Resenha - Black Metal Warriors - Diecold
Por Gustavo Hermann
Postado em 09 de outubro de 2006
Projeto paralelo de Vorgrov, da banda húngara Marblebog; conhecendo o Marblebog, seria de se esperar atmosferas belas e melancólicas de uma das melhores bandas de ambient black metal da atualidade. Mas isso nada tem a ver com o Diecold... parece que entre uma e outra meditação solitária, Vorgrov se dedica ao álcool e a adorar Satã... ou pelo menos essa é a impressão que se pode ter com este CD, já que ele é total old-school black metal.

A atmosfera oitentista do Diecold vem pricipalmente da pegada thrash da bateria de Gelal (Tuman, Marblebog) e dos riffs simples e diretos das guitarras de Shadow (Dusk, Tuman). Não há letras no encarte do CD, mas elas parecem seguir os clichês satânicos dos anos 80, na linha do Venom e do Sarcófago, com títulos como "Hellcome", "Black Metal Warriors" (que dá nome ao trabalho) e "Armageddon."
Os gritos distantes, reverberados e dolorosos do Marblebog dão lugar a um vocal seco e contínuo no Diecold, como se o vocalista estivesse vomitando as letras depois de uma ingestão exagerada de vodka.
É um trabalho bastante divertido, perfeito para momentos que não combinam com um som lento e melancólico. O Diecold é de certa forma uma antítese do Marblebog: energético, divertido, descompromissado... feito para ser tocado alto em festas black metal.
O único fator comum entre o Diecold e o Marblebog é a qualidade das composições, já que ambos projetos oferecem ótimo material. O único ponto negativo é a qualidade da gravação, que na verdade longe de ser ruim, não sendo cristalina, adiciona mais uma característica do black metal oitentista à sonoridade da banda. Mas gostaria de poder ouvir o som mais alto e poder distinguir cada instrumento.
Se você não se leva tão a sério e consegue se divertir com uma proposta descompromissada como a oferecida pelo Diecold, este material é algo de que irá gostar.
As cinco faixas são de certa forma similares. Armaggedom se destaca; os solos de Shadow são muito bons nessa música e chegam a lembra a banda brasileira Negro Altar... total KVLT!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Down lança vídeo da música "The Myth", faixa de seu próximo disco
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos
Guitarrista fala sobre álbum ao vivo e música inédita do Type O Negative
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
Fernanda Lira conta que foi deixada para trás pela Crypta durante parada em posto de gasolina
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
As dez melhores bandas de heavy metal dos EUA, na opinião de Mateus Ribeiro


30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



