FM: raízes no século passado mas com um saudável fresco

Resenha - Metropolis - FM

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Mesmo não atingindo o status dos grandes ícones, lá pelos meados da década de 1980 muitos dos amantes do AOR tinham no FM um dos mais respeitados nomes do Reino Unido. Na ativa desde 1984, a banda seguiu liberando uma série de discos consistentes até meados de 1996, onde a seqüência de lançamentos deu uma esfriada, com seus integrantes partindo para outros projetos. Mas já era tarde, pois o grupo já tinha conquistado o status de 'cult' em vários países do globo.

Pois bem, o período para recarregar as baterias se encerrou em 2007, quando o FM se apresentou na quarta edição do festival inglês Firefest e, depois de muito protelar, está liberando seu mais novo álbum de estúdio, "Metropolis", o décimo de sua discografia. E o núcleo fundador – Steve Overland (voz), Merv Goldsworthy (baixo) e Pete Jupp (bateria) – novamente apresenta aquele jeitão familiar e todo britânico de se tocar rock clássico, melódico e sempre elegante.

publicidade

Como não poderia deixar de ser, as raízes de "Metropolis" continuam firmemente enterradas no século passado, mas tudo possui um saudável frescor ao empregar uma produção moderníssima e polida à perfeição. E repertório apresenta um pouco de tudo, indo desde o inconfundível AOR exibido em "Over You", "Bring Back Yesterday" e "Who'll Stop The Rain", passando pelo blues de "The Extra Mile" e até uns lances mais Hard, como é o caso da abertura "Wildside", "Hollow" e "Flamingo Road", esta última bem influenciada pelo AC/DC e Bad Company.

publicidade

Com uma energia envolvente, é quase como se esses anos todos no limbo não tivessem existido... Ok, se a esquisitice da denominação 'FM' compreensivelmente não ajudar a conquistar o público que não possui intimidade com a banda, certamente sua música assume essa tarefa. Então, fica a recomendação ao caro leitor amante do Hard Rock e AOR em dar uma conferida em "Metropolis", que tanto oferece para se desfrutar. Certamente, o FM lançou um respeitável álbum nesta fase de sua carreira!

publicidade

Contato:
http://www.fmofficial.com
http://www.myspace.com/fmukrock

Formação:
Steve Overland - voz e guitarra
Jim Kirkpatrick - guitarra
Jem Davis - teclados
Merv Goldsworthy - baixo
Pete Jupp - bateria

FM – Metropolis
(2010 / AOR Heaven - importado)

publicidade

01. Wildside
02. Hollow
03. Unbreakable
04. Flamingo Road
05. Metropolis
06. Over You
07. Days Gone By
08. Bring Back Yesterday
09. I Ain't The One
10. Don't Need Nothing
11. The Extra Mile
12. Who'll Stop The Rain
13. Still The Fight Goes On




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Frases de bandas: o que eles realmente querem dizer?Frases de bandas
O que eles realmente querem dizer?

Metal: as bandas e sub-gêneros mais odiados pelos metalheadsMetal
As bandas e sub-gêneros mais odiados pelos metalheads


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin