FM: raízes no século passado mas com um saudável fresco
Resenha - Metropolis - FM
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de outubro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo não atingindo o status dos grandes ícones, lá pelos meados da década de 1980 muitos dos amantes do AOR tinham no FM um dos mais respeitados nomes do Reino Unido. Na ativa desde 1984, a banda seguiu liberando uma série de discos consistentes até meados de 1996, onde a seqüência de lançamentos deu uma esfriada, com seus integrantes partindo para outros projetos. Mas já era tarde, pois o grupo já tinha conquistado o status de 'cult' em vários países do globo.

Pois bem, o período para recarregar as baterias se encerrou em 2007, quando o FM se apresentou na quarta edição do festival inglês Firefest e, depois de muito protelar, está liberando seu mais novo álbum de estúdio, "Metropolis", o décimo de sua discografia. E o núcleo fundador – Steve Overland (voz), Merv Goldsworthy (baixo) e Pete Jupp (bateria) – novamente apresenta aquele jeitão familiar e todo britânico de se tocar rock clássico, melódico e sempre elegante.
Como não poderia deixar de ser, as raízes de "Metropolis" continuam firmemente enterradas no século passado, mas tudo possui um saudável frescor ao empregar uma produção moderníssima e polida à perfeição. E repertório apresenta um pouco de tudo, indo desde o inconfundível AOR exibido em "Over You", "Bring Back Yesterday" e "Who'll Stop The Rain", passando pelo blues de "The Extra Mile" e até uns lances mais Hard, como é o caso da abertura "Wildside", "Hollow" e "Flamingo Road", esta última bem influenciada pelo AC/DC e Bad Company.
Com uma energia envolvente, é quase como se esses anos todos no limbo não tivessem existido... Ok, se a esquisitice da denominação 'FM' compreensivelmente não ajudar a conquistar o público que não possui intimidade com a banda, certamente sua música assume essa tarefa. Então, fica a recomendação ao caro leitor amante do Hard Rock e AOR em dar uma conferida em "Metropolis", que tanto oferece para se desfrutar. Certamente, o FM lançou um respeitável álbum nesta fase de sua carreira!
Contato:
http://www.fmofficial.com
http://www.myspace.com/fmukrock
Formação:
Steve Overland - voz e guitarra
Jim Kirkpatrick - guitarra
Jem Davis - teclados
Merv Goldsworthy - baixo
Pete Jupp - bateria
FM – Metropolis
(2010 / AOR Heaven - importado)
01. Wildside
02. Hollow
03. Unbreakable
04. Flamingo Road
05. Metropolis
06. Over You
07. Days Gone By
08. Bring Back Yesterday
09. I Ain't The One
10. Don't Need Nothing
11. The Extra Mile
12. Who'll Stop The Rain
13. Still The Fight Goes On
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Baterista Pete Sandoval (Terrorizer, ex-Morbid Angel) revela diagnóstico de autismo
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson descreve motivo de sua saída da banda
Dave Grohl revela como foi seu primeiro dia após morte de Kurt Cobain
Jimmy Page: pediam "toca Raul" ao desleixado Jimmy Lama, morando na Bahia


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



