Resenha - A Doorway to Summer - Moon Safari
Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Postado em 12 de maio de 2007
Pouquíssimas bandas novas que se aventuram ao gênero do Rock Progressivo atualmente conseguem fazer uma estréia tão marcante como o Moon Safari. A banda sueca lança em 2005 "A Doorway to Summer", um disco que com certeza ficará desde já como um dos melhores intentos do rock progressivo sinfônico já lançados na história.

Produzido por nada menos que Tomas Bodin do Flower Kings, o trabalho do grupo é conciso, extremamente bem elaborado e melodicamente maravilhoso de se ouvir. Uma verdadeira jóia rara em meio ao marasmo que cerca a música de tempos em tempos. A banda é praticamente uma orquestra de cinco indivíduos extremamente talentosos e que tem tudo para despontar entre as maiores revelações do prog atual, ao lado de gente como Neal Morse, Spock's Beard, Marillion, Tangent e outros mais.
A faixa introdutória de 11:35 minutos, "Doorway" dá o pontapé inicial para esse trunfo - início majestoso, lembrando a música folk inglesa e pitacos de Genesis. Sessão instrumental primorosa. Lá pelos 7:25 um coro vocal maravilhoso que lembra Gentle Giant. Letras que lembram muito o estilo do Yes. E final apoteótico, digno das melhores bandas de prog sinfônico. Muito semelhante ao som que Neal Morse pratica hoje em dia, mas com identidade.
A segunda, outra longa de 7:30 minutos, "Dance Across the Ocean", que pode ser conferida no site oficial, tem uma sonoridade tipicamente folk, com estilo bem semelhantes ao que Rick Wakeman pratica. Alguns pitacos de Spock's Beard e Gentle Giant no tempero. Coros, backings e passagens acústicas magistrais e um encerramento brilhante.
Uma belíssima introdução de piano seguida de violão marca o início da terceira e descomunalmente maravilhosa faixa "A Sun of Your Own", mais uma longa de 9:20 minutos, que ganhou um arranjo descomunalmente belíssimo. Os solos de moog também são inspiradíssimos e a música segue com um arranjo melódico impecável e um desfecho de arrancar lágrimas. Sem falar no trabalho de coros que é sensacional.
E assim chegamos no grande épico de 25 minutos 'tour-de-fource' do disco, com o belo título "We Spin the World". Marcado por uma introdução envolvendo flauta, piano e todas as nuances dos melhores épicos já produzidos por bandas magistrais como Genesis, Yes e Spock's Beard, o épico flui em uma cadência apaixonante, com pitadas e mais pitadas de Beatles aqui e acolá, uma homenagem central totalmente dedicada a eles lá pelos 11:10 minutos. Os solos e entradas do guitarrista Anthon Johansson sempre impecáveis e marcantes, e um final de fazer termos certeza de que gostaríamos de ouvir tudo novamente, simplesmente apoteótico, daqueles de receber um belo "bravo, bravíssimo" ao final da execução.
E pra fechar com chave de ouro, incessantes aplausos e a certeza de que encontramos mais uma grande jóia em meio as grandes bandas emergentes, a bela faixa final "Beyond the Door" de quase 7 minutos, fechando em grande estilo um álbum que já nasce clássico antes mesmo de terminar.
A banda em si é um show a parte em absolutamente todas as faixas, não devendo em nada para os mestres do gênero. Sua música é envolvente e apaixonante e estão tranquilamente entre os melhores instrumentistas que eu já presenciei, vide o show a parte de melodias bem escritas e um reaproveitamento e reavivamento da memória do rock progressivo e da boa música em geral, como não se vê faz um bom tempo. Letras poéticas e filosóficas ao longo das músicas misturados com a beleza sonora do álbum nos fazem viajar, como se tivéssemos ido à lua mesmo.
E ao final, temos mais que certeza que aquela lua impressa na capa em meio à paisagem irá daqui pra frente nos iluminar com seu brilho único e inestimável. Ao final do disco, ficamos sedentos por escutar tudo novamente enquanto esperamos em vigília, o segundo trabalho do grupo.
MOON SAFARI - A DOORWAY TO SUMMER (2005)
01. Doorway (11:36)
02. Dance across the Ocean (7:30)
03. A sun of your Own (9:19)
04. We spin the world (24:52)
05. Beyond the door (6:40)
FORMAÇÃO:
-Simon Åkesson (vocais, backs, hammond organ, melotron e moog)
-Petter Sandström (violão, vocais, backs e harmônica)
-Anthon Johansson (violão, guitarra, back vocal e percussão)
-Johan Westerlund (baixo, back vocal)
-Tobias Lundgren (bateria, percussão e back vocal)
LINKS:
-http://www.moonsafari.se
-http://www.progarchives.com/artist.asp?id=2124
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
A música que mistura Iron Maiden com AC/DC e se tornou um clássico dos anos 80
Quando Slash tentou entrar pro Kiss mas foi rejeitado por um motivo cruel
James Hetfield afirma que é "quase impossível" manter o ritmo do passado



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



