Resenha - Adam & Eve - Flower Kings
Por Thiago Sarkis
Postado em 19 de agosto de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ultimamente quando aparece um ‘novo’ projeto ou banda de rock progressivo, pode saber que tem algum membro dos Flower Kings envolvido. Além da qualidade, eles são muitos e estão em toda parte (que afirmação paranóide, não?). Veja só: Karmakanic, Kaipa, The Tangent, Time Requiem, Arena, Midnight Sun, TransAtlantic, , Space Odyssey, Pain Of Salvation, entre outros, já contaram ou ainda contam com os trabalhos de membros da banda sueca. Seguindo um histórico desses, não podemos esperar nada além do acima da média quando esses magos se reúnem.

"Adam & Eve" é o décimo segundo lançamento do grupo - se considerarmos os ao vivo e excluirmos as relíquias para fã clubes -, e eles ainda não decepcionaram ao longo dessa trajetória que alcança uma década.
‘Jams’ que exigem o máximo de cada integrante, ao modo Weather Report, climas bem cadenciados, rock ‘n’ roll setentista, influências de neo-prog, levadas ao estilo de Yes, e toques de música pop marcam presença novamente e garantem a alegria dos fãs.
Há uma série de perdas e ganhos, no entanto, se compararmos este CD a seus antecessores. Os vocais soam melhores que nunca, especialmente pelas participações de Daniel Gildenlöw, esteja ele atuando em duetos com Roine Stolt ou solo. Seu show particular no ‘rockão’ da faixa título e as incontáveis intervenções misteriosas e nebulosas de sua voz pagam o disco. Por outro lado, as inspirações de Pendragon e IQ não funcionam tão bem no instrumental desta vez, como acontecera em "Stardust We Are" (1997) e "Space Revolver" (2000). "Cosmic Circus" e "The Blade Of Cain", por exemplo, não soam mal, mas ficam à margem do normal, o que definitivamente é anormal tratando-se de The Flower Kings.
As atuações são irrepreensíveis, e é redundante afirmar isso com essa turma credenciada desse jeito. Porém, a técnica aprovada nem sempre reflete um entusiasmo criativo, e parece-me que faltou um pouco disso por aqui. Química ou concordância de objetivos talvez. Todavia, estes percalços comuns na vida de um conjunto só retêm parte do brilho. O restante reluz e muito, e falamos aí da épica "Drivers Seat", de "Vampires View", "Timelines", e também "Love Supreme", com seus quase vinte minutos de duração. Ou seja, 75% do álbum. Que continuem assim, normais às vezes, extraordinários na maioria do tempo.
Site Oficial – http://www.flowerkings.se
Roine Stolt (Vocais – Guitarras – Violões)
Hasse Fröberg (Vocais)
Daniel Gildenlöw (Vocais)
Tomas Bodin (Teclados)
Jonas Reingold (Baixo)
Hasse Bruniusson (Percussão)
Zoltan Csorsz (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A música criada em menos de meia hora que virou clássico do metal, mesmo sendo "muito pop"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
Roger sobre cenário dos anos 80: "Antes era todo mundo se ajudando, depois virou competição"
O álbum do Soundgarden que inspirou a criação de "Enter Sandman", do Metallica
Black Sabbath: avó de Iommi era brasileira e pais eram católicos

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



