Space Odyssey: "mais do mesmo" de qualidade
Resenha - Astral Episode - Space Odyssey
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 22 de abril de 2007
Este segundo lançamento de Richard Andersson vem mostrar que o prog metal não precisa ser aspirante a vanguardista, afeito a experimentações gratuitas e nem buscar estruturas mirabolantes para que tenha qualidade.

Claro que é natural que a música progressiva, que abarca infindas e múltiplas possibilidades, ramifique-se em diversos sub-gêneros e tenha grupos tão díspares quanto Sleepy Time Gorilla Museum e Enchant. Bom para o público, que acaba tendo a possibilidade de escolher e degustar aquilo que mais lhe interessa.
Não espere surpresas aqui: Richard aposta na face mais tradicional do estilo. "Through Dreams And Reality" é a abertura ideal, trazendo todo o punch que se estenderá às outras faixas do álbum. A bateria veloz, mas não descoordenada de Andréas Brobjer, dá o plano de fundo ideal para o surpreendente trabalho de Magnus Nilsson na guitarra e baixo. Há a influência evidente da escola neo-clássica de Ritchie Blackmore, mais comedida e suingada que a verve de Malmsteen justamente por trazer todo o traquejo do rock sessentista, presente em alguns momentos de nítido estouro virtuosístico nesta bolacha. Não por coincidência, o vocalista Nils Patrick Johansson (Astral Doors) tem uma voz muito semelhante à de Ronnie James Dio, com linhas vocais quase chupadas do baixinho (ouça "Back To The Dark", por exemplo), ainda assim, isto não o desmerece, mas traz um aditivo interessante às harmonias mais plásticas e space rock do mentor Andersson.
A instrumental "Presence Of Mind" vem como sintoma evidente do descrito: prog mesclado a toques da música clássica, não deixando a velocidade atrapalhar a construção e execução das melodias, mas nos presenteando com passagens elaboradas que não ficam na mesmice.
O álbum é coeso e firme em sua qualidade. "Lord Of The Winds" e "Reversation" podem ser pinçadas como bons momentos, relacionando-se devidamente com as demais. Ao final, outra decisão acertada é a relativa curta duração do CD, evitando que o ouvinte se canse. Neste ponto, é bom lembrar que a limitação da época do vinil (onde cada disco só tinha espaço para 45 minutos), acabou sendo grandemente saudável para muitas bandas, que produziram obras perfeitas e irretocáveis. Com o advento do CD, o progressivo, desde muito, parece achar que tem a obrigação de utilizar os 80 minutos disponíveis. Erro grosseiro de muitas bandas, inclusive as maiores.
"Astral Episode" é o prog tradicional em sua forma pura, o "mais do mesmo" de qualidade, redondo e competente. Provando que bandas consideradas de segundo ou terceiro escalão no panteão europeu e estadunidense do estilo – onde se encontram dezenas e dezenas de grupos notáveis – podem produzir trabalhos tão bons quanto seus colegas mais famosos.
Site Oficial: www.anderssonmusic.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A única pessoa que poderia ter substituído John Lennon nos Beatles, segundo Noel Gallagher
"Quando Radiohead copia Beatles é genial; já o Oasis é plágio", diz Noel Gallagher
A hilária crítica de Roberto Frejat contra fala cheia de "pretensão" do Bon Jovi

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



