Royal Hunt: classe que raras bandas não-européias têm

Resenha - Paradox II: Collision Course - Royal Hunt

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Mesmo tendo como entrave uma razoável troca de vocalistas durante sua carreira, é inegável que pela formação do Royal Hunt passaram ótimas vozes – inclusive algumas devidamente subestimadas – tanto que o conjunto liberou oito álbuns de estúdio muito atraentes e que, mesmo rachando as opiniões, conquistaram de forma merecida a respeitável base de fãs que possuem ao redor do planeta.

O tecladista Andre Andersen obviamente é a força motriz por trás de toda a inspiração do grupo, que agora chega com seu mais novo registro, "Paradox II: Collision Course". Este disco se destaca por dois motivos: além de ser uma continuação do memorável "Paradox", editado em 1997 (perceberam a ‘colisão’ entre as mais expressivas religiões do ocidente e oriente, tão bem representada logo na capa do CD?), este álbum também marca a estréia do quarto cantor de sua formação, Mark Boals, já conhecido por cantar em discos de Yngwie J. Malmsteen, Ring Of Fire e na ópera-rock Genius.

publicidade

E como soa "Paradox II"? Praticamente toda a essência do Royal Hunt está presente, mantendo aquela classe que raríssimas bandas não-européias têm as manhas de proporcionar ao ouvinte. O Heavy Metal, Hard Rock clássico, AOR e certa inclinação ao Progressivo sempre estiveram tão entrelaçados na sonoridade do conjunto que forjaram um estilo pomposo facilmente identificável e, por que não dizer, único, desde o início de sua trajetória.

publicidade

Para quem não possui intimidade com sua música, estas características talvez mostrem uma banda que seja por demais ambiciosa... Não se engane. Tudo flui de forma realmente especial e, apesar de alguns contrastes, nada fica fora de seu lugar. A atmosfera bombástica e algo dramática são complementadas perfeitamente por Boals, que exibe excelente forma, resultando em ótimas composições como "The First Rock", "Exit Wound", "The Clan", a majestosa "Tears Of The Sun" e "Hostile Breed".

publicidade

"Paradox II: Collision Course" também conta com a participação de outros vocalistas que somente vem a engrandecer ainda mais seu repertório: Doogie White (Rainbow, Yngwie Malmsteen), Ian Parry (Elegy, Consortium Project), Kenny Lubcke (Narita) e ninguém menos que Henrik Brockmann, que foi o primeiro cantor do próprio Royal Hunt. Fechando, alguns músicos adicionais acrescentando violino, violoncelo e flautas para aumentar a faceta épica do álbum. Um grande disco!

publicidade

Formação:
Mark Boals - voz
André Andersen - teclados
Marcus Jidell - guitarra
Per Schelander - baixo
Allan Sorensen - bateria

Royal Hunt - Paradox II: Collision Course
(2008 / Frontiers Records – importado)

01. Principles Of Paradox
02. The First Rock
03. Exit Wound
04. Divide And Reign
05. High Noon At The Battlefield
06. The Clan
07. Blood In Blood Out
08. Tears Of The Sun
09. Hostile Breed
10. Chaos A.C.

publicidade

Homepage: www.royalhunt.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Vocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o NoisecreepVocalistas
As vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep

Top 10: Álbuns conceituaisTop 10
Álbuns conceituais


Sabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda suecaSabaton
Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca

Whiplash.Net: Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do siteWhiplash.Net
Como enviar conteúdo ou se tornar um colaborador do site


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin