RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A única música do Metallica que todos os integrantes que passaram pela banda tocaram ao vivo

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Pierce The Veil
Comitiva

AC/DC: Um tesouro para fãs do bom rock n' roll

Resenha - Backtracks - AC/DC

Por Fernão Silveira
Postado em 03 de janeiro de 2010

Se você é admirador do bom rock n' roll, preste atenção. Se você é fã do AC/DC em especial, pare tudo agora. "Backtracks", novo box com dois CDs e um DVD (em sua versão simples), é o mais novo presente do quinteto australiano para quem quer enriquecer o acervo e conhecer mais sobre uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. Um verdadeiro "must have" para qualquer boa coleção roqueira.

AC/DC - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Poucas bandas têm tantos "tesouros escondidos" (leia-se: raridades, B-sides, versões em estúdio ou ao vivo registradas em singles lançados apenas em um ou outro país) quanto o AC/DC – talvez pela particularidade do mercado musical australiano e/ou pelo atraso natural para que algumas obras chegassem da Oceania ao resto do mundo nos anos 70 e 80. E essa é mais uma das riquezas da banda dos irmãos Angus e Malcolm Young.

O álbum 1 é dedicado às raridades de estúdio, reunindo faixas que não entraram na discografia oficial do AC/DC – foram apenas disponibilizadas em singles ou versões exclusivas para a Austrália ou Europa. Destaque para preciosidades como "Love Song", uma esquisita balada psicodélica de 1974, incluída no LP australiano de "High Voltage". "R.I.P. (Rock in Peace)", exclusividade do LP "Dirty Deeds Done Dirty Cheap" australiano, e "Carry Me Home", lado B do single local "Dog Eat Dog", mostram um AC/DC deliciosamente bluseiro, com Bon Scott rouco e praguejante ao microfone (no melhor de sua forma, portanto).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A era Brian Johnson começa a partir da faixa 8, com a eletrizante "Snake Eyes" (B-side do single australiano "Heatseeker"). A partir daí, o que se ouve no CD é um AC/DC mais familiar aos ouvidos, já com status consolidado de grande banda com prestígio internacional, sem toda a experimentação e excentricidade dos tempos de Bon Scott. "Big Gun", parte da trilha sonora do filme "O Último Grande Herói (Last Action Hero)", e a energética "Cyberspace" (um extra da época de "Stiff Upper Lip") são outras boas razões para aumentar o som do CD player.

O disco 2 apresenta raridades ao vivo do quinteto mais eletrizante do rock n' roll. O passeio pelas inigualáveis performances de palco começa com "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" durante o Sydney Festival de 30 de janeiro de 1977. O grande legado da banda com Bon Scott também pode ser conferido nas excelentes "Dog Eat Dog" (Apollo Theatre, Glasgow, 30 de abril 1978), "Live Wire" e "Shot Down In Flames" (ambas gravadas no show do mítico teatro Hammersmith Odeon, em Londres, no dia 2 de novembro de 1979). Eis uma excelente oportunidade para relembrar a potência do AC/DC em seus primeiros anos. (Parêntesis: Só acho que dava para encaixar mais algumas faixas com Bon Scott no track list).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Brian Johnson entra neste CD de forma emblemática, prestando tributo à história conforme ela ocorreu: ao som de "Back in Black", pinçada de uma performance em Landover (EUA) no dia 21 de dezembro de 1981 – mesmo show de onde saíram as ótimas "T.N.T." e "Let There Be Rock".

O show realizado na Joe Louis Arena, em Detroit (EUA), no ano de 1983, também está muito bem representado no disco: "Guns For Hire", "Rock And Roll Ain't Noise Pollution" (uma das minhas favoritas em todo o repertório do AC/DC, diga-se), "This House Is On Fire" e "You Shook Me All Night Long" mostram que aquela noite de 18 de novembro foi realmente especial. Destaques ainda para "Jailbreak", em versão de mais de 13 minutos, gravada em Dallas (EUA, 12 de outubro de 1985), e para a dupla "Highway To Hell" e "For Those About To Rock (We Salute You)", resgatadas da performance realizada em Moscou, no ano de 1991. A recente "Safe In New York City" (Phoenix, EUA, setembro de 2000) fecha esta grande compilação ao vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

O terceiro disco do box vem para complementar a série de DVDs "Family Jewels" – mais um parêntesis aqui: este é o apelido dado nos países de língua inglesa aos testículos do homem ("as jóias da família"), conforme me explicou um grande amigo americano. E é claro que este DVD "pega você pelas bolas", como diria o próprio AC/DC em seu estilo todo peculiar.

Mais uma vez, os registros antigos – especialmente com Bon Scott – são de longe os mais legais. Reunidos entre os bônus do DVD, os clipes promocionais de "Jailbreak", "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock n' Roll)" e "Highway to Hell" já valem o preço do box. Delicie-se, em especial, com o vídeo de "It's a Long Way...", gravado em 1976, numa praça pública (provavelmente na Austrália), com direito a orquestra de escoceses com saiotes e gaitas de fólio (e o próprio Bon Scott soprando uma) e o público assistindo a tudo com um misto de surpresa e admiração. Mas é claro que os outros vídeos também são memoráveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Da época de Brian Johnson, ainda entre os bônus, destacam-se "Guns for Hire" (com Angus em uma rara aparição sem o uniforme de colegial) e "You Shook Me All Night Long", num vídeo que ajudou a consagrar esta que é uma das músicas mais populares do AC/DC.

Os clipes mais recentes também são bem legais e valem o registro. "Cover You In Oil" (cheio de fetiche, com suas dançarinas gostosonas se lambuzando de óleo), "Big Gun" (abrilhantado pela participação especial de Arnold Schwarzenegger, astro do filme "O Último Grande Herói", que tem essa música como tema principal), "Stiff Upper Lip" (em que a banda aproveita o trânsito caótico de Nova York para promover um show grátis aos motoristas e pedestres) e "Hard As a Rock" (num manifesto bem-humorado da banda contra gravadoras opressoras) são as jóias da família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

E ainda há espaço para os making ofs dos clipes de "Hard As a Rock" e "Rock n' Roll Train", que além de serem excelentes treinos às suas habilidades na língua inglesa (Brian e Angus são praticamente incompreensíveis em suas entrevistas), mostram a descontração da banda e o respeito todo especial que eles nutrem por seus fãs – a gratidão dos caras pela participação do público no vídeo de "Hard As a Rock" traz a certeza de que você não cultua essa banda à toa.

Vale destacar que esta versão de "Backtracks" resenhada pelo Whiplash! é apenas o pacote simples, pois há uma versão full do box, contendo três CDs, dois DVDs e um LP recheados de raridades, além de peças de memorabília muito bacanas cobrindo toda a trajetória da banda (como uma daquelas notas de U$ 100 que choviam sobre o público nos shows da turnê do álbum "Razor's Edge", fotos, pôsteres, bottom, palheta de guitarra e um adesivo imitando a tatuagem de Bon Scott). Ah, tudo isso acondicionado numa caixa que funciona como amplificador de verdade – o tema da embalagem de "Backtracks" é um amp personalizado da banda. Interessou-se? Pois esta versão demanda um investimento de módicos U$ 437.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Mas não se preocupe, prezado(a) fã, pois a versão simples deste novo box (custando menos de U$ 30 na Amazon) já vale – e muito – a pena. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, pago em notas de U$ 100 com a efígie de Angus Young.

"Backtracks" – AC/DC

Disc 1 - Studio Rarities

1. Stick Around
2. Love Song
3. Fling Thing
4. R.I.P. (Rock In Peace)
5. Carry Me Home
6. Crabsody In Blue
7. Cold Hearted Man
8. Snake Eye
9. Borrowed Time
10. Down On The Borderline
11. Big Gun
12. Cyberspace

Disc 2 - Live Rarities

1. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (Sydney Festival, 30 Jan. 1977)
2. Dog Eat Dog (Apollo Theatre, Glasgow, 30 Apr. 1978)
3. Live Wire (Hammersmith Odeon, London, 2 Nov. 1979)
4. Shot Down In Flames (Hammersmith Odeon, London, 2 Nov. 1979)
5. Back In Black (Capital Center, Landover MD, 21 Dec. 1981)
6. T.N.T. (Capital Center, Landover MD, 20 Dec. 1981)
7. Let There Be Rock (Capital Center, Landover MD, 21 Dec. 1981)
8. Guns For Hire (Joe Louis Arena, Detroit MI, 18 Nov. 1983)
9. Rock And Roll Ain't Noise Pollution (Joe Louis Arena, Detroit MI, 18 Nov. 1983)
10. This House Is On Fire (Joe Louis Arena, Detroit MI, 18 Nov. 1983)
11. You Shook Me All Night Long (Joe Louis Arena, Detroit MI, 18 Nov. 1983)
12. Jailbreak (Dallas TX, 12 Oct. 1985)
13. Highway To Hell (Tushino Airfield, Moscow, 28 Sept. 1991)
14. For Those About To Rock (We Salute You) (Tushino Airfield, Moscow, 28 Sept. 1991)
15. Safe In New York City (Phoenix AZ, 13 Sept. 2000)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

DVD - Family Jewels - Disc 3

1. Big Gun
2. Hard As a Rock
3. Hail Caesar
4. Cover You In Oil
5. Stiff Upper Lip
6. Satellite Blues
7. Safe In New York City
8. Rock N'Roll Train
9. Anything Goes
Bonus videos
10. Jailbreak
11. It's a Long Way To the Top (If You Wanna Rock 'N' Roll)
12. Highway to Hell
13. You Shook Me All Night Long
14. Guns For Hire
15. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (live)
16. Highway To Hell (live)
Bonus Features
17. The Making of Hard As a Rock
18. The Making of Rock N' Roll Train

Gravadora: Albert Productions (Columbia) - importado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Fernão Silveira

Paulistano, são-paulino, nascido nos "loucos anos 70" (1979 ainda é década de 70, certo?) e jornalista. Sua profissão já o levou a cobrir momentos antológicos da história da humanidade, como o título paulista do São Caetano, a conquista da Copa do Brasil pelo Santo André, a visita de Paris Hilton a São Paulo e shows de bandas como Judas Priest, Whitesnake, W.A.S.P., Megadeth, Slayer, Scorpions, Slipknot, Sepultura e por aí vai. Ainda tem muito gás para o nobre ofício jornalístico, mas acha que não vai muito mais longe depois de ter entrevistado Blackie Lawless, Glenn Tipton, Rogério Ceni e, claro, Paris Hilton.
Mais matérias de Fernão Silveira.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS