formação outras bandas que se tornaram mega no cenário musical é a inevitável comparação. Aliás, ela é 90% da referência da critica musical porque em tese é mais fácil chegar a algumas conclusões através do método comparativo. O disco "Different Gear, Still Speeding", primeiro lançamento do Beady Eye (banda do ex-Oasis Liam Gallagher) é um convite aos termos "melhor", "pior" e "igual" para uma (boa) resenha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

A primeira faixa – "Four Letter Word" – lembra bastante as principais características do british rock: uma boa melodia, solo curto e aquela massa de guitarras onde pouco se identifica as partes de baixo. Bateria quase didática. Está lá para fazer o que sempre faz no estilo: marcar.

A faixa seguinte – "Millionaire" – de certa forma surpreende por ser, além de uma canção muito pop, ter uma abordagem diferente de tudo que foi feito até aqui na carreira de Liam. E isso não é negativo. "Millionaire" é uma canção para levantar festivais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Se quando você ouviu "The Roller" a primeira vez pensou na voz de John Lennon não foi o único. Daqui até o final do disco ele é homenageado. Parece até uma faixa escondida na carreira do ex-beatle. Talvez Lennon tivesse um certo orgulho pois a música é bem produzida e tem tudo aquilo que agrada "de cara" o fã de rock britânico: um refrão pegajoso e guitarras discretas, embora presentes.

"Beatles and Stones" na verdade tem uma pegada blues/rock e a letra vai pelo mesmo caminho. Sugere que alguém está voltando para sua terra natal (Inglaterra) e tudo o que quer é um pouco de música de sua região e porque não "Beatles and Stones". Há uma confusão de sons e confesso que a mixagem não me agradou. É uma faixa interessante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Em "Wind Up and Dream" temos uma música legitimamente "oasiana", quem sabe é uma sobra. Fica a constatação porque o disco da banda não demorou muito para sair: as canções tem o formato ideal para rádios e arenas e não apresentam arranjos muito elaborados. Isso não desqualifica "Different Gear, Still Speeding".

Em "Bring The Light" vemos um Liam mais alegre do que normalmente. As interferências de guitarra lembram um beatle, dessa vez, George Harrison e seu jeito econômico de pontuar as canções de sua banda. O timbre também pode ser uma referência. Atenção ao piano e aos vocais "americanos" que desenha toda a canção. Uma agradável surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

"For Anyone" é A CANÇÃO. Com singeleza rara no rock pop mundial, "For Anyone" lembra canções que se ouvia em um tempo que as músicas feitas há 20 anos ficavam. Em um tempo em que o rádio esqueceu um pouco o jabá e os DJs eram responsáveis pela escolha – quase aleatória – do que tocaria no rádio. Sem pressão. É simples mas não é tola.

"Kill for a Dream" traz a melhor intervenção de Liam na canção. O arranjo facilita a vida do cantor pois aponta para o ínterprete em diversas ocasiões. Uma das maiores características do Beady Eye é a justaposição com que trabalha as canções. As melodias obedecem um padrão estrofe – refrão – estrofe – refrão. Acaba atingindo em cheio um público (conservador) preterido há algum tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

"Standing on The Edge of Noise" tem aqueles vocais que parecem ecoar de um poço a 300 metros de profundidade. Eu não gosto, mas parece uma marca que Liam traz desde os seus tempos de Oasis. A música é bacaninha mas talvez seja a mais fraca de DGSS.

"Wigwam" lembra antigas canções de Cream, Jefferson Airplane e lógico The Beatles (as canções de Lennon). Um clima viajandão que lembra as últimas faixas dos discos do Oasis.

"Three Ring Circus" é uma outra canção com a "assinatura" de John Lennon. O ex-beatle ficaria orgulhoso de como tem um discípulo que segue seus passos de forma disciplinar. A maneira que Liam canta é tão referente ao músico de Liverpool que realmente fica IMPOSSÍVEL não pensar, principalmente, na carreira solo do músico assassinado no final do ano de 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

"The Beat Goes On" segue a mesma linha Beatles encontrada na fase "Rubber Soul/Revolver" mas deve se notar que é uma bela canção. A bateria abafada – que é também outra marca do british rock – aqui está bem Ringo, inclusive com viradas similares ao que o músico utilizava. Guitarras com distorção marcando as cabeças da nota e um teclado muito escondido. Um single em potencial.

O disco encerra com a bela "The Morning Son". Com suas modulações entre tons maiores e menores e uma boa cama de teclado, a faixa encerra o bom disco de estreia do Beady Eye, que pelo jeito, não vai largar o osso de homenagear os Beatles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

1. "Four Letter Word" 4:17
2. "Millionaire" 3:19
3. "The Roller" 3:34
4. "Beatles and Stones" 2:56
5. "Wind Up Dream" 3:27
6. "Bring the Light" 3:39
7. "For Anyone" 2:15
8. "Kill for a Dream" 4:39
9. "Standing On the Edge of the Noise" 2:52
10. "Wigwam" 6:39
11. "Three Ring Circus" 3:09
12. "The Beat Goes On" 4:45
13. "The Morning Son" 6:03

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Outras resenhas de Different Gear, Still Speeding - Beady Eye

Beady Eye: Com aquele frescor que o Oasis foi perdendo

Beady Eye: Estréia não empolga, e fica aquém do esperado...

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Jethro Tull
Stamp

Grave Digger: Ceifando a vida dos incrédulos da Terra Santa

Resenha - Aurora do Triunfo Herétiko - Sevo

Resenha - Black Bible - Judas Iscariotes

Resenha - Master Executor - Warfield

Resenha - Ocean - Holdark

Resenha - SupremeInstinctNumb - Malice Garden

Varathron: A hegemonia do caos

Resenha do álbum "Eu Sou a Derrota", da banda Sangue de Bode

Resenha - Gates Of Metal Fried Chicken Of Death - Massacration

Guns N' Roses: Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone

Dream Theater: Falling Into Infinity é um álbum injustiçado?

Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Daniel Junior

Daniel Junior era blogueiro do Diário do Pierrot e do site The Crow (especializado em cinema). Colaborava com o site Seriemaníacos (sobre séries de TV) e com o blog Minuto HM. Começou seu amor pelo rock por causa do Kiss e do Black Sabbath até conhecer outras bandas pelas quais nutriria paixão e admiração como Metallica, Rush, Dream Theater, Faith No More e tantas outras. Daniel faleceu em 2017 e definitivamente fará falta.
Mais matérias de Daniel Junior.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS