Vira-casacas: 4 bandas de hard rock oitentista que "viraram" grunge nos anos 90
Por André Garcia
Postado em 30 de junho de 2023
No começo dos anos 90, o grunge varreu o glam rock oitentista para baixo do tapete. Em um misto de desespero e oportunismo, algumas dessas bandas tentaram aderir ao som de Seattle.
Poucas guinadas estéticas e sonoras foram tão abruptas quanto a do hair metal para o grunge no começo dos anos 90. Em questão de poucos dias, músicos e produtores que viviam no luxo se viram sem trabalho. Quase que da noite para o dia, quem não soasse como Pearl Jam e Soundgarden era carta fora do baralho. O pomposo e exagerado hard rock oitentista se tornou maldito, e os nomes vinculados ao gênero se tornaram leprosos musicais.
Melhores e Maiores - Mais Listas
A Classic Rock relembrou quatro bandas de hard rock que foram ícones do glam nos anos 80, mas que na década seguinte viraram a casaca e lançaram um álbum grunge.
Winger
Um dos maiores representante do famigerado hair metal, o Winger além de sofrer com o domínio do grunge, sofreu também com as implacáveis gozações de Beavis & Butthead. Quando não era mais levada a sério por ninguém, a banda tentou soar grunge em 1993 com o álbum "Pull", mas não deu certo. Tanto que ela se separou no ano seguinte.
Mötley Crüe
Usando e abusando de maquiagem, hedonismo e laquê, o Mötley Crüe foi nos anos 80 a mais glam das bandas de hard rock dos Estados Unidos. Na década de 90, entretanto, após a saída do vocalista Vince Neil e a chegada de Nirvana e companhia no topo das paradas, a situação complicou. Com John Corabi no vocal, apelaram para o grunge sem sucesso com o álbum autointitulado de 1994 — que soava mais Alice In Chains do que como 'Dr. Feelgood'.
Def Leppard
Em seu auge, o Def Leppard fez um sucesso tão grande que chegou a eclipsar gigantes da new wave of british heavy metal, como Judas Priest e Iron Maiden. Em 1996, a banda decidiu buscar novos ares e embarcar em uma sonoridade moderna, com um pé no grunge, quando o gênero já estava saturado e em evidente declínio. Até hoje a banda ainda curte o álbum "Slang", mas muitos fãs preferem acreditar que aquilo não passou de um delírio coletivo.
Kiss
Em meados dos anos 70, o Kiss dominou o mundo e criou tendência com seu hard rock contagiante e sua infinidade de produtos. Na década seguinte, já sem máscara, eles mais tentaram seguir a tendência de nomes como Bon Jovi do que qualquer outra coisa. Nos anos 90, o oportunismo de Gene Simmons falhou ao embarcar no grunge no final da festa. Eclipsado pela reunião da formação original, "Carnival of Souls" (1997) foi engavetado por meses, mas acabou lançado na surdina, e se tornou um dos seus maiores fiascos da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps