A música que nasceu para zoar canções cafonas e se tornou uma ótima balada triste e pesada
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de outubro de 2023
A banda Ghost, liderada pelo músico sueco Tobias Forge, é uma das maiores representantes da música pesada moderna. Em atividade desde a primeira década dos anos 2000, o grupo lançou excelentes músicas, que fazem a alegria de fãs espalhados pelo mundo. É o caso da power ballad "He Is".
Lançada em 2015, "He Is" é uma das faixas de "Meliora", terceiro disco de estúdio do Ghost. Segundo Tobias Forge, a música em questão foi criada para tirar um barato com a sua esposa, chamada Boel.
"Essas letras [de ‘He Is’] estavam, na verdade, em italiano. [...] Minha namorada na época, que agora é minha esposa, havia estudado na Itália. Ela gostava de muitas músicas italianas de mau gosto. Às vezes, ela traduzia as letras, o que era muito divertido. Nessas letras, há muita instigação para escapar do tédio e muita infidelidade. Então, escrevi uma música que deveria tirar sarro disso", disse o mentor do Ghost, durante participação no programa de rádio sueco Varvet. A transcrição da entrevista pode ser encontrada na Wikipedia.
A primeira versão da música tinha outro nome
Ainda de acordo com a entrevista acima citada, "He Is" tinha outro título: "Lei è", expressão em italiano que significa "Ela É" (em inglês, "She Is").
"Ela se chamava ‘Lei è’, que significa ‘She Is’. Foi uma brincadeira que fiz com Boel, um pastiche da música italiana cafona. A música ficou engarrafada por alguns anos. Depois que a piada acabou, eu realmente achei que a música ficou boa", declarou Tobias.
Morte de amigo fez "He Is" sair do papel
"He Is" foi escrita em 2007, mas foi lançada apenas em 2015. E um fato muito triste fez a banda gravar uma de suas músicas mais tocantes: o suicídio de Selim Lemouchi, líder da banda The Devil's Blood.
"Há vários graus de significado pessoal ali. Um deles é conhecido publicamente em nossos círculos de fãs, sobre Selim. Ele escolheu tirar a própria vida. Estávamos muito distantes geograficamente, mas sempre que nos encontrávamos, tínhamos algo. Nós nos divertíamos muito.
Com o falecimento de Selim, a letra veio e tudo fez sentido", declarou um dos integrantes do Ghost, em entrevista concedida ao site Loudwire, que foi transcrita por Martin Kielty, do grupo Louder. A entrevista pode ser vista a seguir.
No fim das contas, "He Is" se tornou um dos grandes hits do Ghost e é a nona música que o grupo mais tocou ao vivo. O vídeo dessa bela obra escrita por Tobias Forge pode ser assistido no Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps