Resenha - Adam & Eve - Flower Kings
Por Thiago Sarkis
Postado em 19 de agosto de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ultimamente quando aparece um ‘novo’ projeto ou banda de rock progressivo, pode saber que tem algum membro dos Flower Kings envolvido. Além da qualidade, eles são muitos e estão em toda parte (que afirmação paranóide, não?). Veja só: Karmakanic, Kaipa, The Tangent, Time Requiem, Arena, Midnight Sun, TransAtlantic, , Space Odyssey, Pain Of Salvation, entre outros, já contaram ou ainda contam com os trabalhos de membros da banda sueca. Seguindo um histórico desses, não podemos esperar nada além do acima da média quando esses magos se reúnem.

"Adam & Eve" é o décimo segundo lançamento do grupo - se considerarmos os ao vivo e excluirmos as relíquias para fã clubes -, e eles ainda não decepcionaram ao longo dessa trajetória que alcança uma década.
‘Jams’ que exigem o máximo de cada integrante, ao modo Weather Report, climas bem cadenciados, rock ‘n’ roll setentista, influências de neo-prog, levadas ao estilo de Yes, e toques de música pop marcam presença novamente e garantem a alegria dos fãs.
Há uma série de perdas e ganhos, no entanto, se compararmos este CD a seus antecessores. Os vocais soam melhores que nunca, especialmente pelas participações de Daniel Gildenlöw, esteja ele atuando em duetos com Roine Stolt ou solo. Seu show particular no ‘rockão’ da faixa título e as incontáveis intervenções misteriosas e nebulosas de sua voz pagam o disco. Por outro lado, as inspirações de Pendragon e IQ não funcionam tão bem no instrumental desta vez, como acontecera em "Stardust We Are" (1997) e "Space Revolver" (2000). "Cosmic Circus" e "The Blade Of Cain", por exemplo, não soam mal, mas ficam à margem do normal, o que definitivamente é anormal tratando-se de The Flower Kings.
As atuações são irrepreensíveis, e é redundante afirmar isso com essa turma credenciada desse jeito. Porém, a técnica aprovada nem sempre reflete um entusiasmo criativo, e parece-me que faltou um pouco disso por aqui. Química ou concordância de objetivos talvez. Todavia, estes percalços comuns na vida de um conjunto só retêm parte do brilho. O restante reluz e muito, e falamos aí da épica "Drivers Seat", de "Vampires View", "Timelines", e também "Love Supreme", com seus quase vinte minutos de duração. Ou seja, 75% do álbum. Que continuem assim, normais às vezes, extraordinários na maioria do tempo.
Site Oficial – http://www.flowerkings.se
Roine Stolt (Vocais – Guitarras – Violões)
Hasse Fröberg (Vocais)
Daniel Gildenlöw (Vocais)
Tomas Bodin (Teclados)
Jonas Reingold (Baixo)
Hasse Bruniusson (Percussão)
Zoltan Csorsz (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Tony Iommi trabalha com "grande cantor sueco" em álbum solo
A banda que Robert Plant disse ter desperdiçado o próprio potencial
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
Garotos Podres - A banda punk que brigou feio porque um era de esquerda e outro de direita
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
A atriz e cantora de rock brasileira que peitou gravadora e não se vendeu
Três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não suporta; "Só delírio sem direcionamento"
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



